A sensação de ouvido tampado ou abafado é muito comum, mesmo em situações em que ele está normal e saudável. Ao entrar num avião, sair da piscina ou sofrer com um resfriado, por exemplo, é possível que o ouvido fique nesse estado.
Na maioria das vezes, isso não deve ser motivo de preocupação com a saúde do ouvido. Isso porque são cenários que surgem como reação momentânea do corpo, mas desaparecem em poucos instantes.
No entanto, infecções na região ou acúmulo de cera de ouvido também são problemas que provocam sensações parecidas, incluindo quadros de dor de ouvido.
Ouvido tampado e diferença de pressão
O ouvido tampado provoca uma sensação de que a audição está abafada, com algo bloqueando a região e capacidade auditiva. O efeito é resultado da diferença de pressão entre a parte média do canal auditivo e a parte externa da orelha.
Geralmente, isso ocorro quando há alguma obstrução da trompa de Eustáquio, parte do ouvido que conecta a parte parte posterior do nariz ao ouvido médio. Dessa maneira, o corpo é capaz de proteger, ventilar e drenar o ouvido médio quando necessário.
É por isso, por exemplo, que situações de decolagem e pouso de avião, viagem para serra ou entrada em alta velocidade em um túnel provocam a sensação. Uma vez que existem mudanças bruscas de pressão nesses cenários, formam-se pequenas bolsas de ar nas vias do ouvido.
Outras causas para ouvido tampado
Água no ouvido
Logo após o mergulho no mar ou na piscina, ou mesmo depois do banho, o ouvido pode ficar tampado pela entrada de água no local. Quando essa água acumulada não é retirada, pode deixar o ouvido abafado, além de aumentar o risco de infecções.
Resfriados
Os canais auditivos e respiratórios do corpo são conectados por algumas vias, ou seja, condições de respiração também podem provocar alterações na audição. No caso dos resfriados, o ouvido pode ficar tampado pelo acumulo de secreções, o que impede a circulação de ar nos canais de audição e provoca alteração de pressão no órgão.
Labirintite
Os casos de ouvido tampado em pacientes com labirintite são menos comuns, mas podem ocorrer juntamente com quadros de tontura intensa. Além da sensação de abafado, também pode haver a percepção de um zumbido ou perda temporária da audição durante as crises.
Infecção no ouvido
Alguns casos de infecção no ouvido, ou otite, também podem provocar a sensação de ouvido tampado. Nessas situações, a inflamação do canal auditivo dificulta a passagem de som, criando a sensação de entupimento e abafamento que afeta a audição.
Colesteatoma
Ainda que seja um problema menos comum no ouvido, o colesteatoma pode surgir em pacientes com infecções recorrentes. Isso porque o canal auditivo desenvolve um crescimento anormal de pele, o que gera cistos que impedem a passagem do som e do ar, provocando o incômodo.
Bruxismo
O ouvido tampado também pode ser percebido por pacientes que sofrem com bruxismo. As movimentações frequentes e involuntárias da mandíbula podem acabar gerando alterações de percepção da audição, como a sensação de ouvido entupido.
Soluções para acabar com o ouvido tampado
Em casos em que o ouvido tampado é resultado de uma outra condição de saúde ou infecção, é preciso tratar o problema para tentar se livrar da sensação. No entanto, em situações mais casuais, existem algumas dicas eficazes.
Bocejar, por exemplo, ajuda o ar a se movimentar dentro dos canais de audição, o que equilibra a pressão local. Dessa maneira, a sensação diminui e o ouvido recupera a audição normal.
Da mesma maneira, o movimentos como mascar chiclete ou beber água também ajuda a regular a pressão. Uma vez que os hábitos ajudam a movimentar os músculos da face, corrige os desníveis e elimina as diferenças de pressão.
Por outro lado, segurar o ar também é uma boa técnica. Logo após inspirar profundamente, o indivíduo pode tapar o nariz com as mãos e fazer força para soltar o ar.
Ouvido tampado por acúmulo de cera
Quando não acontece por diferença de pressão, o ouvido tampado geralmente está sofrendo com acúmulo de cera. Apesar da substância ser natural e responsável pela higiene do ouvido, quando ocorre em excesso pode gerar dificuldades de audição.
Diferente da crença popular, utilizar cotonetes no ouvido pressiona ainda mais a sujeira para dentro, promovendo o acúmulo.
Para remover a sujeira em excesso, é preciso procurar um otorrinolaringologista. Isso porque tentar fazer a limpeza de forma caseira pode complicar ainda mais a situação, gerando o risco de infecções.
Dependendo do caso, o médico irá fazer a limpeza no momento da consulta ou receitar remédios que ajudam a limpar o canal auditivo.
Fontes: Microsom, Menthel, Tua Saúde, Tua Saúde
Imagens: Tua Saúde, Medical News Today, Comunicare, Odonto Company, Calm Clinic, ENT, CDC. healthline, Medical News Today, GlatzGroup