Curiosidades

Conheça as 10 pedras preciosas mais caras do mundo

As pedras preciosas possuem uma variedade de cores, tamanhos, texturas e podem ser encontradas em todo o mundo; conheça as mais valiosas aqui.

Em suma, a pedra preciosa mais cara do mundo é a Jadeite. De cor esverdeada, a joia custa cerca de 3 milhões de dólares. Uma pedra preciosa é uma peça rara de substância mineral que, em forma polida e cortada, é usada para criar joias ou outros adornos decorativos.

Ela é geralmente designada por uma letra que representa algum tipo de característica única da pedra, como cor, clareza, quilates (medida usada para mensurar a pureza do ouro ou outras joias), corte ou transparência.

No entanto, algumas pedras e às vezes até certos materiais naturais são usados ​​para bijuterias e, portanto, também são classificadas como gemas. As pedras preciosas podem ter várias formas, incluindo redonda, quadrada, oval, entre outras. Além disso, também podem vir em diversas cores.

As pedras preciosas vêm em uma ampla variedade de preços, dependendo de sua qualidade, raridade e aparência. Veja as mais caras do mundo abaixo.

Continua após a publicidade

10 pedras preciosas mais caras do mundo

1. Jadeite (3.000.000 dólares por quilate)

A Jadeite é um mineral do grupo dos silicatos, que cristaliza de forma monoclínica. É um piroxênio branco-esverdeado translúcido com textura fibrosa. Além disso, é possível encontrá-la principalmente em lugares como Birmânia, Tibete e algumas partes da China; também existem algumas fontes na Guatemala.

Atualmente, a variedade mais valorizada dessa pedra preciosa recebe o nome de Jade Imperial Green, que se caracteriza por possuir uma incrível cor verde esmeralda e alto nível de translucidez. Portanto, é sem dúvida uma das gemas mais valiosas do mundo, estabelecendo um custo aproximado de $ 3.000.000 de dólares por quilate.

2. Diamante Vermelho (2.500.000 dólares por quilate)

Continua após a publicidade

O diamante vermelho também é uma das pedras preciosas mais caras do mundo com um preço que ultrapassa dois milhões de dólares por quilate.

A razão para esses preços exorbitantes é que existem apenas 30 diamantes vermelhos no mundo, e a maioria deles pesa menos de meio quilate. Aliás, em 2011, o famoso diamante vermelho Moussaieff foi vendido por 8 milhões de dólares e é o maior diamante vermelho do mundo.

3. Serendibite (1.800.000 dólares por quilate)

Conheça as 10 pedras preciosas mais caras do mundo

Esta é uma pedra preciosa muito rara de se ver e cuja origem se situa no Sri Lanka desde 1902. Aliás, sua cor principal é o preto, embora às vezes pareça azulado.

Continua após a publicidade

É composto de cálcio, magnésio, alumínio, silício, boro e oxigênio. Com efeito, o valor desta joia classificada como “rara” pode chegar em torno de US$ 1.800.000 por quilate.

4. Garnet Azul (1.500.000 dólares por quilate)

Essa pedra preciosa costuma ser frequentemente vista na cor vermelha, embora tenha uma variedade de cores de acordo com o tipo. Desse modo, é a pedra preciosa mais próxima de um rubi.

Essas pedras podem ser encontradas em diferentes locais ao redor do mundo. Dependendo de suas espécies, as minas estão localizadas em lugares como o Quênia e a Tanzânia, na Rússia, Índia e Sri Lanka.

Continua após a publicidade

5. Painite (60.000 dólares por quilate)

Conheça as 10 pedras preciosas mais caras do mundo

O Guinness Livro dos Recordes nomeou a Painite o mineral mais raro do mundo. Foi descoberto na Birmânia em 1951 pelo gemólogo britânico Arthur Charles Davy Pain.

Nos últimos anos, Myanmar começou a produzir Painite a partir de algumas minas, apesar disso existem apenas cerca de 1.000 gemas e a maioria delas custa em torno de 60.000 dólares por quilate.

6. Grandidierite (50.000 dólares por quilate)

Continua após a publicidade

A grandidierita é uma joia bastante extravagante que pode render até US$ 50.000 por quilate. Esta pedra foi descoberta pela primeira vez em Madagascar em 1902. Geralmente é encontrada como um mineral acessório em rochas ricas em boro com uma tonalidade verde-azulada.

7. Musgravite (35.000 dólares por quilate)

Conheça as 10 pedras preciosas mais caras do mundo

Esta pedra também é uma das mais caras do mundo. Em suma, ela foi descoberta em 1967 por ser um mineral das montanhas Musgrave (Austrália), deram-lhe o nome de Musgravite. Assim, esta gema é uma das mais raras, cujo valor pode chegar a 35.000 dólares por quilate.

8. Esmeralda Red Beryl (10.000 dólares por quilate)

Continua após a publicidade

Também conhecido como Bixbite, esmeralda vermelha ou esmeralda escarlate, é uma variedade rara de berilo. Obtém sua cor vermelha a partir de vestígios de manganês. A Red Beryl, foi descoberta em Utah, EUA e recebeu o nome de Maynard Bixby.

Portanto, é uma das gemas mais desejadas devido à sua bela cor e raridade. A Red Beryl mais valiosa teria uma cor rosa-framboesa a vermelho-arroxeado.

9. Opala Preto (2.355 dólares por quilate)

Conheça as 10 pedras preciosas mais caras do mundo

A descoberta inicial de opala negra ocorreu na década de 1880 em Lightning Ridge, na Austrália. Seu valor tornou-se conhecido depois que Charlie Nettleton vendeu a primeira parcela de opala negra em 1903.

Continua após a publicidade

Com efeito, apesar da maioria das opalas serem brancas, as pedras mais valiosas desse tipo são de cor mais escura e têm inclusões mais brilhantes.

10. Jeremejevite (2.000 dólares por quilate)

Conheça as 10 pedras preciosas mais caras do mundo

Por fim, este é um mineral de borato que combina alumínio com flúor e hidróxido associado. Foi vista pela primeira vez nas montanhas Adun-Chilon na Sibéria, precisamente no ano de 1883.

Caracteriza-se por ter uma dureza semelhante à do quartzo, sendo ideal para a confecção de joias. Seu valor é de aproximadamente $ 2.000 dólares por quilate.

Continua após a publicidade

Fontes: Knoow, Shop dos Cristais

Leia também:

50 nomes e significados de pedras preciosas

Pedras preciosas, o que são? Características, tipos e propriedades

Continua após a publicidade

Qual é o perfume mais caro do mundo?

Objetos mais caros do mundo: quais são e os valores

Ovos de Páscoa mais caros do mundo: doces passam dos milhões

8 dos presentes mais caros já dados ao redor do mundo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você