Curiosidades

As 10 pedras preciosas mais bonitas e caras do mundo

Muitas pedras preciosas fizeram a cabeça de reis e rainhas durante a história da humanidade, e hoje possuem um valor inestimável. Conheça quais são as mais valiosas do mundo

Pedras preciosas não possuem apenas valores simbólicos como também valem grandes cifras. Desse modo, a relação desses artefatos com os homens é antiga, e realmente profunda. Devido a sua beleza e grande singularidade (ou seja, raridade), elas tornarem-se objeto de desejo dos homens desde os primórdios da sociedade.

Reis e rainhas de grandes impérios possuíram pedras preciosas como objetos de ornamento físico ou até mesmo como poderosos amuletos da sorte. Assim, desde então, elas valem um preço quase impossível de se pagar pela maioria das pessoas. Em outras palavras, para ter uma pedra preciosa é necessário uma quantidade absurda de dinheiro atualmente.

Em suma, o que torna uma pedra preciosa pode variar, mas se enquadra dentro de alguns preceitos básicos como tamanho, qualidade, bem como raridade, demanda no mercado e até mesmo pela sua história. Você sabe quais são as maiores atualmente? O Segredos do Mundo te conta agora mesmo.

Pedras preciosas mais valiosas do mundo

1 – Virgin Rainbow Opal – Opala

Quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo [Top 10]

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar temos este opala que custa cerca de 1 milhão do dólares, ou seja, 3,2 milhões de reais. Aliás, seu grande diferencial para outros opalas é que brilha no escuro. Ademais, ele possui um arco-íris de cores que o torna verdadeiramente único, e portanto, valioso.

2 – Hope Spinel – Espinela

Quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo [Top 10]

Continua após a publicidade

Essa pedra preciosa vale cerca de 1,4 milhão de dólares, ou 4,5 milhões de reais. A espinela em questão possui 50.13 quilates. O Hope Spinel é uma joia de cor rara, vendido em 2015 por 1,47 milhão de dólares.

Aliás, essa pedra faz parte da Coleção Hope assim como o famoso diamante Hope, um diamante azul de 45,5 quilates, advindo do Tajiquistão.

Continua após a publicidade

3 – Esmeralda Rockefeller – Esmeralda

Essa esmeralda custa 5,5 milhões de dólares, ou 17,9 milhões de reais. Ela possui 18,04 quilates é atualmente é a mais cara por quilate da sua categoria. Inicialmente, John D. Rockefeller comprou essa esmeralda colombiana, ainda não tratada, para sua esposa na década de 1930. Em junho de 2017, Harry Winston comprou a joia.

4 – Moussaieff – Diamante vermelho

Quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo [Top 10]

Essa joia custa aproximadamente 8 milhões de dólares, ou 26 milhões de reais. Ela possui 5.11 quilates, sendo o maior diamante vermelho classificado pelo Instituto Gemológico da América.

Continua após a publicidade

Os diamantes vermelhos são notoriamente raros, sendo que apenas cerca de 20 diamantes vermelhos “verdadeiros” já foram descobertos. E isso já é motivo suficiente para ele integrar o hall das pedras preciosas mais valiosas que existem, não acha?

O da foto, Moussaieff, foi encontrado no Brasil. Ele foi vendido por cerca de 8 milhões de dólares no início dos anos 2000.

5 – Graff Vivid Yellow – Diamante amarelo

O diamante amarelo custa cerca de 16.3 milhões de dólares, ou 53,1 milhões de reais. Ele pesa cerca de 100 quilates e foi vendido por mais de 16 milhões de dólares em 2014.

Continua após a publicidade

Com essa venda, o Graff Vivid Yellow marcou um novo recorde mundial de diamante amarelo mais caro vendido em leilão.

6 – Blue Belle da Asia – Safira

Quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo [Top 10]

Essa safira em especial está avaliada em 17,3 milhões de dólares, ou 56,3 milhões de reais. Possuindo 392,52 quilates, a safira Blue Belle da Asia foi vendida por 17,3 milhões de dólares em Genebra, em 2014. Aliás, ela foi descoberta no Sri Lanka em 1926, e atualmente é a safira mais cara do mundo.

7 – Sunrise Ruby – Rubi

Continua após a publicidade

Esse rubi vale cerca de 30,42 milhões de dólares, ou 99,1 milhões de reais e, com certeza, está entre as pedras preciosas de mais valor.

Pesando 25.59 quilates, o rubi birmanês Sunrise Ruby estabeleceu um novo recorde mundial em 2015, quando foi vendido por 30,42 milhões de dólares.

Portanto, ele é o rubi mais caro do mundo. Além disso, ele também se destaca pelo seu tom de vermelho “pigeon blood”, ou sangue de pombo.

8 – Orange – Diamante laranja

Quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo [Top 10]

Continua após a publicidade

Outra das pedras preciosas mais caras do mundo é esse diamante que pode custar até 5,5 milhões de dólares, ou 115.6 milhões de reais. Desse modo, ele é o mais caro diamante laranja do mundo, com 14.82 quilates.

Sua última venda chegou a mais de 30 milhões de dólares em 2013. Eles são extremamente raros, pois a maioria dos diamantes laranjas também exibem uma cor secundária.

9 – Oppenheimer – Diamante azul

Esse diamante custa 57,5 milhões de dólares, ou seja, 187.3 milhões de reais. Desse modo, ele possui 14.62 quilates, sendo o maior diamante azul já vendido em leilão.

Continua após a publicidade

Com efeito, este diamante tem seu nome em homenagem ao seu proprietário anterior, Philip Oppenheimer, cuja família controla uma lendária empresa chamada DeBeers.

10 – Pink Star – Diamante rosa

Quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo [Top 10]

Por fim, esse diamante custa cerca de 71,2 milhões de dólares, ou 231.9 milhões de reais e está entre as pedras preciosas mais caras e mais belas joias do mundo.

Ele possui 59,60 quilates e sua última venda foi em 2017 por 71,2 milhões de dólares em Hong Kong. Minerado na África do Sul em 1999, esta pedra é o maior diamante rosa já registrado. Ele é a pedra preciosa mais cara já vendida no mundo.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria sobre joias preciosas? Então, você também vai gostar dessa: Esmeralda de mais de 1kg é encontrada na Zâmbia

Fonte: Hiper Cultura

Imagem: Santayana

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você