História

Perseu, quem foi? Origem, história e valor na mitologia grega

Perseu é um herói da mitologia grega responsável pela morte de Medusa, mas também casou-se com a princesa Andrômeda após salvá-la de Poseidon

Em primeiro lugar, Perseu foi filho de Zeus e Danai, também um dos heróis mais emblemáticos da mitologia grega. Nesse sentido, considera-o um dos mais importantes semideuses que existem. Sobretudo, esse título parte da sua familiaridade com Zeus, o Deus dos Deuses e Senhor do Monte Olimpo.

Entretanto, os feitos desse herói grego transformaram-no em um dos principais representantes da mitologia grega. Como exemplo, pode-se citar o assassinato de Medusa e quando salvou a princesa Andrômeda de ser devorada por um monstro marinho. A princípio, o herói nasceu após um problema familiar.

Basicamente, seu avô Acrísio consultou o Oráculo quanto à sua descendência e descobriu que morreria pela ação de seu neto. Como consequência, mandou aprisionar sua filha em um porão mágico feito de bronze para que ela nunca conhecesse nenhum homem. Apesar disso, Zeus conseguiu entrar na câmara em um formato de chuva de ouro.

Sendo assim, a princesa Danai engravidou após a relação extra-conjugal com o deus grego na câmara subterrânea. Porém, se esforçou ao máximo para esconder Perseu, mas ele foi descoberto quando seu avô ouviu os choros da criança.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, Acrísio mandou jogarem a filha e o neto no mar em uma arca de madeira. Contudo, a arca chegou intacta até a ilha de Séfiro por ação dos deuses,  onde pescadores interviram e salvaram aos dois.

Perseu, quem foi? Origem, história e valor na mitologia grega

Continua após a publicidade

O mito de Perseu

A princípio, Perseu cresceu e tornou-se um grande guerreiro. Porém, o rei de Séfiro temia que ele um dia roubasse o seu trono. Desse modo, criou um torneio onde alguns homens deveriam tentar matar a górgona Medusa. Sobretudo, a intenção do rei Polidécto era eliminar o semideus, mas ele aceitou o desafio prontamente e acabou vitorioso.

Nesse sentido, o que determinou sua vitória foi a intervenção e ajuda dos deuses. Em resumo, recebeu três presentes, um elmo que o deixaria invisível, dado por Hades, um par de sandálias que o fazia voar, dado por Hermes. Por fim, recebeu um escuto bem polido de Atenas, de forma que pudesse ver o próprio reflexo.

Continua após a publicidade

Acima de tudo, Medusa era uma bela donzela, uma sacerdotisa do templo de Atena que teve um relacionamento com Poseidon. Posteriormente, Atena a amaldiçoou, de modo que seus belos cabelos se tornassem serpentes e todos que a olhassem se transformassem em pedra. Sendo assim, ao entrar na caverna onde vivia Medusa, Perseu a enfrentou sabiamente.

Em resumo, ele utilizou do escudo para não ter que olhar diretamente para ela e contou com o elmo de invisibilidade para não ser visto. Dessa forma, arrancou-lhe a cabeça com sua espada. Apesar disso, as irmãs de Medusa o perseguiram, mas ele escapou com a ajuda dos presentes dos outros deuses.

Curiosamente, estima-se que a morte de Medusa liberou de seu ventre os seres místicos Pégaso e o gigante Crisaor. No entanto, Perseu consagrou-se como herói ao retornar aa Séfiro com a cabeça de Medusa. Por fim, o rei ficou com tanto medo do monstro que mandou-o enviar a cabeça para o Olimpo, consagrando-o como herói grego.

Perseu, quem foi? Origem, história e valor na mitologia grega

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o semideus

Primeiramente, Perseu chegou a realizar a profecia ao matar seu avô. Nesse sentido, o herói participou de uma competição esportiva de lançamento de disco, mas não sabia da presença de seu avô e muito menos guardava rancor quanto a ele apesar de tudo. Por fim, ele lançou o disco com tanta força que acabou acertando-o fatalmente e matando Acrísio na hora.

Por outro lado, outras histórias de Perseu mostram que ele teve um destino feliz. Sobretudo, no retorno para voltar à Séfiro com a cabeça de Medusa, ele acabou petrificando o titã Atlas, condenado a carregar o peso do mundo nas costas. Dessa forma, estima-se que ele transformou-se em uma montanha em decorrência desse evento, pois desacreditou que o herói havia matado a górgona.

Além disso, o semideus também salvou a princesa Andrômeda, filha de Cassiopeia que estava sofrendo com um castigo de Poseidon. Em resumo, ele mandou um monstro marinho destruir a cidade porque as mulheres fali comparavam a própria beleza com a de suas filhas. Portanto, a mulher mais bonita da região seria sacrificada para que o deus a poupassem.

Por fim, Perseu salva a moça e ambos de casam. Basicamente, ele enfrenta o monstro marinho com a ajuda dos presentes dos deuses e de Pégaso, que nasceu após a morte de Medusa. Como consequência, os pais da princesa a dão sua mão em casamento ao herói.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu quem é Perseu? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você