Ciência & Tecnologia

Planta medicinal da Samoa pode substituir o ibuprofeno

A planta medicinal da Samoa apresentou resultados promissores em pesquisas científicas recentes. Ela consiste num arbusto de sub-bosque da mesma família do café.

A planta medicinal da Samoa apresentou resultados promissores em pesquisas científicas recentes. Nesse sentido, a Psychotria insularum consiste num arbusto de sub-bosque da mesma família do café. Ou seja, consiste num membro da Rubiaceae. Porém, é nativa do Pacífico Sul e tem uso tradicional como erva fitoterápica nessa região.

A princípio, seu uso como fármaco decorreu do isolamento do anti-inflamatório rutina, utilizando dessa espécie de planta medicinal da Samoa. Curiosamente, recebe o nome de matalafi por parte dos samoanos, mas apresenta ação tão eficiente quanto o ibuprofeno. Basicamente, estudos da divisão de tecnologias de plantas e pós-colheita da Organização e Pesquisa da Samoa analisam esse uso.

Sobretudo, a Samoa é um país que corresponde a um grupo ocidental de ilhas com o mesmo nome, na Polinésia. Portanto, faz parte do Pacífico Sul, mas é membro da Comunidade Britânica. Ademais, recebeu conhecimento como Samoa Ocidental por parte das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1976.

Apesar disso, no passado, o arquipélago dessa região recebeu o nome de Ilhas Navegadores por exploradores europeus antes do século XX. Em especial por conta das habilidades marítimas dos samoanos. Além disso, a história os destaca como exímios médicos naturais, utilizando os recursos disponíveis na região para curar todo tipo de problema de saúde.

Planta medicinal da Samoa pode substituir o ibuprofeno
Psychotria insularum

Estudos sobre a planta medicinal de Samoa

Antes de mais nada, as pesquisas recentes ainda não estão completamente prontas. No geral, para que uma nova informação seja difundida, é fundamental que haja revisão de pares. Ou seja, outros cientistas precisam analisar os estudos para validar do ponto de vista profissional.

No entanto, caso a planta medicinal de Samoa se prove tão benéfica, o estudo terá publicação na PNAS. Basicamente, a Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America é um dos períodos científicos mais importantes do Ocidente. Por outro lado, a diretora da divisão responsável, Seeseei Molimau-Samasoni compartilhou com a imprensa a experiência.

Continua após a publicidade

A princípio, havia um forte ceticismo da equipe quanto à efetividade da planta medicinal de Samoa. Acima de tudo, existe um grande misticismo e uma série de superstições sobre a erva Psychotria insularumNo entanto, os efeitos e relatos de pacientes inspiraram nela a vontade de conhecer mais sobre.

Ademais, Molimau-Samasoni é neta de uma curandeira que utilizou do poder das plantas na vida inteira, deixando o conhecimento como herança. Portanto, a cientista uniu a paixão e cultura familiar pelo interesse profissional no ramo. Comumente, o medicamento surge em decorrência do líquido de suas folhas.

Nesse contexto, a pesquisadora e sua equipe mostram que a propriedade curativa tem base principal no efeito anti-inflamatório. Contudo, as vantagens não param por aí. Ainda existe um potencial para o tratamento de câncer, doenças neurodegenerativas, diabetes e até Covid-19.

Apesar de ser muito prematuro afirmar uma substituição completa do ibuprofeno na indústria, a pesquisadora cedeu entrevistas sobre a importância da medicina tradicional em aliança com a medicina moderna. Mais ainda, é importante lembrar que foi a partir do uso de plantas que grande parte da indústria farmacêutica se desenvolveu.

Planta medicinal da Samoa pode substituir o ibuprofeno

Como funcionam as ervas medicinais?

Antes de mais nada, a planta medicinal de Samoa não é a primeira e nem última erva fitoterápica no mundo. Curiosamente, Molimau-Samasoni afirmou haver diversas outras espécies interessantes nessa região, com poder curativo de importância. Sendo assim, a Psychotria insularum é somente o início de uma longa jornada de exploração.

Continua após a publicidade

Basicamente, a planta medicinal funciona de acordo com sua composição. No entanto, estima-se que 80%da população global já utilizou de ervas fitoterápicas para tratar enfermidades. Seja por meio de chás, unguentos, pomadas naturais ou na própria comida, é comum que essas espécies sejam aliados em variadas patologias.

A princípio, surgiu no mundo com uso em comunidades tradicionais, tendo forte vínculo com a sabedoria popular e tradições. Portanto, é ainda um elemento cultural que remonta um período ancestral, muito antes da industrialização de fármacos. Porém, as investigações científicas estão aproximando ainda mais a medicina natural e alternativa da medicina tradicional.

Desse modo, ainda que sejam naturais e gerem benefício ao organismo, existem cuidados fundamentais na administração do medicamento. Diferente do ibuprofeno, que tem regulação por órgãos específicos, bula e prescrição médica, a planta medicinal de Samoa parte de indicações entre amigos e familiares.

Contudo, a implementação do estudo pode modificar esse quadro. Por fim, regulamentar alternativas aos medicamentos modernos permite não somente mais opção no mercado, como benefícios à saúde. Em especial no que diz respeito à composição natural e inalterada dessas substâncias.

E aí, aprendeu sobre a planta medicinal da Samoa? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você