Curiosidades

Por que o mar é azul? Entenda o que define a cor do oceano

A cor do mar depende de alguns fatores como a presença de plâncton e de outras substâncias que definem a quantidade de luz que é refletida.

Desde pequenos costumamos usar a cor azul para descrever o oceano. Mas, você sabe por que o mar é azul? Na verdade, a cor da água do mar varia do azul escuro ao verde, do amarelado ao marrom avermelhado e até mesmo branco, preto, não apenas azul.

Em suma, há duas razões pelas quais o mar é azul:

Em primeiro lugar, o mar reflete a cor do céu, portanto, você já deve ter visto que o mar não parece muito azul quando o céu está encoberto. Sabemos que a água reflete e espalha a luz que a atinge. Portanto, quando o céu é azul brilhante, o mar também é, porque reflete o azul do céu.

A segunda razão é exatamente a mesma que explica porque o céu é azul. A luz azul é mais facilmente curvada, ou refratada, do que a luz vermelha; portanto, a luz refratada de volta da superfície do mar parece azul.

Além disso, quando você está debaixo d’água, a água ao seu redor parece azul porque mais luz azul se espalha e seus olhos a refletem mais do que luz vermelha. Veja com detalhes essa explicação abaixo.

Por que o mar é azul?

Por que o mar é azul? Entenda o que define a cor do oceano

Continua após a publicidade

A cor da água do oceano é determinada pela interação da luz solar com as substâncias da água. A luz solar é composta por um conjunto de cores que nos parece branco.

Quando ela atinge a água, gotículas de água a divide em um arco-íris de cores. Com efeito, as cores são transmitidas e absorvidas, espalhadas ou refletidas pela água em vários tons e matizes.

A mudança dessas tonalidades também se aplica ao fundo mar. Portanto, quanto maior a profundidade mais azul ele se torna. Para mares mais profundos, a cor azul se dá pelos raios de sol penetrantes.

Como a luz solar define a cor azul do mar?

Como você leu acima, quando um raio de sol atinge a superfície da água, ele não para de uma vez, mas se divide em tons diferentes à medida que se aprofunda.

Aliás, a cor amarela desaparece ao longo dos primeiros metros, depois o vermelho desaparece e, finalmente, o verde. Por fim, a única cor que resta é azul.

Continua após a publicidade

Águas rasas, por outro lado, podem apenas emitir um azul claro e às vezes até mesmo verde, mas as águas mais profundas emitem uma cor azul mais profunda e se você mergulhar fundo o suficiente, você pode se surpreender que a cor circundante torna-se preta porque a luz solar não consegue mais penetrar até o fundo.

Além disso, você também precisará levar em consideração o material que pode ser encontrado no fundo do mar, como corais, areia, plantas marinhas, etc.

Por que algumas águas parecem vermelhas ou marrom?

Por que o mar é azul? Entenda o que define a cor do oceano

A maior parte da luz solar que atinge o oceano é absorvida, especialmente nas áreas mais profundas. As águas profundas do oceano não refletem o fundo do mar, então comprimentos de onda vermelhos são o motivo pelo qual a água parece escura.

No entanto, nas áreas costeiras, a água também pode parecer escura ou marrom. Isso ocorre porque há mais substâncias como plâncton, lodo, outras partículas e até organismos vivos (animais marinhos) flutuando, fazendo com que a água pareça turva.

Em contraste, lagos e riachos de montanha costumam parecer cristalinos devido à ausência de partículas na superfície.

Continua após a publicidade

Agora que você sabe por que o mar é azul, leia também: Fossa das Marianas: veja o que existe no local mais profundo do oceano

Próxima página »

Escolhidas para você