O nariz entupido ou congestão nasal é um sintoma comum de resfriado ou alergia. Mas, por que o nariz entope quando estamos gripados, resfriados ou com Covid-19?
Em suma, quando o corpo reage a uma substância desconhecida – como poeira, um alérgeno ou um vírus – ele inicia uma resposta imune e pode surgir inflamação.
A congestão nasal se desenvolve quando a inflamação afeta os vasos sanguíneos dentro do nariz e os tecidos nasais incham. Ademais, um acúmulo de muco também pode ocorrer.
Neste artigo, exploraremos os sintomas comuns de um nariz entupido, as várias causas e como obter alívio.
Por que o nariz entope quando estamos gripados, resfriados ou com Covid?
A inflamação nasal é frequentemente causada pela resposta do corpo ao que identifica como um agente estranho. Por exemplo, quando o corpo reconhece uma presença estranha que considera perigosa (como o coronavírus, por exemplo), ele entra em ação para expulsá-lo.
Com efeito, as células começam a enviar mensagens umas às outras para aumentar o fluxo sanguíneo para o local em questão, transportando células com a capacidade de atacar um invasor. Assim, essas células secretam substâncias para combater o ataque, causando inflamação.
Portanto, o nariz entupido é parte dos esforços imunológicos de um corpo saudável, e não o trabalho de patógenos nocivos ou uma infecção.
Dito isto, muitas das ameaças às quais o corpo reage podem ser inofensivas. Por exemplo, muitos dos vírus que causam a gripe e o resfriado comum causariam pouco dano se deixados sozinhos.
No entanto, nossos corpos foram projetados para permanecer em alerta máximo o tempo todo. Essa é uma das razões pelas quais a congestão nasal é tão comum – porque é uma defesa contra uma série de coisas que o corpo considera perigosas.
10 principais causas de nariz entupido
A cavidade nasal pode ser bloqueada por várias causas, incluindo:
1. Resfriados e gripes: esta é uma das principais causas pelas quais o nariz entope, ou seja, o muco de doenças pode encher a cavidade nasal e causar obstrução nasal temporária.
2. Infecções dos seios/Sinusite: os seios da face, ou cavidades da face que drenam para o nariz, podem se encher de muco infectado, resultando em sinusite.
3. Rinite alérgica: o muco pode resultar de alergias ou de uma reação nasal a alérgenos, como pólen ou pelos de animais.
4. Rinite não alérgica: o muco pode resultar de uma reação nasal a um irritante como fumaça ou poluição.
5. Cornetos grandes/inchados: os ossos ao longo do interior do nariz podem ser grandes ou inchar devido a alergias ou infecções e resultar em obstrução nasal.
6. Adenóides grandes: quando o tecido na parte de trás do nariz em crianças está aumentado.
7. Pólipos nasais: crescimento desordenado das células do tecido no revestimento do nariz.
8. Cistos ou tumores nasais: raramente, a obstrução é de tumores benignos ou malignos, ou cistos, mais comumente quando os sintomas afetam apenas um lado do nariz.
9. Desvio de septo: os lados direito e esquerdo do nariz são separados por uma parede feita de osso e cartilagem chamada septo nasal. Às vezes, o septo pode se inclinar mais para um lado, causando obstrução desse lado.
10. Ar seco: o ar com baixa umidade pode fazer com que o revestimento nasal fique seco, o que faz com que ele fique inflamado e potencialmente bloqueado. Aliás, você pode tratar esse problema com vaselina, umidificador, spray nasal salino ou banho de vapor ou sauna.
Como é feito o diagnóstico?
A causa da congestão nasal é diagnosticada com o histórico do paciente e um exame físico que se concentra nos ouvidos, nariz, garganta e vias aéreas. Desse modo, os testes usados para diagnosticar a causa do congestionamento podem incluir:
- Exames de sangue
- Testes cutâneos de alergia
- Cultura de escarro e cultura de garganta
- Radiografias dos seios
- Raio-x do tórax
Como se livrar desse sintoma?
Uma vez que o médico identifica a fonte da obstrução, o tratamento pode incluir lavagens nasais, medicamentos e cirurgia, entre outros que incluem:
- Sprays nasais (incluindo esteróides)
- Anti-histamínicos
- Descongestionantes (de venda livre e prescrição)
- Corticosteróides
- Parar de fumar
- Beber menos álcool
- Banho de vapor, sauna ou umidificador
- Cirurgia de septoplastia
- Aspirar e espanar poeira e pelos da casa
Como você pode saber se seu nariz entupido é um sintoma de Covid-19?
Por fim, como muitos sintomas do coronavírus, o nariz entupido é um sintoma não específico, o que significa que pode estar ligado a várias doenças. Isso é especialmente verdade nesta época do ano, quando a gripe, as alergias e o resfriado comum começam a circular.
Isso significa que a única maneira verdadeira de saber se seu nariz entupido é um sinal de Covid-19 é fazer o teste. Além disso, considere os sintomas comuns de uma infecção por coronavírus que podem incluir:
- Dores no corpo
- Tosse
- Fadiga
- Febre ou calafrios
- Dor de cabeça
- Náuseas, vômitos ou diarreia
- Perda de paladar ou olfato
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Dor de garganta
Então, agora que você sabe por que o nariz entope não deixe de ler: 12 remédios caseiros para aliviar a sinusite: chás e outras receitas