Saúde

Por que a soneca é importante e o que pode fazer pela sua saúde?

Cochilar é uma arte quase não praticada na sociedade de hoje, mas não há dúvida de que a gente tem muito a ganhar ao tirar uma soneca.

Se você estiver se sentindo cansado, você deve usar uma de suas pausas durante o dia para tirar uma soneca diária. Isso porquê até mesmo um cochilo de 20 a 30 minutos pode restaurar sua energia e foco para que você possa passar uma tarde focado no trabalho. Além disso, existem vários benefícios para a saúde quando você reserva um tempo para uma soneca diária.

Outra razão para você tirar uma boa soneca é que isso feito um ou duas vezes por semana pode ajudá-lo a viver mais. Um recente estudo feito por pesquisadores do Centro Hospitalar Universitário Vaudois, em Lausanne, na Suíça, relata que o cochilo ocasional parece reduzir pela metade o risco de infartos, derrames e doenças cardíacas, em comparação com pessoas que nunca cochilam.

Descubra mais benefícios da soneca a seguir.

Quais os benefícios da soneca?

Os cochilos aumentam o desempenho, tanto mental quanto físico. Para os atletas, coisas como o tempo de reação melhoram e, no mundo corporativo, suas habilidades cognitivas são aumentadas. Portanto, os benefícios adicionais da soneca incluem:

  • Melhora o humor
  • Deixa o corpo em estado de alerta
  • Aumenta a capacidade de aprendizado
  • Promove o relaxamento
  • Reduz a fadiga
  • Melhora o sono noturno
  • Ajuda a prevenir a hipertensão e outras doenças

Quanto tempo deve durar o cochilo?

Por que a soneca é importante e o que pode fazer pela sua saúde?

Continua após a publicidade

A duração ideal do cochilo pode variar de pessoa para pessoa por uma série de razões – idade, estilo de vida, horários, etc. No entanto, o consenso geral é que um cochilo curto (10-20 minutos) ou um ciclo completo de sono (cerca de 90 minutos) é o melhor.

A maioria de nós tende a cochilos rápidos, simplesmente porque são mais fáceis de encaixar em nossa rotina diária. Mas, afinal quanto tempo deve durar uma soneca revigorante?

Um estudo de 2006 publicado pela a Sociedade de Pesquisa do Sono descobriu que cochilos de 10 minutos melhoraram a sonolência e o desempenho cognitivo dos participantes e foram a “duração mais eficaz do cochilo da tarde” entre as durações que examinaram. Cochilos de 20 minutos também produziram resultados semelhantes.

A entidade também afirma que “a maioria das pessoas se sente revigorada depois de uma soneca que dura aproximadamente 20 minutos”. Por outro lado, cochilar por menos de 10 minutos geralmente não é suficiente para ver nenhum dos benefícios do sono, então o melhor tempo de cochilo é considerado de 10 a 20 minutos.

Qual é a melhor hora para tirar uma soneca?

Por que a soneca é importante e o que pode fazer pela sua saúde?

Uma soneca revigorante pode ser feita a qualquer momento durante o dia para que os benefícios da soneca para a saúde possam ser obtidos.

Continua após a publicidade

Se você está se sentindo cansado, isso é uma indicação de que seu corpo precisa dormir mais. Em vez de pegar uma bebida com cafeína, acomode-se em algum lugar confortável e descanse um pouco.

Alguns especialistas recomendam tirar um cochilo no meio da tarde, sendo o melhor horário entre 12h e 14h.

Nesse momento, você pode lidar com a sonolência que pode advir do almoço e com os níveis mais baixos de alerta que vêm de um longo dia em que você se concentra em suas responsabilidades profissionais.

Além disso, os cochilos do meio da tarde também ajudam as pessoas a manter seu ciclo regular de sono, para que não tenham dificuldade em dormir normalmente durante a noite.

Por que você deve tirar uma soneca?

A soneca poderosa é uma habilidade que pode ser aprendida com o tempo. Para uma boa soneca, é preciso haver um espaço silencioso, escuro e confortável, onde dormir seja possível. Uma cadeira reclinável confortável ou um sofá podem funcionar.

Então, agora que você sabe quanto tempo e onde é possível tirar uma boa soneca, veja por que você deve incluir o cochilo em sua rotina.

Continua após a publicidade

1. Regula a pressão arterial

Se você tirar uma soneca na hora do almoço, terá a oportunidade de baixar a pressão arterial. Com a pressão arterial mais baixa, você pode reduzir o risco de sintomas de doenças cardíacas, incluindo o endurecimento das artérias que pode levar a um ataque cardíaco.

A flexibilidade do sistema circulatório também é mantida com a redução da pressão arterial. Aliás, para alguns indivíduos, isso significa também reduzir o risco de sofrer um derrame ao longo da vida.

Ademais, também existe a possibilidade de melhorar a funcionalidade dos rins quando os níveis de pressão arterial são mais bem controlados.

2. Melhora o foco

Por que a soneca é importante e o que pode fazer pela sua saúde?

Você sabia que alguns minutos de sono leve melhora sua capacidade de concentração? Quando uma quantidade adequada de sono é alcançada em um período de 24 horas, o cérebro pode otimizar seu foco nas atividades de aprendizagem.

Continua após a publicidade

O sono também desempenha um papel na forma como a memória se fixa no cérebro, então isso é particularmente bom para quem anda esquecendo muito as coisas.

Além disso, um cochilo diário pode eliminar o desvio de vigilância, para manter a pessoa mais alerta e concentrada em suas atividades.

3. Melhora a produtividade

À medida que os níveis de energia de uma pessoa diminuem, o mesmo ocorre com sua produtividade geral. Um cochilo diário de apenas 10-20 minutos pode restaurar esses níveis para que a produtividade possa ser mantida.

Imagine que o cérebro funciona como um computador. Então, quando o computador funciona por um longo período de tempo, ele começa a travar.

Consequentemente, os comandos que você pede para processar tornam-se mais lentos. Pode haver momentos em que ele trava e você precisa forçar o encerramento do programa que está usando. E qual é a melhor solução para consertar esse problema de computador? Desligando e ligando-o novamente.

Continua após a publicidade

Em suma, o mesmo princípio se aplica ao cérebro. Portanto, tirar uma soneca diária, pode dar ao seu cérebro algum tempo saudável para restaurar e manter em bom funcionamento suas operações.

4. Estabiliza o humor

Por que a soneca é importante e o que pode fazer pela sua saúde?

Excesso de trabalho, faculdade, tarefas domésticas e filhos são alguns exemplos de desencadeadores de estresse e que podem causar acessos de raiva épicos.

Todavia, não é apenas a raiva que se torna um problema neste estágio de fadiga, ou seja, a falta de sono cria mais gatilhos potenciais que podem levar a uma explosão emocional.

Portanto, uma soneca diária pode iniciar o processo de restauração do equilíbrio do sono, mesmo que tenha ocorrido um desequilíbrio prolongado. Em troca, o humor se estabiliza e os gatilhos ficam mais fáceis de resistir.

5. Reduz o estresse

Continua após a publicidade

Você sabia que aquelas bebidas energéticas, café ou lanches com excesso de açúcar dão muita energia, mas também criam explosões rápidas de cortisol?

Quando você não dorme o suficiente, os níveis do hormônio que causa o estresse aumentam naturalmente. À medida que você adiciona estimulantes à mistura, cortisol adicional é fabricado para que o estresse sentido seja ainda maior.

Então, com o tempo, o estresse crônico pode levar a vários problemas de saúde, incluindo sintomas físicos como dores de cabeça regulares, dores musculares, tensão e infecções frequentes.

Além disso, pessoas com altos níveis de estresse têm menos probabilidade de serem sexualmente ativas, têm baixos níveis de energia e causam taquicardia. Algumas pessoas, com estresse crônico, podem até apresentar sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco.

Desse modo, com uma soneca poderosa, o corpo pode lidar com os níveis mais elevados de cortisol com maior eficiência. Ao mesmo tempo, você poderá aproveitar todos os outros benefícios da sesta para a saúde, para que possa passar o dia melhor.

6. Evita transtornos psicológicos como a Síndrome de Burnout

Por que a soneca é importante e o que pode fazer pela sua saúde?

Continua após a publicidade

Quando você dorme o suficiente, é capaz de discernir visualmente padrões complexos e entendê-los. Sem dormir o suficiente, esse entendimento vai embora.

Então, em vez de você se sentir satisfeito com um trabalho bem executado, o resultado é a sensação de estar sobrecarregado e sem motivação para continuar trabalhando. Quando essa sensação está presente regularmente, isso leva ao esgotamento.

À medida que o esgotamento aumenta, aumentam os sentimentos de pessimismo e há uma perda de prazer nas coisas simples da vida. Isso causa um desejo de se isolar do resto do mundo e, eventualmente, ocorre o desapego.

Nesse estágio, as pessoas podem se afastar completamente de sua vida pessoal e profissional. Você ainda pode começar ficar doente com frequência e isso pode causar um grande abalo em seus relacionamentos.

O primeiro passo para evitar todo esse quadro é encontrar uma maneira de dormir mais. Se você não tem uma rotina diária para a hora de dormir, estabeleça uma. Use suas pausas durante o dia para dormir um pouco mais. Outra dica é praticar meditação ou yoga.

A meditação pode fornecer alguns dos benefícios do sono, como estabilização do humor, para que você possa se tornar mais produtivo. A meditação também pode estimular o sono, pois reduz os níveis de estresse ao longo do tempo e torna os sintomas de esgotamento menos intensos.

Continua após a publicidade

7. Reduz o risco de obesidade

Por que a soneca é importante e o que pode fazer pela sua saúde?

Quando as pessoas estão cansadas, elas começam a ansiar por bombas calóricas como doces e fast foods. Esses alimentos de alto teor calórico e de baixa densidade podem fornecer uma rápida explosão de energia para que o cansaço que está ocorrendo vá embora. Depois que a energia “alta” vai embora, no entanto, o corpo desaba e mais desejos por comida aparecem.

Esses desejos por comida acontecem por causa dos níveis instáveis ​​de açúcar no sangue. Para criar um equilíbrio, a melhor solução é um breve cochilo. Apenas 15 minutos de sono podem restaurar os níveis de açúcar no sangue, melhorar a força de vontade pessoal e restaurar os níveis de concentração para que os desejos por comida não sejam tão intensos.

Para reduzir ainda mais a tentação de comer algo que pode não ser super saudável, tente dar uma caminhada rápida depois de acordar de sua soneca revigorante.

Em suma, o exercício pode ajudar a conter os desejos alimentares e, ao mesmo tempo, reduzir ainda mais os níveis de estresse, o que pode aumentar e estabilizar drasticamente o seu humor.

Então, gostou de saber mais sobre os benefícios da soneca? Pois, leia também: Como remover cera de ouvido em casa?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você