Curiosidades

Quarta-feira de cinzas é feriado ou ponto facultativo?

Todos os anos, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, mas geralmente fica a dúvida se esse dia é feriado ou ponto facultativo.

Todos os anos, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e é sempre 46 dias antes do Domingo de Páscoa. A Quaresma, para a Igreja Católica, é um período de 40 dias (sem contar os domingos) marcado pelo arrependimento, jejum, reflexão e, finalmente, celebração. O período de 40 dias representa o tempo de tentação de Cristo no deserto, onde ele jejuou e onde Satanás o tentou. Portanto, a Quaresma pede aos fieis que reservem um tempo a cada ano para a penitência e jejum. Mas, afinal a Quarta-feira de Cinzas é feriado ou ponto facultativo? Vamos descobrir abaixo!

Quarta-feira de cinzas é feriado ou ponto facultativo?

Na quarta-feira de cinzas é tradição para os trabalhadores voltarem aos seus afazeres apenas após ao meio-dia, no entanto não se trata de um feriado nacional.

Além disso, os empregadores não são obrigados a liberar os funcionários no período da manhã. Isso porque, assim como o carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas não é um feriado nacional e sim ponto facultativo.

Em outras palavras, isso significa que estados e municípios legislam sobre o tema e cabe a cada cidade decretar feriado ou não. Também vale lembrar que a segunda-feira de Carnaval e a terça-feira não são feriados. Ou seja, os dois dias são pontos facultativos segundo a lei federal.

Continua após a publicidade

Quando é a Quarta-feira de Cinzas em 2022?

A Quarta-feira de Cinzas cai em um dia diferente a cada ano, pois depende da data da Páscoa. Pode ocorrer a partir de 4 de fevereiro ou até 10 de março.

Aliás, no ano passado, caiu em 17 de fevereiro. Este ano, a Quarta-feira de Cinzas é em 02 de março. A Quarta-feira de Cinzas ocorre sempre seis semanas e meia antes da Páscoa. A Páscoa este ano será no domingo, 17 de abril.

Continua após a publicidade

Qual o significado da data?

A Quarta-feira de Cinzas – oficialmente conhecida como o Dia das Cinzas – é um dia de arrependimento, quando os cristãos confessam seus pecados e professam sua devoção a Deus.

Durante a missa, um padre coloca as cinzas na testa de um devoto em forma de cruz. A cerimônia, que também pode ser feita por um ministro ou pastor, destina-se a mostrar que uma pessoa pertence a Jesus Cristo; e também representa a dor e o luto de uma pessoa por seus pecados – os mesmos pecados que os cristãos acreditam que Jesus Cristo deu sua vida. para quando ele morreu na cruz.

Continua após a publicidade

De onde vêm as cinzas?

Tradicionalmente, as cinzas que os sacerdotes usam na Quarta-feira de Cinzas são feitas depois que as palmeiras do Domingo de Ramos do ano anterior são queimadas. Elas são então abençoadas antes de serem usados ​​na cerimônia.

Os ramos do Domingo de Ramos em muitas igrejas cristãs, simbolizam a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém no domingo antes de sua crucificação. Dizem que os moradores de Jerusalém acenaram com folhas de palmeira para comemorar sua vinda.

Católicos podem comer carne neste dia?

Os católicos não devem comer carne na Quarta-feira de Cinzas. Eles também devem evitar o consumo de carne às sextas-feiras durante a Quaresma.

Além disso, os católicos também devem jejuar na data. Jejuar significa consumir apenas uma refeição completa por dia; duas refeições menores que não somam uma refeição completa também podem ser feitas.

Continua após a publicidade

Contudo, crianças e idosos estão isentos da exigência de jejum na Quarta-feira de Cinzas e durante a Quaresma.

Por fim, algumas denominações protestantes, incluindo anglicanos, episcopais, luteranos, metodistas unidos e presbiterianos, também realizam cultos na quarta-feira de cinzas.

Agora que você sabe que quarta-feira de cinzas não é feriado, leia também: Símbolos da Páscoa, quais são? Origem, usos e significados

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você