Mundo Animal

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone

Felinos são conhecidos por sua beleza e personalidade, porém, muitos chamam atenção por sua cor, como é o caso das raças de gatos brancos.

Donas de uma personalidade tímida e encantadora, as raças de gatos brancos são uma opção perfeita para quem está em busca de um pet mas calmo e reservado. Esses bichanos são mais caseiros e curtem muito ficar no próprio cantinho. No entanto vale pontuar que isso significa que eles não mais independentes e até meio indiferentes ao contato humano.

Antes que você se pergunte como é possível tirar tantas conclusões baseadas apenas na cor da pelagem felina, adiantamos que esse fenômeno foi confirmado por pesquisas. Embora isso parta mais da percepção humana sobre a pesonalidade dos gatinhos de cada cor, as teorias tem ganhado força.

Só para ilustrar, a pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, fez o seguinte levantamento: há indícios de um padrão comportamental variante de acordo a cor dos pelos de um gato. As pesquisas mostraram que, de acordo com os relatos de seus donos, gatos da mesma cor possuem características semelhantes.

Enquanto gatos pretos possuem um comportamento manso, amável e brincalhão, gatos amarelos são mais descontraídos e divertidos. Em contrapartida, gatos frajola (preto e branco) podem ser levemente mais agressivos. Já as raças de gatos brancos, assim como dissemos acima, não são lá muito brincalhões, mas são ótima companhia.

Continua após a publicidade

A diferença entre gatos brancos e gatos albinos

Fonte: The3dragons

Primeiramente, o albinismo é a manifestação de uma mutação genética que afeta os níveis de melanina na pele e olhos. Além disso, gatos com esse distúrbio genético possuem tendência a sofrer de surdez, cegueira e são sensíveis às exposições prolongadas e intensas ao sol.

Em contrapartida, as raças de gatos brancos possuem uma pelagem que pode variar entre curta e longa e até incluir pontinhas das orelhas de outra cor. Ademais, seus olhos podem ter tons variados de verde e azul, além de castanho, e até bicolor.

Portanto, embora exista sim albinismo em raças de gatos brancos, não deve-se interpretar que todo gato branco seja albino. Aliás, por via das dúvidas, vale saber que um gato branco não albino terá olhos de cores diferentes do azul e uma pele de toma mais acizentado ou preto.

Tipos de gatos brancos

1 – Gato branco ragdoll

Fonte: Patas da Casa

Uma das maiores raças de gatos brancos que existem, os ragdolls podem chegar a pesar nove quilos quando machos e seis no caso das fêmeas. Além do peso, seu corpo também é bastante longo, o que acaba demandando muito esforço em atividades físicas. Sendo assim, o bichano prefere atividades mais tranquilas e leves.

Continua após a publicidade

2 – Gato branco himalaio

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Fonte: Patas da Casa

Em contrapartida, o porte do gato branco himalaio é médio e musculoso, sua estrutura óssea é forte e ele tem patas grandes e firmes. Em suma, um gato bastante atlético que adora atividades físicas e brincadeiras em casa e ao ar livre. Todavia, é preciso ter cuidado com a pelagem do bichinho em locais com garama e terra.

3 – Burmilla

Fonte: Nationwide Pet Insurance

Assim como os demais representantes das raças de gatos brancos, o bichano Burmilla é bem calminho. Ao passo que seu porte é mediano, ele vive tranquilamente em espaços menores, como apartamentos, por exemplo. Ademais, ele consegue se virar muito bem sozinho e não requer muita atenção de seus donos.

4 – Khao Manee

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Fonte: Patas da Casa

Uma das raças de gatos brancos com olhar mais expressivo, os Khao Manee podem até mesmo apresentar heterocromia. Ademais, suas orelhas pontiagudas são um charme a mais. Esse gatinho adora a companhia de crianças e é bastante carinhoso, gostando bastante de ficar no colo de sua família humana.

5 – Turkish Van

Fonte: Patas da Casa

Também conhecida como Van Turco ou gato Van, essa raça de gatos possui uma característica peculiar: manchas coloridas na cabeça. Quanto ao seu temperamento, o felino é bem agil e adora uma bagunça, por isso diverte-se pulando de um lado para o outro, principalmente, em lugares altos.

Continua após a publicidade

6 – Angorá Turco

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Fonte: Patas da Casa

Também de corpo comprido, o gato Angorá é mediano e musculoso. Embora não seja uma regra, quando seus olhos são azuis e sua pelagem branca, eles costumam nascer surdos. Em contrapartida, caso possuam heterocromia, podem ter audição de apenas um ouvido.  Ademais, essa raça adora correr e brincar.

7 – Selkirk Rex

Fonte: Vix

Oriundo dos Estados Unidos, esse gato apareceu pela primeira vez em 1988. Sua característica mais marcante é o pelo ondulado. Assim como o albinismo, esse traço é produto de uma mutação genética. Ademais, seu corpo é de porte médio, mas firme e musculoso.

8 – American Curl

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Fonte: Pixabay

Assim como o Selkirk Rex, essa raça de gatos brancos é oriunda dos Estados Unidos, mais especificamente da Califórnia. Taambém resultado de uma mutação genética, esse felino possui orelhas curvadas entre 90 e 180 graus. Além disso, com um porte médio, seu corpo é forte e suas patas proporcionais ao seu tamanho.

9 – Devon Rex

Fonte: ASPCA

Originário da Inglaterra, esse gato branco surgiu em 1960. Em suma, sua pelagem é muito curta e encaracolada, seu corpo esguio e suas patas finas. Além disso, ele caracteriza-se também por seus olhos amendoados que lhe conferem uma expressão curiosa e atenta. Junto com sua pelagem branca é possível encontrar manchas pretas.

Continua após a publicidade

10 – Manx

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Fonte: iStock

Também pertencente ao grupo de raças de gatos brancos nativas da Grã-Bretanha, o Manx destaca-se pela ausência de uma causa ou por terem uma muito curta. Assim como o caso acima, sua pelagem não é exclusivamente branca, já que conta com algumas manchas pretas, mas pode-se facilmente passar por um gato com essa característica.

11 – Gato siberiano

Fonte: Pinterest

Surgida na Rússia, essa raça possui uma pela semi-alongada, corpo médio e musculoso. Apesar de sua variedade mais comum ser a tigrada, encontramos também indivíduos cuja pelagem branca e densa combina-se com olhos verdes, azuis ou âmbar.

12 – Peterbald

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Fonte: Petsmania

Conterrâneo da espécie suberiana, o gato branco Peterbald também nasceu na Rússia. Em suma, essa espécia é resultado de uma cruazamento entre um gato oriental de pelo curto e um gato sphynx. Portanto, sua pelagem é tão curta que, por vezes, parece inexistente.

13 – Gato branco Norueguês da Floresta

Fonte: Vetstreet

Não sabe-se ao certo quando essa raça surgiu, contudo, ela aparece bastante nas lendas e mitos noruegueses. Embora seja pouco conhecido, pode-se encontrar esse gato em grande parte da Europa. Por fim, sua versão mais conhecida é a tigrada, porém há uma variedade de outras combinações de cores.

Continua após a publicidade

14 – Cornish Rex

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Fonte: Pinterest

Também oriundo da Inglaterra, esse felino surgiu em meados de 1950. Em suma, essa raça caracteriza-se pela pelagem ondulada, curta e bastante densa. Além disso, seu corpo é médio e maciço, mas ao mesmo tempo ágil. Juntamente com a pelagem branca, o Cornish Rex pode apresentar olhos claros em diferentes tonalidades.

15 – Sphynx

Fonte: besthqwallpapers

Também conhecido como “gato pelado”, o Sphynx é um felino russo caracterizado por sua pelagem tão curta e fina que aparenta ser inexistente. Além disso, o bichano apresenta um corpo delgado e esbelto com múltiplas dobras, acompanhado de orelhas triangulares e pontiagudas.

16 – Gato branco Bobtail Japonês

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Fonte: About Cats!

Esse gato de cauda curta nativo do Japão é o felino doméstico mais comum na Terra do Sol Nascente. Em 1968 ele foi trazido para o continente americano e não demorou a tornar-se popular por sua aparência. Em suma, seu corpo é macio e compacto com patas de comprimento médio.

Cuidados com os gatos brancos

Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone
Font: The3dragons

Assim como pudemos ver acima, existem muitas opções raças de gatos brancos, certo? No entanto, antes de optar por adquirir algum, é importante saber que existem alguns cuidados especiais a serem tomados com bichanos que possuem essas características.

Continua após a publicidade

Só para ilustrar, especialistas apontam que gatos brancos podem ser mais sensíveis que seus semelhantes de pelagens coloridas, principalmente quando trata-se de exposição ao sol e calor. Visto que possuem pouca ou quase nenhuma melanina no corpo, esses pets devem evitar a exposição direta ao sol.

Caso venha a ficar exposto por muito tempo, podem ocorrer queimaduras no corpo do bichinho, principalmente nas partes que não são cobertas por pelos, como orelhas, nariz, barriga e almofadinhas que ficam embaixo dos dedos (coxins).

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: 10 raças de gatos mais populares e outras 41 raças pelo mundo.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você