Saúde

Sangue dourado existe? Conheça o tipo sanguíneo mais raro do mundo

Não é todo dia que se ouve falar de um tipo sanguíneo raro, muito menos de um que apenas 43 pessoas possuem. Entenda o que é sangue dourado!

Até agora, ouvimos muitas vezes que os humanos podem determinar o tipo sanguíneo usando o sistema de classificação ABO, no qual se divide em quatro tipos: A, B, O e AB. No entanto, além desses quatro tipos, há outro tipo de sangue muito raro. Chama-se Rh nulo, ou “Sangue Dourado”, e é altamente valorizado para transfusões de sangue.

O tipo de sangue dourado foi detectado pela primeira vez em 1961, encontrado em uma mulher aborígine na Austrália. Mas, que o torna tão especial? Vamos descobrir neste artigo!

O que determina os diferentes tipos de sangue?

Demorou um pouco para entender as complexidades do sangue, mas hoje sabemos que o sangue, ou seja, essa substância que sustenta a vida consiste em:

  • Glóbulos vermelhos (ou hemácias): células que transportam oxigênio e removem o dióxido de carbono por todo o corpo;
  • Glóbulos brancos (ou leucócitos): células imunes que protegem o corpo contra infecções e agentes estranhos;
  • Plaquetas: células que ajudam a coagular o sangue;
  • Plasma: um líquido que transporta sais e enzimas.

Cada componente tem um papel a desempenhar na função do sangue, mas os glóbulos vermelhos são responsáveis ​​pelos nossos diferentes tipos sanguíneos. Essas células têm proteínas cobrindo sua superfície chamadas de antígenos.

Continua após a publicidade

Com efeito, a presença ou ausência de antígenos específicos determina o tipo sanguíneo. Por exemplo, o sangue do tipo A tem apenas antígenos A, o tipo B apenas B, o tipo AB ambos e o tipo O nenhum.

Os glóbulos vermelhos exibem outro antígeno chamado proteína RhD. Quando está presente, diz-se que um tipo sanguíneo é positivo; quando está ausente, diz-se que é negativo.

Assim, as combinações típicas dos antígenos A, B e RhD nos dão os oito tipos sanguíneos comuns (A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-).

Por que o nome ‘sangue dourado’?

Esse tipo de sangue dourado não significa que o sangue é de cor dourada, mas sim o nome do tipo sanguíneo Rh nulo que não contém o antígeno Rh (proteína) nos glóbulos vermelhos.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Alegadamente, 45 antígenos independentes estão ausentes neste sangue dourado, o que significa que qualquer pessoa com o sangue RH nulo não expressa nenhum antígeno nas hemácias.

Por causa disso, o sangue Rh nulo é considerado o novo sangue universal para qualquer pessoa com tipos sanguíneos raros dentro do sistema Rh. O fenótipo Rh nulo supostamente acontece em uma em cada 6 milhões de pessoas.

Isso o torna um tipo de sangue altamente valorizado pelos médicos, mas pode, no entanto, ser muito perigoso para qualquer pessoa com sangue Rh nulo em momentos em que precise de transfusão de sangue devido à falta de doadores disponíveis.

Por que ser desse grupo sanguíneo é perigoso?

Como visto acima, o sangue dourado não é apenas raro, mas também perigoso, porque é difícil de obter se alguém com esse tipo de sangue precisar de uma transfusão de sangue.

Continua após a publicidade

Como resultado, as pessoas com Rh nulo precisam contar com a cooperação de uma pequena rede de doadores regulares desse mesmo tipo de sangue; em todo o mundo se essa pessoa precisar de uma doação.

Todavia, como 99,94% das pessoas têm sangue com o antígeno Rh, encontrar um doador de sangue para Rh nulo é quase impossível.

Portanto, as pessoas que possuem o tipo de sangue dourado são incentivadas a “guardar” seu sangue, para casos de emergência. Até agora, em todo o mundo existem apenas nove doadores ativos conhecidos para esse seleto grupo.

Depois de ler sobre o sangue dourado, você também vai gostar de saber de onde veio o termo Sangue azul – Origem e significado do termo referente à nobreza

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você