Fotografia

Selfie: Dicas incríveis para tirar aquela foto perfeita

Quer fazer sucesso entre seus amigos da internet? Então aprenda a caprichar na selfie seguindo os "mandamentos" do manual que preparamos.

A selfie, nome dado a uma fotografia que a pessoa tira de si mesmo. Se tornou uma febre no mundo todo. Além disso, fazer uma selfie pode ser uma forma divertida de expressar o humor. Além de capturar um momento memorável ou compartilhar o que tem acontecido em sua vida. E é uma forma garantida de mostrar aos amigos da internet o quanto você é gato ou gata.

Inicialmente, pode até parecer fácil tirar uma foto de si mesmo. Entretanto, são poucos que conseguem dominar essa arte. Pois, muitas pessoas precisam tirar inúmeras selfies até que consiga uma que seja satisfatória. E, portanto, digna de ser postada em suas redes sociais.

Não é verdade? Afinal, quantas selfies você já tirou na vida antes de encontrar aquela que funcionou razoavelmente para postar?

Embora você não seja o único a enfrentar esse tipo de problema, pode ser frustrante ver-se em fotografias e não gostar do que está vendo. Mas, não se preocupe! Mudar algumas poucas coisas a respeito de como você tira suas fotos pode ajudar a ter melhores fotografias de si mesmo. Por isso, reunimos algumas dicas eficazes para você tirar excelentes fotos de si mesmo! Confira.

Continua após a publicidade

15 ótimas dicas para nunca mais errar na selfie:

15. Selfie não é apenas rosto

15 ótimas dicas para você tirar fotos excelentes de si mesma!

Uma das coisas que você tem que modificar na sua mente é pensar que selfie é apenas o rosto. Em suma, a selfie é uma foto que você tirou de si mesmo. Ou seja, independentemente que essa foto tenha sido tirada do seu rosto, do seu pé ou da sua mão!

As selfies têm como principal foco as novidades que você tem para contar aos seus amigos. Então, se você ganhou um relógio, um par de sapatos ou uma nova camisa, considere tirar uma selfie desses objetos, ok?

14. Corte o seu rosto

15 ótimas dicas para você tirar fotos excelentes de si mesma!

Continua após a publicidade

Para tirar uma boa fotografia, você não precisa de pegar o seu rosto por completo. Bem pelo contrário! Muitas vezes, uma boa selfie tem apenas uma parte do seu rosto.

Se as suas selfies não estiverem ficando boas, experimente “cortar” a imagem perto do olho mais próximo, tal como mostramos na imagem acima.

13. Fique num dos cantos superiores da foto

Outra dica para a selfie perfeita é deixar o seu rosto num dos cantos superiores da foto. Desta forma, o seu rosto não é o único foco da foto e passa a ser um bom complemento para a restante paisagem.

Continua após a publicidade

Portanto, para saber se está posicionada da forma correta, verifique se o seu olho está no último terço da imagem. Por fim, para que a composição de sua selfie seja perfeita, é preciso preencher dois terços dela com o plano de fundo. E um terço dela com você e seus amigos.

12. Tire foto com as duas mãos

Quando você tira uma fotografia, geralmente você tem duas opções: utilizar uma ou duas mãos. Se você está começando a tirar fotos, as duas mãos pode ser a opção mais simples e mais eficaz.

Em primeiro lugar, porque você tem um novo elemento na foto (o outro braço). E pode ajudar a disfarçar a sua falta de experiência. Por outro lado, dá uma maior equilíbrio à sua câmera. Resultando em uma selfie com mais qualidade.

Continua após a publicidade

11. Utilize a água

15 ótimas dicas para você tirar fotos excelentes de si mesma!

A água pode ser um excelente aliado na sua selfie. Em primeiro lugar, porque cria um maior brilho na sua pele e cabelos. Além disso, uma pele molhada parece ser sempre mais bonita do que uma pele seca. Obviamente, um dos cuidados que deve ter é com o corpo.

Se ele for um bom complemento para a sua selfie, deve também ter cuidado com a pose. Se você não quiser que o seu corpo apareça, um foto onde aparece apenas do pescoço para cima pode ser uma boa opção, tal como mostramos na imagem acima.

10. Utilize os apps certos

Continua após a publicidade

Uma boa selfie não surge apenas no momento do disparo. Para você conseguir uma boa selfie, precisa editá-la da melhor forma depois. Dessa forma, os filtros do Instagram podem ser uma boa ajuda para a edição da foto. Porém, ainda não é o suficiente.

Atualmente, há inúmeros apps disponíveis no mercado. Como afterlightlightroomfacetunevscocam e muito mais. Em suma, com eles é possível editar o brilho, contraste, tirar manchas, adicionar filtros e arrumar outros aspectos. Outra dica que vai ajudar muito é, na hora de tirar uma selfie, procure posicionar a câmera do seu smartphone por cima da sua cabeça. Assim, você terá um enquadramento melhor, além de afinar o rosto.

Além disso, pode sempre aproveitar esse momento para mostrar outra parte da sua casa (um sofá, por exemplo), a sua roupa nova ou até mesmo…o Rio de Janeiro!

9. Encontre o seu ângulo

Continua após a publicidade

Todos nós temos o nosso melhor ângulo. Todos! Portanto, cabe a você encontrar aquele que é o seu melhor ângulo. Pois, um dos maiores segredos para tirar uma selfie perfeita é encontrar o ângulo que mais te favorece. Então, tente diversos ângulos diferentes. Até que encontre o que melhor se ajusta ao seu tipo de rosto.

Além de experimentar os lados direitos e esquerdo, experimente também posicionar a câmera um pouco acima da cabeça. Pois, assim seu rosto ficará mais alongado. Além de fazer alguma alteração com as sobrancelhas. Ou até mesmo com os lábios. Enfim, tudo é válido na hora de melhorar a sua selfie!

8. Tire uma foto com alguém mais feio do que você!

15 ótimas dicas para você tirar fotos excelentes de si mesma!

Pode parecer ridículo, mas segundo o pesquisador Dan Ariely, se estivermos perto de alguém mais feio do que nós, vamos sempre parecer mais bonitos do que realmente somos.

Continua após a publicidade

Digamos que o nosso amigo feio torna-nos mais bonitos. Por isso, na hora de tirar uma selfie, considere trazer um amigo mais feio do que você! Já se trouxer um mais bonito, o mais provável é que você não fique muito bem na fotografia.

7. Tenha a luz contra você

15 ótimas dicas para você tirar fotos excelentes de si mesma!

Parece ser amador mas… muitas pessoas ainda cometem este erro! Ter a luz contra você ajuda a tornar a sua pele mais brilhante, realça as suas qualidades e deixa a foto mais iluminada. Portanto, escolha um ambiente que tenha uma boa iluminação. Pois, dessa forma sua fotografia terá uma qualidade muito melhor.

Enfim, por melhor que seja a sua pose, se você tiver a luz nas suas costas, os resultados vão ser péssimos. Então, prefira lugares próximo a janelas. Com bastante luz natural, ou até mesmo com um pôr do sol. O que vai garantir selfies perfeitas.

Continua após a publicidade

Além disso, aproveite todos os objetos ao seu redor para compor a decoração de sua fotografia. Afinal, não é necessário um lugar fantástico para conseguir boas fotos. Basta saber realizar uma boa composição. Sendo que, objetos de cores claras ajudam a melhorar a qualidade da selfie.

6. Escolha bem o plano de fundo

Outro segredo para uma selfie perfeita, é escolher bem o plano de fundo para a fotografia. Dessa forma, dê preferência a lugares com pouca movimentação. Assim, evita que desconhecidos saiam no fundo da foto. Enfim, praias, praças, parques ou paredes com cores vibrantes são ótimas opções de plano de fundo. Todavia, não são os únicos lugares que vão dar bons resultados. Qualquer lugar que você ache que dê como um bom plano de fundo vale a pena. Desde que tenha uma boa iluminação.

5. Não exagere no número de selfies

Continua após a publicidade

A qualidade das suas selfies tende a cair a partir do momento que você exagera no número de selfies! Então, um dos segredos é saber dosar um pouco este vício de tirar fotos de si mesmo. Lembre-se: quantidade não é qualidade!

4. Timing é tudo!

15 ótimas dicas para você tirar fotos excelentes de si mesma!

Muitas vezes, o segredo para uma boa selfie, é o timing com que ela é tirada. Por exemplo, uma foto tirada num evento importante com uma qualidade mediana, pode ter um grande impacto.

Por outro lado, uma boa selfie num momento comum, pode vir a não gerar grande resultado. Portando, o segredo é estar mesmo com o seu iPhone ou Android sempre à mão e pronto para tirar a selfie no momento certo!

Continua após a publicidade

A selfie do Oscar que você está vendo acima, é um bom exemplo disso. Repare que a foto não está nada bem tirada (O Brad Pitt e a Angelina Jolie estão desfocados, por exemplo). Mas, a verdade é que ela foi tirada no momento certo e depois compartilhada para as redes de fãs dos atores, o que ajudou na divulgação!

3. Prefira usar luz natural

15 ótimas dicas para você tirar fotos excelentes de si mesma!

Luz natural é o melhor tipo de luz, já que ela dá o brilho perfeito, mesmo para pessoas que não usam ou não podem usar maquiagem no momento. Evite usar luz artificial para usar em suas fotos, dando preferência à iluminação dada pelo Sol.

2. Perca a timidez!

15 ótimas dicas para você tirar fotos excelentes de si mesma!

Continua após a publicidade

Se não trabalha como modelo, está na hora de fingir que é um. Deixe a timidez de lado e prepare sua melhor pose – mesmo que seja pose de introvertido! – e comece a tirar fotos de si mesmo.

Deixe a vergonha de lado, aproveite nossas dicas e tire fotos fantásticas de si mesmo com todas as dicas desse tutorial!

1. Evite sombras

Especialmente útil quando estamos usando luz natural, evite a projeção de sombras na foto, já que apagará uma parte de seu rosto na imagem.

Continua após a publicidade

Os melhores horários para usar luz do Sol ao mesmo tempo que evita as sombras é bem de manhã, ao nascer do sol, ou no final do dia, quando ele está se pondo.

Enfim, evite horários como meio-dia ou uma hora da tarde. Já que é onde o Sol está mais forte e mais propenso a gerar sombras na sua foto.

Outras dicas para uma selfie perfeita

Além das dicas citadas ao longo da matéria, para uma selfie perfeita. Também existe outros cuidados, que precisam ser tomados. Tais como:

Continua após a publicidade
  • Cuidado com a maquiagem – é preciso de muito cuidado com a maquiagem. Pois, nem sempre a tonalidade vista no espelho será a mesma da fotografia. Podendo ficar mais claro ou escuro. Portanto, use o tom certo de base e corretivo, para evitar um contorno exagerado.
  • Flash – também é importante tomar cuidado com o flash na hora da selfie. Principalmente, se a selfie for feita no espelho. Pois, o flash pode estourar na imagem ao refletir no espelho. Por isso, lembre-se de desligar o flash.
  • Escolha um celular com câmera boa – para uma qualidade melhor nas fotos, é importante escolher um celular com uma câmera com ótima configuração.

Por fim, uma dica muito boa para iniciantes, é se inspirar em alguém na hora de suas selfies. Como, famosos, influenciadores digitais ou modelos, por exemplo. Portanto, pesquise nas redes sociais qual a melhor pose para que você possa tirar sua selfie perfeita.

Leia também40 truques de câmera para deixar suas fotos com efeito profissional.

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: Cosmopolitan / MakeUseOf

Continua após a publicidade

Imagens: Geekoos

Próxima página »

Escolhidas para você