Sergey Brin é ex-presidente e cofundador do maior site da história da internet: o Google. Atualmente, ele também é responsável pelo laboratório do Google X, focado em inovações tecnológicas para o futuro, e presidente da Alphabet.
Além disso, Brin também é conhecido como o rosto do Google. Isso porque sua personalidade fez com que ele estivesse mais à frente do negócio, em contraste com a dureza de seu parceiro, Larry Page.
Brin é um dos principais bilionários do mundo, com uma fortuna estimada em quase US$ 50 bilhões.
História de Sergey Brin
Sergey Mikhaylovich Brin nasceu em Moscou, na Rússia, em 1973. Filho de pais judeus estudiosos da área de exatas, foi estimulado a se envolver com a tecnologia desde cedo. Quando tinha apenas 6 anos, seus pais decidiram ir morar nos EUA.
Os pais de Sergey eram professores na Universidade de Stanford, então ele acabou indo estudar na mesma instituição. Primeiramente, ingressou no curso de Matemática e Ciências da Computação. Logo após a graduação, se tornou doutor em informática na mesma universidade.
Foi nesta época que ele conheceu o colega e futuro parceiro de negócios, Larry Page. A princípio, eles não se tornaram grandes amigos, mas acabaram desenvolvendo afinidade pelas ideias em comum. Em 1998, então, a parceria deu origem ao Google.
Com o sucesso do Google, Sergey Brin e Larry Page fizeram uma fortuna bilionária. Atualmente, os dois fundadores do site estão na lista de mais ricos do mundo na Forbes, apesar de serem donos de apenas 16% do Google.
No comando da empresa, Sergey acabou se tornando o rosto mais conhecido entre os fundadores. Isso porque sempre apresentou uma personalidade mais extrovertida, diferente de seu parceiro. Larry Page, inclusive, ficou popular por conta de intrigas e polêmicas dentro da empresa.
Além disso, Sergey exerce grande influência sobre a área de inovação da empresa, sendo peça fundamental dentro dos laboratórios do Google X.
Inovações
O Google X é o laboratório do Google responsável por desenvolver os projetos de inovação da empresa. Como sempre esteve envolvido na área de inovação, Sergey exerce a maior parte de sua influência dentro desta área da empresa.
Entre seus principais projetos, está o desenvolvimento do Google Glass. O dispositivo visa implantar a internet em óculos e facilitar a interação digital.
Além disso, Sergey está diretamente envolvido no desenvolvimento do Loon, um balão que espalha sinais de wi-fi. A ideia do balão é oferecer internet em regiões mais remotas dos grandes centros urbanos digitalizados.
Fontes: Canal Tech, Suno Research, Exame
Imagem: Business Insider, Quartz