Mundo Animal

Significado de borboletas: origem e curiosidades sobre o símbolo

O significado de borboletas varia desde questões de espiritualidade até perspectivas culturais e históricas sobre a natureza desse inseto.

O significado de borboletas varia de acordo com cada cultura e interpretação desses insetos.  A princípio, as borboletas são espécies da ordem Lepidoptera e fazem parte do grupo Rhopalocera. Basicamente, possuem um ciclo de vida em quatro fases, começando com ovo, passando por larva e logo em seguida por pupa e imago, que é a fase adulta.

A fim de curiosidade, as espécies mais antigas de borboleta tem registro por meio de fósseis do Eoceno. Ou seja, há mais de 50 milhões de anos. Ademais, a etimologia do nome desse inseto parte de belbellita, com raízes na palavra belo. Por outro lado, há ainda outro nome para as espécies, sendo panapanás o mais comum, e também um substantivo coletivo para borboleta.

Desse modo, existem os significados mais básicos, que partem da biologia do animal. Em contrapartida, há interpretações espirituais e místicas que surgem de culturas tradicionais e saberes ancestrais de comunidades diversas. Acima de tudo, uma das características mais básicas do inseto é o poliformismo, mimetismo e aposematismo.

Portanto, o significado de borboletas que mais aparece em comum, apesar das diferenças nas culturas, é o de transformação. Porque a natureza das espécies envolvem etapas, processos e fases que representam sua capacidade de adaptação às mudanças. Como é comum aos simbolismos e significados, as pessoas associam essa característica natural a outros sentidos na vida.

Continua após a publicidade

No geral, observa-se borboletas em logomarcas, camisetas, mas muito em tatuagens. Além disso, desenhos representativos em diferentes locais buscam incorporar esses e outros significados do animal às ideias humanas. Curiosamente, é possível encontrar as borboletas em obras de arte antigas, como símbolos de diferentes sentidos. Por fim, entenda alguns a seguir:

Significado de borboletas: origem e curiosidades sobre o símbolo

Qual é o significado de borboletas?

No geral, e como citado anteriormente, o significado de borboletas tem relação direta e principal com o símbolo da transformação. Porém, há ainda um valor de felicidade, beleza e inconstância. Porque as espécies apresentam diversas cores e formas, há ainda um valor natural, de efemeridade e renovação.

Por outro lado, as cores das borboletas também tem significados específicos em decorrência da cor em si. Portanto, a tonalidade soma às definições e simbolismos do animal e adquirem um novo valor. Como exemplo, podemos citar a borboleta azul que simboliza a sorte e boas energias.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, as borboletas coloridas, ou seja, com várias tonalidades, referem-se à alegria e a felicidade. Ademais, a presença de várias tonalidades ainda toca na questão da multiplicidade, da diversidade e da riqueza. No que diz respeito a uma perspectiva religiosa, há também o contexto de renovação.

Contudo, o significado de borboletas nesse aspecto refere-se à reencarnação, no Espiritismo, e na ressurreição em outras correntes, como o próprio Catolicismo. Em outras palavras, se trata do retorno de uma alma para o corpo físico, recomeçando um novo ciclo. Sendo assim, também toca no ponto da transformação e da mudança.

Em um nível de espiritualidade e misticismo, a borboleta significa uma mensageira de boas novas, um símbolo da intuição. Mais ainda, o curto ciclo de vida, que geralmente dura uma semana, reforça o sentido de brevidade e inconstância da alma. No geral, alguns identificam o significado de borboletas como verdadeiros exemplos da impermanência do ser.

Por fim, quando se pensa em tatuagens de borboletas, é comum que essas ideias e conceitos se misturem em algum nível. Porém, quanto mais complexo e detalhado o desenho, mais profundo o simbolismo. Basicamente, os outros elementos da tatuagem complementam e interagem com o simbolismo do inseto.

Continua após a publicidade
Significado de borboletas: origem e curiosidades sobre o símbolo
Deusa Psiquê

A representação na mitologia

Curiosamente, as culturas astecas e maias viam as borboletas como representantes divinos. Como consequência, grande parte das representações mitológicas de deuses e seres místicos envolvem traços desse inseto em algum nível. Desde questões como cores até os próprios hábitos, as histórias relacionam a borboleta principalmente à morte.

Por um lado, os astecas entendiam as borboletas como encarregadas de levar a alma dos guerreiros que morreram em batalhas. Ou então das mulheres e crianças para um local de repouso. Por outro, existem comunidades indígenas do México que identificam esse inseto com a ideia de nobreza, poder e governança.

Em contrapartida, o significado de borboleta na Psicanálise Moderna refere-se ao renascimento, cujo símbolo é o inseto de asas abertas. A raiz desse simbolismo parte da mitologia grega, cujo idioma tem psyche como palavra que representa borboleta. Ademais, Psiquê é ainda uma deusa grega, a personificação primordial da alma em uma mulher com asas abertas.

Nesse sentido, existia ainda versões sobre como após morrer o espírito da pessoa saía de seu corpo em formato de borboleta. Sobretudo, isso surgiu da presença desses insetos nas regiões onde os falecidos eram enterrados. Comumente, eram áreas floridas, o que atraíam os insetos polinizadores para o local e representava boa sorte.

Continua após a publicidade

Por fim, a mitologia grega explica que a transformação da alma em borboleta é justamente a deusa Psiquê recolhendo os espíritos daqueles que já foram. Curiosamente, a cultura asiática apresenta um simbolismo similar, com a borboleta sendo o próprio símbolo de Deus em algumas narrativas.

E aí, aprendeu o significado de borboletas? Então leia sobre 25 inventores famosos que mudaram o mundo

Próxima página »

Escolhidas para você