Curiosidades

Quais são os principais símbolos Illuminati e os seus significados

Os símbolos Illuminati são utilizados para representar a influência ou presença dessa sociedade secreta dentro de nosso mundo.

Por P.H Mota

Em latim, a palavra Illuminati significa iluminado. No entanto, a palavra é popular especialmente por ser o nome de um grupo secreto que teria como principal objetivo dominar o mundo. A partir desses segredos, alguns dos símbolos Illuminati podem ser percebidos em algumas representações.

Com inspiração no iluminismo e suas doutrinas, os Illuminati são rodeados de muitos mistérios, teorias e conspirações. Entretanto, algumas delas colocam em questionamento a própria existência do grupo.

Quem defende a existência dele, por outro lado, garante que o principal objetivo da ordem é garantir uma Nova Ordem Mundial, por meio de influências e pressões políticas, econômicas e sociais. Saiba mais sobre esta sociedade secreta e seus símbolos a seguir.

Quem são os Illuminati?

Fonte: Pinterest

Os Illuminati existem desde o início dos tempos. Sua insígnia pode ser vista nas pirâmides. Além disso, sua influência era evidente em torno da vida de Cristo, bem como de reis e imperadores da antiguidade.

Continua após a publicidade

Contudo, o primeiro grupo Illuminati original e oficial foi fundado na Baviera no século 18 por Adam Weishaupt, um professor anticlerical que queria limitar a interferência da Igreja na vida pública.

Convencido de que as ideias religiosas não eram mais um sistema de crenças adequado para governar as sociedades modernas, “ele decidiu encontrar outra forma de ‘iluminação’. Ou seja, um conjunto de ideias e práticas que podem ser aplicadas para mudar radicalmente a forma como os estados europeus são administrados

Então, ele baseou sua sociedade secreta nos maçons, com uma hierarquia e rituais misteriosos, e chamou-a de Ordem dos Illuminati para refletir os ideais iluminados de seus membros instruídos.

Acredita-se ainda que uma característica definidora dos primeiros membros dos Illuminati é que eles não confiavam em ninguém com mais de 30 anos, porque eram muito determinados em seus caminhos.

Continua após a publicidade

A Ordem e hierarquia dos Illuminati

Símbolos illuminati: quais são e o que significa cada um deles
Fonte: Pinterest

Desde sua criação, a ordem contava com alguns membros influentes, com o mais famoso deles sendo alegadamente o pensador alemão Johann Goethe.

Os Illuminati foram reprimidos por uma repressão do governo às sociedades secretas no final da década de 1780, mas os rumores de que continuaram a sobreviver como uma organização clandestina persistiram até os dias modernos.

Entre os supostos membros da sociedade secreta estão não apenas políticos e líderes religiosos, mas também atores e estrelas pop.

Depois de ingressar, os membros da Ordem dos Illuminati trabalharam em uma série de “níveis” para mostrar seu progresso em direção à iluminação. Originalmente, os Illuminati tinham três diferentes “níveis de iluminação” que os membros podiam alcançar: noviços, minervais e minervais iluminados.

Continua após a publicidade

(A coruja de Minerva era o símbolo original do grupo; Minerva era a deusa romana da sabedoria, e a coruja de Minerva simboliza inteligência e sabedoria e era um ícone popular dos pensadores progressistas e independentes da época.)

No entanto, alguns anos após sua fundação, um membro chamado Baron von Knigge revisou o sistema em até 13 níveis, também conhecidos como “graus”, que foram agrupados em três classes. Desse modo, alcançar o nível mais alto significa que um membro alcançou “iluminação filosófica”.

O que é a Nova Ordem Mundial?

Fonte: Pinterest

A polêmica em torno do que seria a ‘Nova Ordem Mundial’ surgiu em 1797. Naquele ano, o físico, matemático e o teórico da conspiração John Robison publicou o livro “Provas de uma Conspiração” no qual acusava a Ordem dos Illuminati de se infiltrar nos maçons e ajudar a iniciar a Revolução Francesa.

Este livro acabou chegando a George Washington, um Mestre Maçom, que acabara de encerrar seu mandato como presidente. Depois de lê-lo, Washington escreveu uma carta com a intenção de dissipar a ameaça dos Illuminati, embora ele simplesmente se dirigisse ao grupo apenas alimentando teorias de conspiração.

Continua após a publicidade

Escritos e acusações semelhantes se seguiram, e a conversa pública sobre as conspirações dos Illuminati morreria e explodiria novamente ao longo dos séculos seguintes.

Assim, existem centenas de teorias da conspiração alegando que a Ordem dos Illuminati ainda está muito viva e trabalhando silenciosamente para estabelecer uma Nova Ordem Mundial.

Essa nova ordem gira em torno da ideia de que um pequeno grupo de pessoas muito poderosas as pessoas estão trabalhando nos bastidores para estabelecer um governo autoritário que governaria o mundo inteiro. Contudo, não há provas disso.

Principais símbolos Illuminati

Pirâmide

Fonte: Pinterest

Dentro dos símbolos Illuminati, a pirâmide (ou, às vezes, um triângulo) representa a estrutura e hierarquia da ordem. Por outro lado, quando ela é inacabada, pode servir como símbolo de uma obra ainda em andamento, visando a Nova Ordem Mundial.

Continua após a publicidade

Olho que tudo vê

Símbolos illuminati: quais são e o que significa cada um deles
Fonte: Pinterest

O olho que tudo vê é um dos símbolos Illuminati mais populares. Ele simboliza o Grande Arquiteto, que está observando e julgando tudo o que acontece no mundo. Além disso, ele está presente nas notas de 1 dólar, uma das cédulas que mais circula em todo o mundo.

Coruja

Fonte: Pinterest

Entre os símbolos Illuminati, a coruja é um animal que representa a sabedoria suprema do grupo. No passado, a ave estava diretamente ligada à Minerva, deusa da sabedoria entre os romanos. Uma vez que os Illuminati se consideram não só iluminados, mas também sábios, o símbolo está de acordo com suas filosofias.

Obelisco

Símbolos illuminati: quais são e o que significa cada um deles
Fonte: Pinterest

No passado, culturas pagãs utilizavam o obelisco como símbolo de autoridade sobre os povos. Pensando nisso, os Illuminati também utilizam o símbolo para representar seu poder gigantesco. Ao mesmo tempo, é um símbolo que está espalhado por todo o mundo, o que também se relaciona com a sociedade secreta.

Fogo e chama eterna

Fonte: Pinterest

Os símbolos de fogo e chama eterna são os mais literais entre todos os outros símbolos Illuminati. Isso porque eles são utilizados exatamente para representar a iluminação causada pelo fogo, que dá o nome ao grupo.

Continua após a publicidade

Pentagrama

Fonte: Pinterest

Assim como em outras culturas, o pentagrama está associado à prática de magia negra. No entanto, isso não significa que as práticas Illuminati passem por isso tipo de ação. Na verdade, a principal ideia do uso do pentagrama faz referência ao desafio à ordem, por meio da inversão. No passado, entretanto, todo uso de pentagrama servia como forma de proteção contra demônios, e não como ligação direta com eles.

Cobra

Símbolos illuminati: quais são e o que significa cada um deles
Fonte: Pinterest

Em algumas mitologias, a cobra representa o símbolo da tentação diante do fruto proibido. Dessa maneira, os Illuminati se apropriam do símbolo para representar a busca por algum tipo de conhecimento superior, capaz de transformar o mundo. Por outro lado, quando a cobra está trincando sua própria cauda, indica a regeneração infinita permitida aos iluminados do grupo.

Número 666

Símbolos illuminati: quais são e o que significa cada um deles
Fonte: Pinterest

Por fim, o número 666 também está associado à Besta, ou ao Anticristo. Dessa maneira, é comum que alguns grupos e referências utilizem o símbolo para representar os Illuminati, já que são carregados de teorias, conspirações e mistérios que sugerem esse tipo de relação obscura.

Então, gostou de saber mais sobre essa sociedade secreta? Então, leia também: Pentagrama: significado do símbolo e das cinco pontas.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você