Curiosidades

Tarzan da vida real trocou a civilização pela natureza após guerra

O "Tarzan da vida real" é o vietnamita Ho Van Lang que sobreviveu durante 41 anos na floresta para fugir da Guerra do Vietnã.

“Tarzan da vida real” é o apelido popular do vietnamita Ho Van Lang. Nesse sentido, ele faleceu aos 52 anos em decorrência de um câncer no fígado ainda em 2013. Porém, sua história tornou-se popular porque ele viveu na floresta do Vietnã por 41 anos com seu pai.

Basicamente, ambos fugiram após sobreviver um bombardeio durante a Guerra do Vietnã que matou metade de sua família. Desse modo, ambos permaneceram quatro décadas sobrevivendo na natureza com os recursos disponíveis. Logo em seguida a esse período, Ho Van Lang retornou para a cidade durante oito anos antes de falecer por conta do câncer.

Acima de tudo, o mais curioso é que ambos permaneceram 41 anos na floresta porque acreditavam que a Guerra do Vietnã ainda estava acontecendo. Porque permaneceram isolados completamente enquanto sobreviviam com o que estava disponível na natureza. Curiosamente, pessoas que estiveram em contato com o Tarzan da vida real acreditam que a vida urbana foi o que colocou em risco.

Tarzan da vida real trocou a civilização pela natureza após guerra

Continua após a publicidade

História do Tarzan da vida real

Em resumo, Álvaro Cerezo, amigo de Lang, afirmou em entrevistas que a vida urbana na cidade teve consequências à saúde de Ho Van Lang. Sobretudo, começar a consumir bebida alcoólica e comer alimentos processados afetou seu organismo. Porque passou 41 anos comendo somente o que estava disponível na natureza, seu corpo se adaptou a uma outra dieta e outros hábitos.

Portanto, a mudança drástica de ambiente e espaço afetou seu físico e psicológico, dando espaço para problemas de imunidade e afins. No entanto, quem incentivou que ambos retornassem à floresta foi o irmão mais velho do Tarzan da vida real. Em resumo, Ho Van Tri encorajou ambos a voltarem para a vida anterior porque a saúde do pai começou a piorar ainda em 2013 na cidade.

Posteriormente, o pai faleceu em 2017, por uma causa desconhecida. Em contrapartida, o pouco que se sabe sobre ele é que teve contato com a natureza desde antes da Guerra do Vietnã. Nessa época, a família vivia em um vilarejo no país, o que facilitou em partes a vida na floresta.

Sobretudo, ambos sobreviveram por quatro décadas colhendo alimentos e plantando milho, abundante na região. Ademais, utilizavam tangas feitas de casca de árvore, e também viviam em uma casa na árvore para sobreviver aos predadores e ao clima da região. Por fim, foram encontrados em agosto de 2013 por meio de uma equipe que passou cinco horas em buscas.

Continua após a publicidade

Mais especificamente, Ho Van Lang viveu grande parte de sua vida no distrito de Tay Tra, na província de Quang Ngai. Como consequência, vivia como extrativista e caçador, se alimentando de frutas, mel, carne de macaco, cobra e lagarto. Ainda que não tenha sido desnutrido, os exames feitos logo após de seu retorno à cidade apontaram uma subnutrição aguda, o que afetou seu crescimento.

Tarzan da vida real trocou a civilização pela natureza após guerra

Curiosidades sobre o caso

Porque viveu na floresta durante mais de quatro décadas, o Tarzan da vida real nunca soube que mulheres existiam. Sobretudo, seu pai nunca tocou no assunto, e ele somente as viu quanto retornou para a aldeia. Ademais, no período que ficaram na floresta, eles praticamente não se encontraram com outros seres humanos.

Em uma ocasião específica, viram um grupo de pessoas e acabaram fugindo para se proteger. Ou seja, não entraram em contato e entenderam os indivíduos como invasores. Apesar disso, o responsável pela ação da equipe de buscas afirmou que a ação estava acontecendo há meses.

Continua após a publicidade

Porém, sempre que pessoas se aproximavam dos dois, eles fugiam e desapareciam na floresta. Acima de tudo, conheciam a região na palma da mão porque viveram na floresta durante muito tempo. Sendo assim, o trabalho de busca do Tarzan da vida real e seu pai era mais difícil, pois nem as próprias equipes sabiam tão bem como funcionava a área.

Por fim, como disse seu amigo, a vida na cidade não os fez bem. No geral, Ho Van Lang teve grandes dificuldades em se relacionar porque não tinha habilidades sociais. Desse modo, era incapaz de diferenciar homens de mulheres, não apresentando nenhum instinto reprodutivo e sem entender os conceitos sociais básicos.

Como consequência, seu irmão apresentou à imprensa em entrevistas que seu irmão era como um “bebê no corpo de homem”, porque não sabia parâmetros de discernimento, bem e mal. Ainda assim, o maior problema surgiu porque seu corpo não possuía imunidade ou defesas naturais, o que causou uma série de enfermidades que culminaram no falecimento pelo câncer.

E aí, aprendeu sobre o Tarzan da vida real? Então leia sobre Fearless Girl: história e curiosidades sobre a escultura

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você