Os tipos de mortes referem-se às principais causas de falecimento no mundo. Nesse sentido, apesar de culturas diversas, existem conformidades em relação ao nascimento e morte dos indivíduos. Basicamente, pode-se agrupar as causas de mortes em categorias em comum, principalmente quando se fala de saúde e corpo humano.
Desse modo, a Organização Mundial de Saúde criou um ranking a partir de dados de 2016. Em resumo, nesse ano houve o registro de 56,9 milhões de mortes, o que permitiu uniformizar um sistema de análise e criar agrupamentos. Apesar disso, a conclusão mostrou que problemas cardiovasculares são os principais tipos de morte no mundo.
No geral, esse ranking surge com a intenção de reeducar hábitos e criar estratégias globais de prevenção. Ou seja, compreendendo quais são as enfermidades e causas de morte no mundo inteiro, pode-se agir de forma direcionada nesses problemas. Portanto, o estudo em parceria com a Organização Pan Americana de Saúde trouxe uma visão globalizada sobre o tema.
Mais ainda, a partir do gráfico a seguir, pode-se entender quão grande é a discrepância entre os tipos de mortes. Em especial, percebe-se a magnitude dos problemas cardiovasculares em comparação com acidentes de trânsito, por exemplo. Por fim, confira a lista e a definição de cada um dos tipos de mortes:
Quais são os tipos de mortes mais comuns no mundo
1) Cardiopatia isquêmica
Em resumo, se trata de uma enfermidade causada pela obstrução dos vasos que levam o sangue para o coração. Desse modo, possui como principal causa a aterosclerose. No geral, a cardiopatia isquêmica desencadeia a angina de peito ou angina pectoris. Ou seja, uma dor que acontece com frequência por causa da redução do fluxo sanguíneo no órgão, causando infarto e morte súbita.
2) Acidente vascular cerebral, ou AVC
Também chamado de acidente vascular encefálico ou derrame, consiste em um problema de duas categorias. Sendo assim, pode acontecer de forma isquêmica ou hemorrágica. Basicamente, o AVC isquêmico é um tipo de morte que causa falta de sangue chegando ao encéfalo em decorrência de uma obstrução.
Em contrapartida, o acidente vascular cerebral hemorrágico ocorre quando há rompimento de vasos, gerando um sangramento local. Apesar disso, geralmente esse tipo de morte acontece por falta de irrigação sanguínea no cérebro.
3) Doença pulmonar obstrutiva crônica, o tipo de morte que surge em decorrência do tabagismo
Em resumo, esse tipo de morte surge por uma resposta inflamatória anormal dos pulmões. Portanto, decorre por uma exposição prolongada a substâncias irritantes ou material particulado. Como exemplo, pode-se citar o uso de cigarro, desencadeando problemas respiratórios que podem causar morte a longo prazo.
4) Infecções das visas respiratórias inferiores
No geral, esse tipo de morte envolve problemas como bronquite e pneumonia, que a princípio não são letais, mas se tornam com o passar do tempo. Desse modo, a bronquite consiste na inflamação dos brônquios enquanto a pneumonia é uma infecção nos pulmões. Comumente, os sintomas comuns envolvem febre, tosse, dor torácica, fraqueza e falta de ar.
5) Alzheimer e outras enfermidades semelhantes também são tipos de mortes comuns
Em resumo, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que apresenta como sintoma inicial uma deficiência de memória. Porém, há progressão do quadro gerando risco de morte dos pacientes. Sobretudo, a incapacidade de realizar atividades comuns altera a percepção de realidade. Por fim, o Alzheimer é progressivo e fatal.
6) Câncer de pulmão, traqueia e brônquios, tipos de mortes causados pelo tabagismo
Sobretudo, se tratam de neoplasias malignas. Em outras palavras, surgem por conta do crescimento descontrolado de células nesses locais. Mais ainda, há formação de tumores com células diferentes das originais, provocando metástases. Comumente, esses três tipos de enfermidade tem como principal causa o tabagismo.
7) Diabetes mellitus
Comumente, tem como principal característica o aumento dos níveis de glicose no sangue. Ademais, surge em decorrência de defeitos na produção do hormônio insulina, ou problemas em sua ação. Por fim, tem divisões e categorias diferentes relacionados ao problema na insulina dentro do organismo.
8) Acidentes de trânsito, o tipo de morte que atinge mais de um milhão de pessoas por ano
Em primeiro lugar, a OMS estima que cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem todo ano em decorrência dos acidentes de trânsito. Acima de tudo, os mais suscetíveis a tornarem-se vítimas são pessoas vulneráveis. Ou seja, os pedestres, ciclistas e motociclistas. Também apontam como motivo principal a alta velocidade, uso de álcool e abuso de outras substâncias no trânsito.
9) Doenças diarreicas
No geral, surgem por causa de vírus e bactérias. Desse modo, tem como principal característica o aumento do número de evacuações a diminuição da consistência de fezes. Porém, há ainda a possibilidade de parecer sintomas como dores intensas e vômito.
10) Tuberculose, o último dos tipos de mortes
Por fim, a tuberculose surge em decorrência de uma bactéria que atinge principalmente os pulmões. Nesse sentido, aparecem sintomas como a tosse seca ou produtiva, febre, emagrecimento intenso e fadiga. Ademais, é uma enfermidade contagiosa.
E aí, aprendeu sobre os tipos de mortes? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.