Curiosidades

Tiradentes [21 de abril]: é feriado nacional ou ponto facultativo?

O Dia de Tiradentes é um dos feriados mais significativos do Brasil, pois homeageia o herói nacional e a independência que ele buscou para o país.

O Dia de Tiradentes no Brasil e relembra a execução do herói nacional brasileiro Joaquim José da Silva Xavier. Em suma, ele foi um revolucionário que lutou pela independência do império português. Mas, afinal o Dia de Tiradentes é feriado ou ponto facultativo? Em suma, a cada ano o governo estabelece quais serão os feriados e pontos facultativos.

Desse modo, os empregadores são obrigados a dispensar os serviços dos seus funcionários neste dia. Portanto, 21 de abril é considerado um feriado nacional e não ponto facultativo, onde a dispensa do trabalho é opcional.

Além disso, vale lembrar que os feriados são datas presentes nos calendários nacionais, estaduais e municipais, e com efeito, não são dias úteis de trabalho; (exceto aqueles que a lei permite).

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes foi o líder da Inconfidência Mineira, que aconteceu em Minas Gerais. O grupo, formado pela elite mineira, pretendia conquistar a liberdade e implantar um governo republicano.

Entretanto, um dia antes do levante, um dos inconfidentes delatou o grupo em troca do perdão por suas dívidas com a coroa. Assim, Tiradentes assumiu responsabilidade total pela Inconfidência, e foi preso pelo crime de traição contra o rei.

Por causa disso, Tiradentes recebeu a pena capital – a morte.

Continua após a publicidade

Por que ele é homenageado no dia 21 de abril?

Em 21 de abril de 1792, ele foi enforcado em praça pública na cidade do Rio de Janeiro. Após o matarem, esquartejaram o seu corpo e sua cabeça foi exposta em Vila Rica.

Além disso, as demais partes foram jogadas na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais, para intimidar a população e evitar novas revoltas.

Ademais queimaram sua casa, consfiscaram seus bens e jogaram sal no terreno para que nada lá brotasse. Por tudo isso, Tiradentes é considerado herói nacional e o dia de sua morte é feriado em todo o país.

Próximos feriados no Brasil

Veja quais são os próximos feriados nacionais:

1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);

7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);

12 de outubro: Nossa Sra. Aparecida / Dia das Crianças (feriado nacional);

28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

2 de novembro: Finados (feriado nacional);

15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);

25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Então,  agora que você sabe que o Dia de Tiradentes é feriado, não deixe de ler também: Feriados e datas comemorativas de março em 2022

Próxima página »

Escolhidas para você