Curiosidades

O que é Top Gun? Confira 5 curiosidades sobre os bastidores da franquia

O filme original Top Gun foi um grande sucesso, com um elenco principal brilhante que criou uma nova sede por contos patrióticos de ação.

Certamente, o fato de ter demorado mais de 30 anos para uma sequência acontecer é bastante impressionante para uma franquia. Aliás, o novo filme Top Gun: Maverick já começou a acumular elogios de quem o viu em sua estreia.

Então, se já faz um tempo desde que você fez Top Gun pela primeira vez, este artigo deve oferecer todas as informações que você precisa saber antes de ver a sequência.

O que é Top Gun?

Lançado em 1986, Top Gun é um dispositivo de recrutamento militar dos EUA na forma de um filme sobre o programa de instrutores de táticas de combate da Marinha dos Estados Unidos, também conhecido como Top Gun.

Dirigido por Tony Scott, o filme é estrelado por Tom Cruise como um piloto de caça de cabeça quente que aprende não apenas como ser o melhor piloto dos céus, mas como trabalhar como parte de uma unidade de combate.

Continua após a publicidade

5 curiosidades sobre o filme

1. Inspirado em um artigo real

O filme gravado em plena Guerra Fria, não é totalmente uma obra de ficção. Em suma, ele foi baseado em um artigo da California Magazine que descrevia as operações diárias da Estação Aérea Naval dos EUA em Miramar, em San Diego.

Além disso, Top Gun foi um dos primeiros filmes a obter permissão dos militares para usar seus ativos de forma ampla, mas estava longe de ser o último.

A celebração do patriotismo do filme se mantém, mesmo de forma datada. A narrativa mescla poder, ação, música e emoção em um pacote singularmente americano diferente de qualquer outro.

2. A personagem de Charlie foi inspirado por uma mulher real e durona

O interesse amoroso de Maverick não foi originalmente planejado para ser a instrutora de voo do Top Gun Charlotte “Charlie” Blackwood. Na verdade, um artigo da revista People de 1985 disse que os cineastas estavam pensando em ter seu interesse amoroso em um ginasta em um ponto.

Continua após a publicidade

Em última análise, a ideia de Charlie foi solidificada depois que os cineastas conheceram brevemente Christine Fox durante uma reunião na então Estação Aérea Naval de Miramar com o almirante comandante da ala aérea. Fox, então com 30 anos, trabalhava como analista no Centro de Análises Navais.

Continua após a publicidade

3. Momentos icônicos foram improvisados

Uma das cenas mais memoráveis ​​do filme não foi incluída no roteiro original. O ator Val Kilmer, que interpreta o tenente Tom ‘Homem de Gelo’ Kazansky, improvisou sua reação tossindo e dizendo “besteira”; ao lançar dúvidas sobre a descrição de Maverick de dar o dedo a aeronaves inimigas, de acordo com o IMDB. As reações dos outros atores ao comentário são supostamente autênticas.

Além disso, o IMDB informou que Cruise deu um beijo improvisado em McGillis depois que ele esqueceu sua fala. A cena segue a avaliação mordaz de Charlie sobre o desempenho de voo de Maverick na frente de seus colegas.

4. Quatro pilotos da Marinha pilotaram os jatos no filme

Cruise e os outros atores tiveram uma pequena ajuda de alguns pilotos da Marinha testados e comprovados quando se tratava de pilotar os caças para o filme.

Continua após a publicidade

A Marinha foi contatada por aqueles que trabalhavam em “Top Gun” em busca de pilotos que pudessem pilotar o F-14 para o filme; e entre os escolhidos estava Scott Altman, que mais tarde se tornou um astronauta da NASA, segundo a agência.

Aliás, o O Pentágono cobrou US$ 1,8 milhão da Paramount apenas para usar a aeronave e os navios da Marinha, então os produtores precisavam aproveitar ao máximo a chance de filmar.

5. A produção de Top Gun sofreu uma perda trágica

Por fim, o piloto de dublês Art Scholl foi tragicamente morto durante as filmagens do filme cult, aos 54 anos. Seu avião com câmera Pitts S-2 não conseguiu reverter de uma rotação plana e mergulhou no Oceano Pacífico. O avião e seu corpo infelizmente nunca foram recuperados.

As últimas palavras que ele falou pelo rádio do jato foram: “”Eu tenho um problema – eu tenho um problema real.” Assim, o filme cult foi dedicado à sua vida.

Continua após a publicidade

Então, gostou de saber mais sobre o filme Top Gun? Pois, leia também: Edward Mãos de Tesoura – 11 curiosidades sobre o clássico de Tim Burton

Fonte: Uol

Próxima página »

Escolhidas para você