Curiosidades

Traço de caráter masoquista: o que é + principais características

Pessoas com o traço de caráter masoquista são capazes de suportar situações difíceis. Portanto, são consideradas pessoas extremamente forte.

Segundo especialistas, o formato do corpo indica o tipo de caráter e personalidade de uma pessoa. Dessa forma, após estudos, cientistas chegaram à conclusão de que existem cinco traços de caráter. São eles, esquizoide, oral, masoquista, rígido e psicopático. Quanto ao traço de caráter masoquista, ele é formado entre os dois anos e meio até por volta dos três anos e meio.

Ademais, os adultos tendem a repreender as crianças em frente a outras pessoas. Desse modo, elas se sentem humilhadas, o que vai moldando o traço de caráter masoquista. Logo, as crianças começam a desenvolver mecanismos na tentativa de se defenderem, nascendo o recurso masoquista.

Em suma, um masoquista possui força, cautela, lealdade, cumplicidade, consistência e atenção aos detalhes. No entanto, não costumam ser espontâneos, agir por improviso ou abrir mão de seus sentimentos.

Por outro lado, também apresentam fortes características físicas que auxiliam na sua identificação. Por exemplo, a sua musculatura é mais densa, e o corpo apresenta aspectos mais quadrados. Além disso, costumam apresentar olheiras bem marcadas, e um arca dentária mais desorganizada.

Continua após a publicidade

Traço de caráter masoquista: O que é

Pinterest

O traço de caráter masoquista consiste em um conjunto de características que assolam algumas pessoas. Em síntese, são pessoas cautelosas e que não costumam agir espontaneamente. A princípio, esse traço de caráter é formado aos 2 anos e meio e vai até os 3 anos e meio de idade. Ademais, está ocorrendo o processo de mielinizado (construção do sistema nervoso) na coluna lombar da criança. Assim sendo, a criança tem controle das suas pernas, do quadril e da musculatura dessa região. Dessa maneira, é o momento do desfralde, visto que a criança supostamente adquire controle do seu esfíncter anal e mictórios. Logo, são capazes de segurar as fezes e a urina.

Consequentemente surge uma maior cobrança do adulto para a criança. Que espera que ela não suje mais as roupas e peça para ir ao banheiro. No entanto, a criança será capaz de controlar suas necessidades quando ela tiver força suficiente nas pernas para sustentar o seu corpo. Então, ao fazer suas necessidades publicamente e ser chamada atenção, a criança se sente humilhada. Por isso, ela começa a desenvolver o traço de caráter masoquista, onde recorrem a mecanismos para se defenderem.

Comportamentos de um masoquista

Análise Corporal

Pessoas que manifestam o traço de caráter masoquista são mais fechadas. Pois, são vítimas da dor da humilhação que sofreram a partir dos 2 anos com o desenvolvimento dos esfíncteres. Logo, tendem a se acostumar com a ideia de prender a dor dentro de si, por medo de deixar escapar o que sentem ou pensam. E, consequentemente, serem julgados ou humilhados por isso.

Por outro lado, os masoquistas se sentem mais seguros quando estão parados, e não correm o risco de errar e serem oprimidos por isso. Ademais, quando estão em ambientes que se sentem seguros e confortáveis, tendem a serem mais produtivos. Pois, possuem menos receio de falhar. Em suma, costumam ser detalhistas e agem com cautela, são leais, fortes e atenciosos. Entretanto, não costumam ser espontâneos, agir por improviso ou abrir mão de seus sentimentos. E, são bastante sigilosos, o tipo de pessoa que você pode contar um segredo.

Continua após a publicidade

Por fim, uma característica marcante do comportamento de um masoquista é a explosão ou implosão. Isto é, para lidar com a sua raiva, eles costumam jogar tudo para fora, como uma metralhadora, destruindo tudo a sua volta. Ou, irão se autodestruir, se culpando e se machucando.

Características físicas do traço de caráter masoquista

As emoções se comunicam bastante com o sistema nervoso, o que molda a forma como o corpo humano interage com o mundo exterior. Logo, sua musculatura se aparenta mais densa, e o corpo contém aspectos mais quadrados. Ademais, o traço de caráter masoquista costuma trancar a musculatura do corpo. Devido à sensação de que será cobrado por algo que não saberá explicar. Em suma, as características físicas de um masoquista são:

1 – Cabeça do traço de caráter masoquista

A cabeça do traço de caráter masoquista é mais quadrada. Além disso, a sua pele e o seu rosto costumam ser mais grossos, havendo pontos de tensão.

Continua após a publicidade

2 – Os olhos

Revista Cláudia

O masoquista apresenta olhos visivelmente pesados, com sobrancelhas que acompanham esse olhar. Além disso, possuem olheiras bastante inchadas. Logo, é notório no olhar a presença de uma sensação de estar com medo. Ou de querer evitar o olhar do outro. Por isso, em alguns momentos, você pode achar que ele está com raiva ou pronto para se submeter a você.

3 – A boca, tronco e quadril

A Análise Corporal

O traço de caráter masoquista possui boca trancada. Ademais, a musculatura do maxilar e do rosto tende a ser mais dura, mais travada ou ressaltada. Além disso, possui uma arcada dentária um pouco mais desorganizada. Visto que, com seus dentes, tentam segurar tudo que está ali dentro. E, é bastante comum a pessoa ter bruxismo.

O tronco de quem possui o traço de caráter masoquista tende a ser mais musculoso e quadrado. Ademais, representa uma postura que segura um peso. Além disso, possui um calombo na região da coluna cervical. Por outro lado, nas costas há menos curvas, sendo retas, chapadas, especialmente nas regiões da cervical e na região escapular. E às vezes com uma curva um pouquinho para fora.

E, o quadril do masoquista também é quadrado, sendo uma linha reta nas laterais. Além disso, o bumbum também é duro e trancado.

Continua após a publicidade

Enfim, o traço de caráter masoquista tem uma mente e um corpo programados para suportar e lidar com coisas difíceis. Até a pele é mais grossa. Portanto, são pessoas extremamente fortes, porém mais lentas.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Como diferenciar um sorriso verdadeiro de um falso.

Fontes: A Análise Corporal; Luiza Meneghim; Experimente a Paz; Pode Ser Leve.

Imagens: Mensagens com Amor; Pinterest; Revista Cláudia; Jornal do Empreendedor.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você