Quando os cães lambem ou dão mordidinhas leves em seus tutores eles estão mostrando uma forma de carinho, isto é, querem dizer que nutrem um amor e confiança pelos seus donos.
Quando os cachorros ficam com as orelhas para cima significa que estão curiosos ou confusos sobre determinada situação.
Latir é uma forma do cão em chamar atenção sobre algo que ele está querendo seja se alimentar ou até mesmo sair para passear. No entanto, o latido acompanhado de rosnado mostra que o cão está em bravo e em alerta.
Ficar com a cauda balançando, significa que seu pet está bastante feliz e alegre com seu dono. Inclusive pode também está chamando seu tutor para brincar.
Ficar com a pata levantada mostra uma tensão do animal. Já quando o cachorro anda devagar, quer dizer que ele está com medo ou desconfortável com algo.
Quando o cachorro corre atrás do próprio rabo pode ter vários significados. A depender da situação, o cão pode estar ansioso, entendiado ou até mesmo brincando para gastar energia.
Os cachorros possuem a mania de se esfregar em vários objetos em busca de tentarem capturar o cheiro das coisas. Outra explicação é porque, principalmente após o banho, os animais tentam se livrar do perfume que os shampoos e condicionadores deixam em seu corpo.
Esse comportamento acontece geralmente com cães mais novos. A explicação para essa mania em cães filhotes está relacionada a um comportamento de ansiedade e estresse. Nesse caso, como faltam estímulos físicos e mentais de brincadeiras na rotina do cachorro eles tomam essa atitude.
Muitos cachorros têm o costume de cheirar as partes íntimas das pessoas, e esse comportamento acaba sendo bastante constrangedor. O motivo para essa situação é o mesmo que ocorre pelos cães fazerem isso com outros cachorros, que é a busca por informações.
Outra dúvida muito comum para os tutores é do porque os pets ficam cavando a cama antes de deitar. Essa atitude é movida pelo próprio instinto do animal. Isso porque ele cava o seu espaço de descanso para deixá-lo mais confortável.