Não há dúvidas que o casuar do sul é a ave mais perigosa e mortal do mundo. Aliás, essas aves estão consistentemente no topo da lista de aves perigosas por boas razões. Embora normalmente deixem os humanos em paz, a menos que sejam provocados, eles atacarão se julgarem necessário. E seus ataques são implacáveis e podem ser fatais.
O perigo não parece ter impedido os seres humanos de tentar domesticar essas aves. Cascas de ovos de casuar foram encontradas em sítios arqueológicos, na Nova Guiné. Testes de carbono revelaram que seus fósseis teriam entre 18 mil a 6 mil anos.
Conforme especialistas, esses podem ser indícios de que, mesmo tão agressiva e perigosa, essas podem ter sido aves de criação, tanto pelos ovos quanto pela carne. Uma vez que não se tem registros de galinhas domesticadas antes de 9,5 mil anos atrás.
O nome científico do casuar é Casuarius, aliás um dos seus parentes é o emu. Casuares selvagens são distribuídos em Nusa Tenggara da Indonésia, Molucas, Nova Guiné da Austrália e as florestas tropicais do nordeste.
São aves onívoras, ou seja, se alimentam principalmente de frutas que caem das árvores ou são cultivadas em locais baixos. Eles também comem cogumelos e alguns pequenos animais. O casuar é a terceira maior ave do mundo, perdendo apenas para o avestruz e a ema. A altura do casuar adulto é de cerca de 1,5 a 1,8 metros e pesa cerca de 60 kg.
A maioria dos casuares gosta de andar sozinho, se juntando apenas para procriar. Eles são muito alertas e territoriais. Uma vez que eles pensem que seu território foi violado, eles serão extremamente agressivos.Além disso, como outros animais, se você ameaçar sua comida ou os filhotes, eles não terão piedade!
O método de ataque do casuar do sul combina todas as suas habilidades: correr, pular e cravar suas garras. Em outras palavras ele irá atacar o oponente a uma velocidade muito alta, depois aproveitará a força para pular alto e dar ao oponente um golpe fatal com garras afiadas.
O tamanho grande certamente lhes dá um certo impedimento, mas sua coisa mais assustadora são os dedos dos pés, que são suas armas letais. O casuar tem três dedos em cada pé, e garras longas crescem nos dedos. O dedo do meio é obviamente mais longo que os outros dois, e o pé tem 15 cm de comprimento, como uma adaga.
Esta “adaga” pode não apenas perfurar os órgãos internos do inimigo e causar sangramento grave, mas também cortar facilmente o inimigo e dividi-lo em dois. Com duas mortes registradas e vários outros ataques a humanos, essas aves devem deixar qualquer humano apreensivo.