Kofola é um refrigerante feito de xarope Kofo e ingredientes naturais. Em suma, caracteriza-se pela sua cor castanha e pelo seu sabor, onde se distinguem as ervas e o caramelo. Por causa de seu baixo preço, é a bebida favorita dos jovens e sua venda ocorre na maioria dos bares e restaurantes tchecos.
Em 1959, o químico Zdeněk Blažek foi encarregado pela empresa Galena de encontrar uma maneira de usar a cafeína excedente e desenvolver uma alternativa à ‘Coca-Cola imperialista ocidental’.
O produto de Blažek foi o xarope Kofo, feito de ingredientes à base de plantas, extratos de frutas e cafeína. O xarope de Kofo foi adicionado à água gaseificada, criando o Kofola, que era vendida pela metade do preço das colas estrangeiras e era mais amplamente distribuído.
Contudo, a Revolução de Veludo de 1989 marcou uma ruptura na vida econômica do país. Com a abertura das fronteiras, bebidas de fabricantes ocidentais inundaram o mercado tchecoslovaco e Kofola caiu no esquecimento por alguns anos.
O final da década de 1990 marcou seu retorno triunfante nos supermercados e bares graças a uma campanha publicitária eficaz. Assim, a empresa Kofola existe realmente como empresa privada desde 1993, quando a estatal foi adquirida pela família grega Kostas Samaras.
Desde então, a Kofola continuou a se expandir e modernizar, ampliando sua gama de produtos e expandindo seu mercado para os quatro países do grupo Visegrad: República Tcheca, Eslováquia, Polônia e Hungria.
Kofola é um dos maiores produtores de bebidas da Europa central. É certamente a maior fabricante nacional de refrigerantes, controlando 32% do mercado, o que a coloca em segundo lugar atrás da Coca Cola que tem cerca de 35%.
A receita do refrigerante permanece em segredo. Apesar disso, os principais ingredientes são conhecidos, mesmo que suas proporções não sejam. Além do açúcar, a bebida contém uma mistura de especiarias, extratos cítricos e extratos de madeiras doces e folhas de amoras e framboesas.