Quando se trata de ser o mais alto (em termos de nível do mar), o Everest é o atual campeão. Todavia, graças a uma protuberância estranha perto do equador, o Monte Chimborazo, no Equador, é o mais próximo da lua.
O nome do lugar mais curto é “Å” e está localizado na Suécia e na Noruega. Nas línguas escandinavas, “Å” significa “rio”.
O buraco mais profundo já feito pelo homem é o Poço Superprofundo de Kola, na Rússia. Atingiu uma profundidade de 12.261 metros e foi perfurado para pesquisas científicas e rendeu algumas descobertas curiosas.
A Fossa das Marianas é a parte mais profunda dos oceanos do mundo e a menor elevação da superfície da crosta terrestre. Atualmente, estima-se que sua profundidade é de 10.971 metros. Aliás, ela fica no oeste do Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas.
O Mar dos Sargaços é uma região no meio do Oceano Atlântico Norte, cercada por correntes oceânicas, e este é o único mar do planeta que não tem costa.
Com apenas cerca de 3.000 pessoas, as Ilhas Malvinas abrigam aproximadamente meio milhão de ovelhas. Portanto, não é nenhuma surpresa que a lã seja seu principal produto de exportação
A Estação Anna Creek, localizada no sul da Austrália, é a maior fazenda de gado e maior propriedade privada do mundo. Aliás, sua área soma 24 mil km² – quase 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
O Egito é o estado soberano mais antigo do mundo. Em termos de soberania, o Egito seria o primeiro país do mundo a alcançar a soberania baseada na formação da primeira dinastia em 3100 a.C.
A Rússia tem de longe o maior número de tanques de guerra do mundo, ao todo são 21 mil. Contudo, a maioria deles é muito antiga e datam dos períodos das duas guerras mundiais.
A Sibéria produz a maior parte do oxigênio do mundo. A Sibéria é o lar de aproximadamente 25% das florestas do mundo, que abrangem uma área maior do que a dos Estados Unidos continental, tornando a Rússia o maior conversor de gás carbônico (CO2) em compostos respiráveis.