Quem conta com esse tipo de inteligência tende a ter facilidade para se expressar, tanto na forma oral quanto escrita. Outra característica típica é a expressividade dessas pessoas, que também costumam ser muito atenciosas, especialmente para entender o ponto de vista dos demais.
Esse é o perfil de quem costuma ter alta capacidade de memorização e habilidade para lidar com exatas. Além disso, pessoas com inteligência lógica têm a grande capacidade de dividir seus problemas em fragmentos menores, para resolvê-los aos poucos, como fariam com um desafio de cálculo, por exemplo.
Está diretamente ligada às pessoas com grandes habilidades para expressão corporal e atribui a esses indivíduos uma noção incrível de espaço, distância e profundidade. Muito comum em esportistas, esse tipo de inteligência se relaciona à coordenação motora e aos movimentos voluntários do corpo.
Criar, imaginar e desenhar. Essas são habilidades típicas de quem tem esse tipo de inteligência como predominante. Pessoas com esse perfil costumam ser sensíveis e têm um enorme talento para as artes gráficas.
Um dos tipos mais raros de inteligência, esse perfil diz respeito à habilidade que alguns pessoas possuem de criar e trabalhar com a música, identificando naturalmente padrões de sons e notas musicais. Muita vezes, indivíduos com inteligência musical predominante conseguem até aprender a tocar instrumentos sozinhas.
Essa é uma habilidade ligada à liderança. Assim, indivíduos com esse perfil predominante são ativos e despertam facilmente a admiração de um grupo. Costumam ser pessoas calmas, diretas, convincentes, organizadas e não têm qualquer dificuldade em organizar metas.
Esse é o tipo mais raro de inteligência e também está relacionado à liderança. No entanto, se difere da anterior pela capacidade de compreender os demais, especialmente quanto aos seus pensamentos, sentimentos e desejos. Além disso, não são ativos como os líderes interpessoais, mas reservados; e exercem a liderança de modo indireto.