Medicamento ansiolítico, ou seja, que reduz a ansiedade, o Rivotril possui em sua composição uma substância chamada Clonazepam que, basicamente, inibe o sistema nervoso central. É por isso que esse remédio é tarja preta e só deve ser consumida sob prescrição médica, já que se trata de um medicamento que afeta a mente e o humor.
De forma geral, o Rivotril causa depressão do sistema nervoso central (SNC). Tanto que, na bula, os fabricantes recomendam que são se faça uso do medicamento caso você precise executar atividades perigosas que exijam agilidade mental, como operar máquinas ou dirigir veículos. Seus efeitos, aliás, iniciam em média de 30 a 60 minutos após seu consumo, podendo durar de 6 a 12 horas.
O Rivotril é um medicamento ansiolítico, ou seja, age como tranquilizante no corpo humano. Sua principal função é inibir algumas funções do sistema nervoso central, provocando um efeito sedativo que gera a tranquilização. Sendo assim, seu uso costuma ser indicado para pacientes que sofrem com condições como distúrbios epilépticos, transtorno de ansiedade generalizada (TAG), síndrome do pânico, fobia social, insônia, depressão e transtorno bipolar.
- Cardiovascular: dores no peito, arritmia e palpitações. - Gastrointestinal: gastrite, diarreia, náusea e prisão de ventre. - Respiratório: rinite, tosse bronquite, respiração ofegante, congestão nasal e dispneia. - Dermatológico: erupções na pele, queda de cabelo e inchaços. - Neurológico: vertigem, sonolência, letargia, fadiga, enxaqueca, e coordenação motora prejudicada.
O Rivotril pode ser administrado juntamente com outros medicamentos, entretanto o médico deve ser informado sobre o uso desses medicamentos que você confere a seguir. Metadona; Erva de São João; Olanzapina; Ácido Fusídico; Talidomida; Droperidol; Zolpidem.
Como toda droga, o Rivotril pode ser perigoso em alguns casos, como durante a gravidez. Nessa fase da vida, as mulheres só devem fazer uso do medicamento sob recomendação e acompanhamento médicos. Mas essa não é a única contraindicação do uso do Rivotril. Abaixo, como você vai ver, listamos alguns grupos de risco, que devem ficar longe desse medicamento.