Yuzu é um fruto tipicamente asiático que vem encantando chefs por todo o mundo, assim como no Brasil. Assim, por mais que ele seja de origem chinesa, essa espécie de tangerina com limão se popularizou no Japão, sendo ele o seu principal produtor.
Desta forma o fruto é muito conhecido como limão japonês, assim como possui em sua casca uma alta concentração de aromas. Que por consequência o transformou em um ingrediente muito procurado e disputado por chefes, principalmente na culinária japonesa.
Assim o yuzu perfuma pratos, além de que também pode ser usado na produção de cosméticos. Porém a sua produção é baixa, pois ele é um fruto ainda muito raro, e temido no comércio, por não ser tão popular. Desta forma os seus custos são altos, porque normalmente são importados, ou é cultivado em baixa escala.
Baixa produção e alto custo
Por ser um fruto ainda “desconhecido”, a sua produção não é grande, assim possuindo um alto custo de investimento para os amantes do seu aroma único. Até porque o período desde o plantio até o surgimento de frutos do yuzu pode levar até 18 anos. Sendo suas mudar muito raras, assim como difíceis de serem encontradas.
Contudo existem até alguns produtores locais, no Brasil, que viram potencial no yuzu, mesmo sendo produzido em baixa escala. E um desses produtores é o senhor Hiromoto, que ganhou mudas da fruta do seu cunhado. E após cerca de 4 anos do seu plantio elas já lhe deram cerca de 400 limões japoneses, que ele venda a cerca de R$ 5 reais a unidade.
Outra produtora é a cozinheira e alquimista, Marisa Ono, que possui um único pé de yuzu muito disputado. Assim ele comercializa seu fruto a cerca de R$ 3 reais a unidade. Além de que a maioria dessas pequenas produções são normalmente comercializadas para apenas um comprador.
Plantação no interior de São Paulo
Existe também uma pequena plantação do fruto no interior de São Paulo, com cerca de 40 mudas. Porém o seu produtor, o senhor Teruo Masuda, que mal fala português não se lembra exatamente quando plantou as mudas do fruto. Sendo que a sua espécie de yuzu é resultado do enxertamento em pés de limão-cravo.
Contudo o que tornou o senhhor Masuda popular não foi exatamente a sua produção de limões-japoneses. Mas sim a da sua pasta da casta do yuzu com sal, que ele passou a comercializar na Liberdade, pela Adega do Sakê. O que tornou o seu produto muito popular, assim usado em vários restaurantes japoneses brasileiros, principalmente em pratos de frutos do mar.
Prefeitura de Kochi é a principal produtora do fruto
Como dito antes, por mais que o yuzu seja um fruto de origem chinesa, ele se tornou muito popular na culinária japonesa, assim apelidado de limão-japonês. Desta forma o seu maior e principal produtor é a Prefeitura de Kochi, sendo sua produção equivalente a cerca de 50% da produção total do país.
Além de que o suco produzido em Kochi também é conhecido como o mais aromático e saboroso do Japão. Isso é porque suas árvores são puras, assim como a região é quente e úmida, por estar localizada na costa. Condições essas favoráveis para o crescimento do limão.
Utilidade do yuzu
O fruto yuzu se tornou muito famoso na culinária japonesa, assim indo bem em pratos com frutos do mar. Além de produzir um delicioso suco, bem aromatizado e cítrico. Contudo, essas não são as únicas utilidades do limão, podendo ser usado de várias formas. Sendo eles em:
Pratos com o yuzu
O principal, em pratos típicos japoneses. A exemplo temos o molho de missô e saquê que acompanha peixes, ou em sushis, equilibrando assim a gordura da barriga do buri. Assim como em sobremesas como a tartelette de yuzu com merengue ou o sorbetto. Pratos esses disponíveis no restaurante Aizomê, em São Paulo.
Vinagre de Yuzu
Durante o período Heian, o fruto era cultivado para a produção de vinagre. Sendo ele ótimo para a aumentar a energia física bem como manter uma boa saúde. Além de que o seu nome cientifico, citrus junos, se deriva do nome japonês “yu no su”, que significa “vinagre yuzu”.
Yuzu em banhos
No Japão é muito comum a utilização do yuzu em banhos terapêuticos, também chamados de yuzuyu ou yuzuburo, durante o festival anual de solstício de inverno. Além de que o banho como a fruta suaviza a pele assim como ajuda a preveni resfriados. Por isso ele é bastante usado em loções, sabonetes e sais de banho.
Benefícios medicinais
O limão-japonês não possui apenas um aroma marcante, mas também oferece vários benefícios a saúde. Assim o fruto possui três vezes mais vitamina C do que os limões comuns, assim como muitas fibras. Desta forma ela ajuda a diminuir a absorção da glicose além de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
E você, já conhecia essa fruta rara de sabores únicos?
E se gostou do nosso post confira também: Sobá – O que é, origem, 9 receitas da iguaria japonesa para fazer em casa
Fontes: Coisas do Japão e Estadão
Imagem destacada: Pão de Açúcar