Intimidação vexatória ou, bullying, consiste em crime não só na vida real. De acordo com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, quem pratica bullying na internet está cometendo um dos crimes online mais vistos ultimamente, e pode ser punido com 1 a 3 anos de detenção e multa.
Baixar músicas, vídeos, softwares e outros arquivos não oficiais na internet, de graça, especialmente por Torrent, é considerado pirataria. Isso, por sua vez é um crime, já que os direitos autorais dessas obras são violados.
Que atire a primeira pedra quem nunca teve um perfil falso nas redes sociais ou nunca passou seu nome errado em algum chat! Mas, apesar de ser algo comum e fácil de ser visto na internet, esse também é um dos crimes online que as pessoas não sabem que estão cometendo.
Da mesma forma que você não pode baixar arquivos piratas, como músicas e filmes, baixar um vídeo protegido no YouTube e postá-lo de volta, em sua própria conta, é entendido com mais um dos crimes online super corriqueiros por aí.
Outro dos crimes online que pouca gente sabe que está cometendo é quando faz cópias de softwares. Isso porque, como já explicamos, isso pode ser considerado um ato de pirataria, caso o programa em questão não tenha a distribuição permitida e você acabe ferindo os direitos autoriais dos criadores ou distribuidores do software em questão.
Roubar a rede WiFi do vizinho, ou melhor, acessar internet sem fio, que não seja pública, sem a devida permissão de seus donos é considerado mais um dos crimes online que todo mundo, um dia, comete na vida. Isso porque você está, literalmente, roubando algo que outra pessoa pagou para ter acesso.
O número de IP é usado para a identificação de computadores, como o seu CPF. Ele não pode ser alterado, já que o ato é considerado uma falsificação e constitui crime. Aliás, na grande parte das vezes em que isso acontece é para fins ilícitos, já que a pessoa não quer ou não pode ser identificada na internet.
Esse sim é um dos crimes online que todo ser humano, com acesso à internet, já cometeu ou vai cometer uma vez na vida. Isso porque, apesar de interessantes, a maioria dos serviços de TV online são ilegais. Para transmitir o conteúdo de canais de TV é preciso ter permissão da própria emissora, além de pagar por isso.