Curiosidades

7 referências da cultura pop de terror presentes em ‘Wandinha’

A série “Wandinha” é uma das produções de maior sucesso da Netflix e que trouxe diversas referências da cultura pop.

A série Wednesday, chamada em português como “Wandinha”, desde a sua estreia vem fazendo muito sucesso entre as pessoas de todas as idades. Aliás, a série que trouxe diversas referências da cultura pop é a terceira série em inglês mais assistida na Netflix.

A série que tem como diretor Tim Burton e como criadores Miles Millar e Alfred Gough. Ela foi lançada na Netflix no dia 23 de novembro de 2022, contendo oito episódios. Além disso, sua personagem principal, Wandinha Addams, é interpretada pela atriz Jenna Ortega.

Veja a seguir algumas referências da cultura pop de terror presentes em alguns dos episódios da série “Wandinha”.

 7 referências da cultura pop de terror presentes na série “Wandinha”

1. Mary Shelley

Ao longo de todos os oito episódios da série, a protagonista Wandinha Addams dedica a escrever a sua própria obra de ficção baseada nos acontecimentos de sua vida pessoal.

Continua após a publicidade

No entanto, ao chegar na Escola Nunca Mais, a professora Marilyn Thornhill apresenta a escritora Mary Shelley para Wandinha que passa a demonstrar interesse e admirar a escritora.

Desse modo, a série faz referência a Mary Shelley que além de ser eternizada na cultura pop do gênero terror, escreveu sua obra mais famosa “Frankenstein” com apenas 19 anos de idade.

Continua após a publicidade

Além disso, Wandinha tem a renomada escritora como rival. Isso porque, pretende escrever uma grande obra e se tornar famosa com uma idade inferior à que Mary Shelley tinha quando escreveu sua obra mais conhecida.

2. Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe, que é reconhecido como um dos maiores mestres do terror na literatura é mencionado durante várias vezes ao longo da série, pois a personagem Wandinha utiliza algumas de suas frases e além disso é tido como um ex-aluno da Escola Nunca Mais.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que já nos episódios iniciais, quando acontece uma competição de barcos as equipes possuem nomes que homenageiam às obras mais famosas de Edgar Allan Poe, como a sua obra mais famosa “O Corvo”.

3. “Carrie, A Estranha”

O famoso filme de Stephen King também é uma das referências na série ‘Wandinha’.  Durante o 4º episódio da série que acontece a noite de baile da Escola Nunca Mais alguns garotos normais da cidade de Jericho por vingança fazem “chover sangue” em cima dos alunos que estão na festa, assim como acontece com a personagem Carrie, no filme “Carrie, A Estranha”.

4. Dança de Wandinha

Também durante o episódio 4 e na noite do baile, a dança da personagem “Wandinha” que fez muito sucesso nas redes sociais foi inspirada nas seguintes referências de artistas e músicas: Siouxsie Sioux e Rich Man’s Frug de Bob Fosse; Lisa Loring; Lene Lovich; Denis Lavant. Assim como nos vídeos de góticos dançando em clubes nos anos 1980.

5. Agatha Christie

Na cidade de Jericho, durante as investigações feitas pela personagem Wandinha ela menciona a literatura de Agatha Christie, que é famosa como a “Rainha do Crime”, enquanto escreve o seu livro sobre o mistério em torno dos assassinatos na cidade.

Continua após a publicidade

6. Dr. Jekyll e Mr. Hyde

Dr. Jekyll e Mr. Hyde são protagonistas do livro ‘O Médico e o Monstro’, escrito por Robert Louis Stevenson que é famoso na cultura pop de terror. Na série, o monstro responsável pelos assassinatos na cidade tem o nome de Hyde, assim como o monstro do livro.

7. Ted Bundy

Por fim, o serial killer Ted Bundy também é lembrado na série, sendo mais uma das referências da cultura pop presentes em “Wandinha”.

Ao longo dos mistérios que vão acontecendo, a personagem Wandinha monta um quadro de assassinatos em seu quarto para investigar as mortes em Jericho. Assim, dentre as imagens do quadro são expostas fotos de pedaços dos corpos das vítimas de Ted Bundy.

Saiba mais sobre a série Wandinha

Com sua personalidade apática, inteligente e sarcástica, Wandinha Addams é matriculada na Escola Nunca Mais por seus pais Gomez e Mortícia Addams. Na escola a personagem faz amizades e inimigos, e com o seu poder investiga crimes ligados aos seus antepassados.

Continua após a publicidade

A série faz parte dos seguintes gêneros: fantasia, comédia de terror, sobrenatural e ficção sobrenatural. Apesar de fazer parte do gênero terror, a série de produção americana possui como classificação etária idade superior a 12 anos.

Vale destacar que a série “Wandinha” é um spin-off, isto é, uma adaptação dos quadrinhos e filmes “A Família Addams”. A família mais sombria e misteriosa das telinhas surgiu nos anos 1930, por meio de diversas histórias em quadrinhos. Seu autor, Charles Addams, as publicou nas páginas da revista The New Yorker.

Por fim, já nos cinemas, foram feitos três filmes sendo eles: “A Família Addams” no ano de 1991; “A Família Addams” em 1993; e “O Retorno da Família Addams” em 1998.

Fontes: Aventuras na História, JCNE10, Cláudia, Tem Alguém Assistindo, Holywood Forever

Continua após a publicidade

Leia também:

30 filmes que dão medo mas não são de terror

Cemitérios assustadores: conheça esses 15 locais aterrorizantes

25 filmes de Halloween para quem não curte terror

Continua após a publicidade

Slasher: conheça melhor esse subgênero do terror

16 livros de terror para o Halloween

Conheça 12 lendas urbanas aterrorizantes do Japão

Besta de Gévaudan: o monstro que aterrorizou a França do século XVIII

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você