Curiosidades

Por que o nome da Wandinha Addams é Wednesday no original?

O cartunista Charles Addams decidiu nomear a personagem da Família Addams com o nome de um dia da semana por um motivo muito peculiar.

Wandinha é uma personagem da Família Addams que ganhou uma série na Netflix, do diretor Tim Burton. Ela também é conhecida pelo nome Wednesday Addams. A produção tem 8 capítulos e foca na filha mais velha dessa família peculiar em seus anos como aluna da Nevermore Academy (Escola Nunca Mais).

No entanto, muitos fãs se perguntam por que a personagem se chama Wednesday no original, ao invés de Wandinha como e ouvimos desde que conhecemos a personagem, aqui no Brasil. Vamos descobrir abaixo.

Por que o nome original da Wandinha é Wednesday?

O nome original de Wandinha é quarta-feira. Isso se deu quando o acordo para trazer a história em quadrinhos para a televisão estava acontecendo, Addams expressou preocupação por não ter um nome para a filha mais nova da família.

Foi em 1964 que, com a adaptação para o cinema das tirinhas que Charles Addams criou para a revista The New Yorker sobre uma família adoravelmente macabra, ficamos sabendo pela primeira vez os nomes dos personagens Addams.

Continua após a publicidade

Aquelas figuras vestidas de preto e com um estranho fascínio pelo sombrio receberam os nomes, em sua versão original, Morticia, Gomez, Wednesday, Pugsley, Lurch, Uncle Fester e Thing. 

Em suma, o criador da família mais sombria das telinhas lembrou-se do poema infantil britânico, Monday’s Child, que explica os dias da semana por meio de rimas. De acordo com a canção de ninar, “Quarta-feira – a criança de quarta-feira é cheia de aflições”.

A rima é um ditado divertido que visa determinar como será uma criança com base no dia da semana em que nasceu. Curiosamente, o nome da personagem acabou sendo este.

E como virou Wandinha em português?

Após a popularidade que a Família Addams alcançou, várias adaptações para a televisão foram feitas. Com efeito, seu reconhecimento tornou-se internacional e chegou aos países de língua portuguesa, que tiveram que dublar os diálogos em inglês.

Continua após a publicidade

Na década de 60, estreou a série “Família Addams” e o nome de Wednesday (nome original) foi traduzido como quarta-feira. Todavia, parece que eles não gostaram nada da ideia de chamá-la assim e resolveram colocar Wandinha no lugar, para que o público pudesse se conectar melhor com ela.

Nomes dos demais personagens da Família Addams

Wandinha não é o único membro da Família Addams que teve seu nome alterado. Feioso e Tio Chico, além dos não integrantes Mãozinha e Tropeço têm os seguintes nomes no formato original.

  • Tropeço é Lurch no original, ele é o mordomo da casa, além de uma criatura que lembra o monstro Frankenstein;
  • Mãozinha é o outro personagem da família Addams. Assim, ele também recebe o nome de Coisa (ou Thing no original);
  • Pálido, careca e com olheiras, Tio Chico é Uncle Fester na produção original;
  • Por fim, Feioso, ou Pugsley, é irmão de Wednesday ou Wandinha. Ele é praticamente o objeto de tortura da irmã mais velha.

Fontes: Tecmundo, JCNE10, Diário do Nordeste, Giz Modo, O Fuxico

Leia também: 

Continua após a publicidade

30 filmes que dão medo mas não são de terror

Cemitérios assustadores: conheça esses 15 locais aterrorizantes

25 filmes de Halloween para quem não curte terror

Slasher: conheça melhor esse subgênero do terror

Continua após a publicidade

16 livros de terror para o Halloween

Conheça 12 lendas urbanas aterrorizantes do Japão

Besta de Gévaudan: o monstro que aterrorizou a França do século XVIII

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você