Curiosidades

23 cenas de terror mais assustadoras dos filmes

Esta lista reúne 23 cenas realmente assustadoras de filmes de terror de diferentes gerações. Confira se tiver coragem!

As cenas de terror são os pontos altos dos filmes desse gênero. Isso ocorre, porque, ao passarmos por uma situação assustadora voluntariamente, o nosso humor fica melhor e o nível de relaxamento aumenta.

Segundo estudos da Universidade de Pittsburg, depois de uma experiência assustadora, nosso corpo libera grandes níveis de endorfina e, consequentemente, resulta em uma sensação de bem-estar. Por isso, algumas pessoas se viciam nesses filmes. Interessante, não é?

Para esses que curtem esse tipo de sensação, listamos umas cenas realmente assustadoras de alguns filmes de terror, como Exorcista, Psicose, Hora do pesadelo, entre outras obras.

A dica é: só dê play se tiver coragem!

Continua após a publicidade

As cenas de terror mais assustadoras do cinema

1. O exorcista 3 – Cena do hospital com a enfermeira

Muito do sucesso desse filme, com certeza, se deve a esta cena que é horripilante. Nela, a enfermeira está trabalhando em seu plantão noturno no hospital e começa a ouvir sons estranhos. Então, ela vai verificar os quartos para ver se tem algum problema com os pacientes.

No entanto, ao sair de um deles, a enfermeira é apunhalada pelas costas.

2. Hereditário – Acidente

Este é um dos filmes de terror mais intrigantes de todos os tempos. Isso consiste, basicamente, no fato de o enredo não ser tão óbvio. Dessa forma, ele não poderia estar de fora da nossa lista.

Continua após a publicidade

A cena em questão é inquietante: mostra um carro batendo em um poste e com um som de alguma coisa quebrando. Logo, percebemos que após o acidente não existe mais nada que o motorista possa fazer e o pavor fica estampado na cara dele e a catarse é imediata.

3. Zodíaco – Cena do porão

O filme em si não se trata de uma obra de terror, no entanto, a cena em questão causou bastante incômodo e angústia aos espectadores. De modo geral, essa sensação é motivada pelos indícios de que algo trágico vai acontecer conforme o personagem se aproxima do porão. Uma verdadeira cena de terror!

Continua após a publicidade

4. A bruxa de Blair – Cena final

Este é um clássico dos filmes de terror, inclusive, se trata de um precursor de um subgênero que consiste em tornar o enredo fictício bastante verossímil e próximo da realidade. Isso ocorre, principalmente, devido ao fato de utilizar técnicas amadoras e de documentários ao mesmo tempo, o que traz essa sensação de que aquilo é uma história real.

O filme todo é bastante assustador, sobretudo, para as pessoas que nunca assistiu a filmes com essa estética, mas o final é realmente terrível.

5. Polstergeist – Cena do palhaço

Os filmes de terror com palhaços já foram gatilhos de diversos traumas e fobias por aí, e Polstergeist foi uma das primeiras produções de terror a utilizar esse elemento em um contexto assim.

Continua após a publicidade

Embora a cena seja, para muitos, meio batida, por ter sido reproduzida por outras obras, é importante levar em conta que, na época da gravação desse filme, esse recurso não era tão comum. Por isso, selecionamos esta cena de terror clássica.

6. Não olhe agora – Cena final

Sugestivo esse nome, não é? Bem, dizem que esta cena, a seguir, resume bem o nome recebido pelo filme.

Aliás, segundo contam, a trama diz respeito à vida de um homem que fica assombrado pela morte da filha, em um afogamento, e passa a ter visões de uma menina vestida de vermelho…

Continua após a publicidade

7. Psicose – Frame escondido com caveira

Obra-prima de Alfred HitchcockPsicose traz um enredo sensacional cujo suspense vai aumentando a cada minuto. No entanto, não dúvidas de que, quando Norman Bates entra no enredo, as coisas começam a ficar mais assustadoras, uma vez que o personagem é perceptivelmente perturbado.

A atuação sem igual de Anthony Perkins faz com que a cena final do filme, em que Norman olha diretamente para o público, já seja incômoda o suficiente. Porém, Hitchcock foi mais longe em uma versão ‘secreta’: o cineasta mesclou a imagem de Norman Bates com um frame de caveira, o que deixa tudo mais perturbador.

Continua após a publicidade

8. Sinais – Cena do noticiário

Este filme é provocante e perturbador durante todo o enredo, trazendo, até mesmo, alguns clichês próprios dos filmes de terror. Contudo, a cena selecionada é um pouco mais incômoda.

Enquanto o personagem de Joaquin Phoenix assiste ao jornal pela televisão, ocorre algo que gera um desconforto tanto nele como no público. Novamente, a catarse entra em cena.

9. Alice, sweet Alice – Cena da escadaria

No filme, Alice é retratada como uma moça infeliz e que, no passado, teria passado por um esfaqueamento. Bom, só aí já dá para sentir aquele clima tenso, não é mesmo? No entanto, ela resolve dar o troco de uma forma bem assustadora.

Continua após a publicidade

10. Don’t look up (1996) – O filme do filme

Este filme se trata de uma daquelas obras metalinguísticas em que retrata uma produção cinematográfica. Embora possa ser considerada uma técnica meio batida, Don’t look up explora o terror presente no filme do filme e também nos bastidores das filmagens.

A cena a seguir, mostra uma sequência perturbadora.

Continua após a publicidade

11. A hora do pesadelo – Morte de Glen

Um dos maiores clássicos do gêneroA hora do pesadelo, é uma sucessão de cenas horripilantes. No entanto, esta, particularmente, é um tanto aterrorizante, pois se trata de uma morte que traz elementos exagerados, como sangue em abundância, como em uma enchente e que chega a esguichar.

12. Atividade Paranormal

Quem assistiu ao filme conhece bem a sensação de que algo muito chocante está sempre prestes a acontecer, não é mesmo? Em Atividade paranormal, aliás, o que mais assusta é a qualidade das imagens, que transmite uma realidade fora do comum, uma vez que são de câmeras caseiras.

Continua após a publicidade

13. Alucinações do passado – Cenas no hospital

Mais um daqueles filmes que têm sucessões de cenas aterrorizantes. No entanto, quando o personagem principal está confinado no hospital, as alucinações ficam piores, mais intensas e mais horripilantes.

14. Louca Obsessão – Tortura psicológica

E quando o terror não envolve necessariamente os sustos? Este é um desses exemplos. Nesta cena, a perturbação mental de Annie aterroriza seu ídolo na ficção e o público que está do lado de cá da tela.

Continua após a publicidade

15. Halloween – Cena dentro do guarda roupa

E vamos de mais um filme que traz um vilão icônico. Sem dúvida, apenas a aparição de Michael Myers já é perturbadora para caramba, no entanto, as perseguições às vítimas dele deixam a gente sem fôlego.

A cena selecionada é de uma dessas perseguições: a personagem que está fugindo dele se esconde no armário e, quando Michael Myers consegue encontrá-la e entra lá, o clima de incertezas e medo invade tanto a vítima como os espectadores.

16. Massacre da Serra Elétrica – Jantar

Este outro clássico que é cheio de violência e terror fez bastante sucesso na época em que foi lançado, mesmo trazendo um enredo supostamente simples.

Continua após a publicidade

O vilão do filme impressionou os espectadores que assistiram à produção, sobretudo, com sua aparência estranha nesta cena em questão.

17. O iluminado – Cenas da perseguição

Um filme brilhante que inicia com um enredo calmo e, de certa forma, até meio entediante, mas que vai criando o suspense e o medo que surpreendem o público.  As cenas de perseguição são, certamente, aquelas mais angustiantes, sobretudo, a que envolve a criança.

Continua após a publicidade

18. Kairo – Cena do suicídio

Kairo apresenta aos espectadores diversas sequências desconfortáveis ao público. No entanto, uma chama mais atenção, a cena que mostra um suicídio de uma pessoa se jogando de um local bastante alto.

O que deixa tudo mais intrigante e brutal é o barulho do impacto do corpo ao chegar à superfície, além disso, esta cena em questão foi gravada em plano-sequência, o que acaba passando uma sensação de realidade.

19. O silêncio dos inocentes – Cena na escuridão

Mais uma cena em que a imprevisibilidade e a catarse têm papel importante. A personagem que investiga um serial killer decide buscar mais pistas, assim, ela passa por um local escuro sozinha e sem saber o que pode encontrar por lá.

Continua após a publicidade

A angústia dela chega ao público e, por causa de um contraste de luz e sombra, tudo fica mais tenso e aterrorizante.

20. Pânico – Cena inicial

Diferentemente de alguns filmes citados, em que há um aumento do suspense com o passar da narrativa, Pânico já traz nos primeiros minutos da trama um pico de tensão.

Isso ocorre quando a personagem Casey, que estava sozinha em casa, atende a um telefonema misterioso e assustador.

Continua após a publicidade

21. Corrente do mal – Chegada do homem alto

Esta cena é marcada pela gradação de suspense e tensão. A personagem Jay percebe que está sendo perseguida e, como tentativa de se proteger, ela se tranca em seu quarto. No entanto, seus esforços são em vão, pois o homem alto aparece e causa ainda mais terror.

22. Babadook – Aparição de Babadook

As aparições de Babadook são imprevisíveis no decorrer do filme, no entanto, na cena selecionada, alguns indícios são apresentados aos espectadores, porém, mesmo assim, a entidade aparece de surpresa, no momento mais inesperável.

Continua após a publicidade

23. O exorcista – Cena do crucifixo

Clássico dos clássicos! Tanto o filme como a cena em questão. A obra como um todo é muito assustadora, sobretudo, para as pessoas que têm medo de filmes que envolvem elementos sobrenaturais. Mas a cena em questão consegue unir violência e terror de forma magistral.

Nessa parte do filme, a personagem Regan começa a ferir suas partes íntimas com um crucifixo de forma agressiva, causando lesões que sangram.

Continua após a publicidade

Leia também: 

Fontes: Tecmundo, Omelete.

Bibliografia:

Kerr, M., Siegle, G. J., & Orsini, J. (2019). Voluntary arousing negative experiences (VANE): Why we like to be scared. Emotion, 19(4), 682–698. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Femo0000470.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você