Se você nunca ouviu falar sobre o Colosso de Rodes, veio ao lugar certo. O Colosso de Rodes é uma estátua que foi construída na ilha grega de Rodes entre 292 e 280 a.C. A estátua era uma representação do titã grego Hélio e foi feita para comemorar sua vitória sobre o governante de Chipre em 305 a.C.
Com 32 metros de altura, equivalente a um prédio de dez andares, o Colosso de Rodes era uma das estátuas mais altas do mundo antigo. Ele permaneceu por apenas 56 anos até ser destruído por um terremoto.
Quando derrotaram o governante de Chipre, eles deixaram para trás muitos de seus equipamentos. Com efeito, os Rhodianos venderam o equipamento e usaram o dinheiro para construir o Colosso de Rodes. Vamos conferir tudo sobre esse monumento, neste artigo!
O que se sabe sobre o Colosso de Rodes?
O Colosso de Rodes era uma estátua que representava o deus-sol grego Hélio. Era uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e foi erguida por Carés de Lindos em 280 a.C. Sua construção foi um ato de glória para comemorar a derrota bem sucedida de Rhodes de Demetrius Poliorcetes, que atacou Rhodes por um ano.
Referências literárias, incluindo Júlio César de Shakespeare, descrevem a estátua como estando na entrada do porto. Os navios entravam navegando entre as pernas da estátua.
No entanto, a análise moderna prova que essa teoria era impossível. Era impossível construir a estátua sobre a entrada com a tecnologia disponível. Se a estátua estivesse logo na entrada, ela teria bloqueado permanentemente a entrada quando ela caísse. Além disso, sabemos que a estátua caiu na terra.
Pensa-se que a estátua original tinha 32 metros e ficou extremamente danificada durante um terremoto de 226 a.C. Ptolomeu III se ofereceu para financiar a reconstrução; no entanto, o oráculo de Delfos advertiu contra a reconstrução.
Os restos da estátua ainda eram impressionantes, e muitos viajaram para Rodes para vê-la. Infelizmente, a estátua foi totalmente destruída em 653, quando uma força árabe capturou Rodes.
Como a estátua foi construída?
Carés de Lindos, discípulo de Lísipo, criou o Colosso de Rodes, levando doze anos para completá-lo ao custo de 300 talentos de ouro – o equivalente hoje a vários milhões de dólares.
Entretanto, como Carés de Lindos criou o Colosso com seções de bronze fundido ou martelado, permanece um mistério. Suportes de ferro provavelmente foram empregados para reforço interno, mas ainda assim a estátua teve vida curta, acabando por desmoronar por causa de um abalo sísmico.
Onde o Colosso estava também permanece uma questão. Artistas medievais o retratam na entrada do porto de Rodes, um pé no final de cada quebra-mar.
Ademais, a Torre de São Nicolau na foz do porto de Mandraki pode indicar a base e a posição da estátua ali. Alternativamente, a acrópole de Rodes também foi proposta como um possível local.
Diz-se que o rosto do colosso de Rodes era o de Alexandre, o Grande, mas é impossível confirmá-lo ou refutá-lo. No entanto, a teoria é improvável.
Quem financiou a construção do Colosso de Rodes?
O financiamento tem sido bastante original. Em suma, o dinheiro foi conseguido com a venda do equipamento militar abandonado no terreno por Demetrios Poliorcete que, com 40.000 soldados, liderou o ataque à capital da ilha.
Deve-se saber que durante o século 4 a.C Rodes experimentou um grande crescimento econômico. Ela se aliou ao rei Ptolomeu Soter I do Egito. Em 305 a.C os Antogonids da Macedônia; que eram rivais dos Ptolomeus, atacaram a ilha, mas sem sucesso. Foi desta batalha que se recuperou o equipamento militar que foi utilizado para financiar o colosso.
Não há dúvida de que outro financiamento teve que ser encontrado, mas não se sabe em que proporção foi ou quem contribuiu. Muitas vezes, nesse caso, são as pessoas que se reúnem para construir o monumento que garantirá a aura da cidade.
Como ocorreu a destruição da estátua?
Infelizmente, o Colosso de Rodes é a maravilha do mundo antigo que teve a vida mais curta: apenas 60 anos, quase. É preciso dizer que a forma da estátua, seu gigantismo para a época e os meios utilizados para sua construção contribuíram para torná-la efêmera.
Uma estátua de 30m representando um personagem é inevitavelmente mais frágil que a pirâmide de Quéops, cuja forma é a mais estável das formas existentes.
O colosso de Rodes foi destruído durante um terremoto de grande escala em 226 a.C. Quebrado nos joelhos, ela cedeu e desmoronou. As peças permaneceram no local por 800 anos, não se sabe por qual motivo, mas consta que em 654 d.C. os árabes, que invadiram Rodes, venderam o bronze a um comerciante sírio. Aliás, dizem que foram necessários 900 camelos para transportar o metal, e desde então não resta nada da estátua.
13 Curiosidades sobre o Colosso de Rodes
1. Os Rhodianos também usaram latão e ferro do equipamento deixado para trás para construir a estátua.
2.A Estátua da Liberdade tem sido referida como o ‘Colosso Moderno’. O Colosso de Rodes tinha aproximadamente 32 metros de altura e a Estátua da Liberdade tem 46,9 metros.
3. O Colosso de Rodes estava em um pedestal de mármore branco de 15 metros de altura.
4. Há uma placa dentro do pedestal da Estátua da Liberdade que está inscrita com um soneto chamado ‘The New Colossus’. Foi escrito por Emma Lazarus e inclui a seguinte referência ao Colosso de Rodes: “Não é como o gigante descarado da fama grega.”
5. Tanto o Colosso de Rodes quanto a Estátua da Liberdade foram construídos como símbolos da liberdade.
6. Tanto o Colosso de Rodes quanto a Estátua da Liberdade foram construídos em portos movimentados.
7. A construção do Colosso de Rodes levou 12 anos para ser concluída.
Outros fatos interessantes
8. Alguns historiadores acreditam que a estátua retratava Hélio nu ou semi-nu com um manto. Alguns relatos sugerem que ele usava uma coroa e que essa mão estava no ar.
9. A estátua foi construída com uma estrutura de ferro. Sobre isso, eles usaram placas de latão para criar a pele e a estrutura externa de Hélio.
10. Alguns historiadores acreditam que Hélio foi construído com um pé de cada lado do porto. Contudo, se a estátua tivesse sido construída com as pernas de Helios sobre o porto, o porto teria que ser fechado pelos 12 anos de construção.
11. Carés de Lindos foi o arquiteto do Colosso de Rodes. Seu professor foi Lísipo, um escultor que já havia criado uma estátua de Zeus de 18 m de altura.
12. Ptolomeu III, o rei do Egito se ofereceu para pagar a reconstrução do Colosso. Os Rhodianos recusaram. Eles acreditavam que o próprio deus Hélio ficou bravo com a estátua e causou o terremoto que a destruiu.
13. Por fim, os Rhodianos foram conquistados pelos árabes no século VII dC Os árabes desmantelaram o que restava do Colosso e o venderam como sucata.
Então, gostou saber mais sobre uma das Sete Maravilhas da Antiguidade? Pois, não deixe de ler: Maiores descobertas da história – Quais são e como revolucionaram o mundo