Como acabar com o entupimento no banheiro sem chamar o encanador

Se você mora sozinho ou se é responsável por sua casa, mais dia, menos dia; você vai ter que lidar com alguns consertos que você vai ter que encarar sozinho. Exemplos clássicos disso são o entupimento no banheiro, do vaso sanitário, da pia da cozinha e assim por diante.

Embora essas situações sejam chatas, a verdade é que elas são simples de se resolver, pelo menos no caso do entupimento nos ralos do banheiro, do box ou da pia.

Aliás, como você vai perceber, com alguns utensílios básicos que todo mundo tem em casa (e que são fáceis de encontrar no supermercado) é possível resolver o problema em minutos.

Abaixo, na lista, ensinamos como você pode lidar com o entupimento no banheiro de várias formas possíveis. Seja com o bicarbonato de sódio, com o desentupidor de pia e até mesmo com o aspirador de pó, você vai ter sucesso nessa missão sem ter que pagar um profissional para isso.

Como lidar, sozinho, com o entupimento no banheiro:

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

 

Um boa forma de acabar com o entupimento no banheiro é colocando cerca de 250 gramas de bicarbonato com 100 ml de vinagre, seja no ralo da pia ou do chuveiro. Então é só tampar o encanamento com um pano, para que a reação química aconteça no interior do cano.

Quando parar de formar espumas, você deve despejar no orifício, com muito cuidado, uns 2 ou 3 litros de água fervente. Feito isso, deixa a água fria da torneira ou do chuveiro cair por uns 5 minutos.

2. Desentupidor

Se você optar pelo desentupidor, o processo é bem simples: é só encaixar o objeto sobre o ralo e pressionar com firmeza algumas vezes. Esse é um procedimento mais eficiente no caso da pia do banheiro.

Para ter maior eficiência, encha a pia com água, de preferência água quente; até que a boa do desentupidor fique coberta. Então você deve pressionar o cabo com força, várias vezes seguidas, e puxar o desentupidor de uma só vez.

Caso a água ainda desça com dificuldade, você pode repetir o precedimento, até que ela escoe naturalmente. E, se você quiser potencializar o efeito, você pode ainda usar um pano úmido para tampar o orifício de drenagem.

3. Aspirador

Sabia que o aspirador de pó pode ser um grande aliado na hora de lidar com o entupimento no banheiro? Para isso, você deve colocar a mangueira flexível sobre o ralo da pia ou do chuveiro, pressionando com firmeza para que crie pressão. Se você envolver a mangueira do aspirador de pó com um pano úmido, o efeito de selagem sobre o ralo será bem melhor.

Ligue o aparelho e o deixe aspirando o ralo de 3 a 5 minutos. Depois é só enxaguá-lo com água corrente.

Mas, claro, antes de fazer isso você precisa saber se o seu aspirador tem a função de absorver água. O manual de instruções do produto pode lhe tirar essa dúvida.

4. Mangueira

Enrole um pano úmido em uma mangueira flexível. Pode ser até mesmo o chuveirinho que fica ao lado do vaso sanitário, caso ele alcance o ralo que você quer desentupir.

Então, você só tem que encaixar a mangueira no cano e abrir a água na potência máxima de 3 a 5 minutos. Se a água estiver quente, o entupimento no banheiro fica ainda mais fácil de eliminar com essa técnica.

5. Bicarbonato de sódio e sal

Se a causa do entupimento no banheiro for gordura, seja pelo acúmulo de gordura corporal ou por qualquer outra fonte gordurosa, como o condicionador; uma ótima forma de acabar com o problema é utilizando sal de cozinha e bicarbonato de sódio no ralo.

A receita correta são duas partes de bicarbonato de sódio para uma parte de sal. Então é só jogar essa mistura no ralo e, em seguida, despejar água.

Depois de 10 minutos você pode utilizar o desentupidor normalmente e, então despejar água quente.

6. Vácuo

Quando o problema envolve dois ralos, é preciso usar dois desentupidores ao mesmo tempo. Isso garante que, ao limpa um dos lado, o outro vai estar tampado.

Caso você não tenha dois desentupidores, um pano velho, apertado com força no ralo, também vai funcionar.

7. Pílula efervescente

Caso você não tenha bicarbonato de sódio em casa, uma pílula efervescente da Alka-Seltzer, a base de ácido acetilsalicílico e bicarbonato, pode ajuda você a resolver sozinho o entupimento no banheiro.

Para isso, você só precisa misturar uma dessas pílulas com vinagre e despejar a mistura no ralo. Em seguida, você deve tampar a abertura com um pano e esperar por 10 minutos, até deixar que bastante água corra ralo abaixo.

E então, gostou das dicas? Já precisou desentupir os ralos do banheiro alguma vez? O que foi eficiente, no seu caso? Não deixe de comentar!

Agora, se você quiser livre para sempre dos entupimentos de qualquer natureza, confira também: 10 coisas que você nunca deveria jogar no ralo da pia ou do chuveiro.

Fonte: Incrível