Curiosidades

Como acabar com traças? Dicas simples e eficientes

Uma das pragas domésticas comuns é a traça, que causa danos em roupas e livros. No entanto, tem como acabar com traças de forma simples.

Um dos tipos de pragas domésticas mais comuns que infestam inúmeros lares são as traças. Que se escondem entre roupas, estantes, armários e frestas das casas. Por isso, é muito importante manter a limpeza do ambiente para evitar infestações. No entanto, existem maneiras de como acabar com traças, de forma simples e eficiente. E com produtos que são achados facilmente.

Em suma, existem dois tipos de traças conhecidas. Como a traça de livro, que se alimenta de papel. A traça de parede, mais conhecida. Que fica pendurada na parede dentro de um casulo e se alimenta da matéria orgânica de roupas. Além de entrar em embalagens de alimentos. Como, arroz, feijão e milho, por exemplo.

Apesar de incômodas, pois estragam roupas e livros, as traças não são nocivas à saúde humana. Normalmente, vivem em lugares escuros, úmidos, empoeirados e com alimento disponível. Por exemplo, papéis, roupas ou grãos. Enfim, para eliminá-las é necessário destruir os insetos, as larvas e os ovos. Dessa forma, evita que retornem, causando uma nova infestação.

Como acabar com traças: o que são

GreenMe

Antes de saber como acabar com traças, você precisa entender o que ecas são. Em suma, no Brasil são encontrados dois tipos de traças. Primeiro, as traças de livros, que pertencem à ordem Thysanura. E a segunda, são as traças de roupas, da ordem Lepidoptera, a fase larval das mariposas.

Ou seja, antes de desenvolverem asas e se tornarem adultas, essas larvas são conhecidas como traças. Sendo que a fêmea deposita entre 40 e 50 ovos que grudam nas fibras do tecido, morrendo logo em seguida. Então, quando nascem, as larvas se alimentam das fibras do tecido.

Ademais, essa praga doméstica se alimenta de amido, açúcares e proteínas. Assim como, papéis, lençóis, cortinas e grãos. Já nas roupas, elas se alimentam de restos de descamação da pele humana, fios de cabelo e oleosidade do corpo que fica nos tecidos. Geralmente, as traças entram por janelas e portas abertas, além de frestas e caixas ou objetos vindos da rua.

GreenMe

A traça em sua fase adulta, já como mariposa pode voar para dentro de casa. No entanto, é na fase jovem, quando está em casulo que ela causa danos. Pois é nessa fase que ela se alimenta de tudo o que encontra. Todavia, vale lembrar que as traças não digerem tecidos sintéticos, pois não são de origem animal. Entretanto, se a roupa não for bem lavada, os resíduos corporais impregnados na roupa, são ótimos atrativos para o inseto.

Por fim, as traças gostam de locais úmidos e escuros. Por isso, são facilmente encontradas em livros, gavetas, frestas, armários e documentos.

Como acabar com traças: métodos simples e eficientes

1 – Aspirador de pó

Casa Abril

O uso de aspirador de pó é uma das formas de como acabar com traças. Pois, ele ajuda eliminar as traças e possíveis ovos dentro de casa. Portanto, aspire armários, gavetas e paredes frequentemente. Por fim, limpe a sujeira do aspirador e jogue fora de casa.

2 – Vinagre

Revista Seleções

O vinagre é ótimo para a limpeza doméstica, da mesma forma, para acabar com traças. Portanto, faça uma mistura com 250 ml de vinagre branco e 250 ml de água. Depois, coloque em um borrifador e aplique nos móveis com a ajuda de um pano. Inclusive, você pode borrifar nas roupas também. Enfim, a acidez do vinagre é eficaz para eliminar e evitar que as traças retornem.

3 – Engome as roupas

Globo

Como as traças depositam seus ovos nas roupas, uma maneira de acabar com as traças é engomando as roupas que estão a muito tempo guardadas. Além disso, passar a roupa com ferro quente também ajuda acabar com os ovos.

4 – Capim-limão

Globo

Coloque saquinhos de organza ou tule cheios de folhas de capim-limão frescas em armários e gavetas. Pois, além de deixar um agradável cheiro, vai manter as traças e outros insetos afastados. No entanto, você deve trocar os saquinhos uma vez por mês.

5- Cravo-da-índia

Veja

Da mesma forma que o capim-limão, o cravo-da-índia possui o mesmo efeito. Então, prepare os saquinhos com os cravos e espalhe nos locais onde as traças gostam de ficar. Além das traças, o cravo vai manter as formigas e outras pragas domésticas afastadas. Enfim, troque os saquinhos a cada três meses e, não precisa se preocupar, pois o cheiro do cravo não passa para as roupas.

Outra forma de usar o cravo é fervendo 20 cravos na água por 5 minutos. Depois, acrescente álcool e coloque em um borrifador. Por fim, coloque em um borrifador e aplique nos locais infestados.

6 – Folha de louro

Globo

Outra opção natural e eficiente para acabar com traças é a folha de louro. Ademais, separe três folhas de louro novas, coloque-as em saquinhos e espalhe em guarda-roupas, estantes e armários. Enfim, troque a cada três meses.

7- Lavanda

Dicas de Mulher

Além de ter um cheiro gostoso, o óleo essencial de lavanda ajuda a manter as traças longe das roupas. Para isso, coloque algumas gotinhas da lavanda em um borrifador com água. Por fim, borrife nas roupas, antes de engomá-las.

8 – Cedro

Veja

Outra maneira de como acabar com traças é usando a serragem de cedro. Que além de evitar o cheiro de mofo, mantém essa praga doméstica longe.

9 – Limão

Veja

Outra forma natural de acabar com as traças é usando o limão. Pois, o cheiro afasta as traças das roupas e dos papéis. Basta distribuir pelos armários cascas de limão secas. E troque-as a cada suas semanas.

Como acabar com traças: nos ambientes

Tua Casa

Para acabar com traças é importante matar suas larvas. Para isso, faça suco de frutas cítricas e dilua em água. Depois, com a ajuda de um borrifador, aplique nos locais onde deseja. Além disso, você também pode deixar panos úmidos com a mistura nesses locais.

Como acabar com traças em locais, como:

  • Paredes – como as paredes é um dos locais preferidos das traças, aspirar com frequência ajuda a remover as traças e seus ovos. Além disso, tampe frestas, pois elas costumam ficar em locais escuros e úmidos.
  • Teto – por receber pouca luz, os tetos de casas e apartamentos são ótimos lugares para as traças habitarem. Portanto, realize a limpeza do local periodicamente.
  • Colchão – as traças podem se alimentar do algodão e linho de lençóis e do colchão. Portanto, mantenha a higiene em dia. Para isso, use o aspirador de pó em toda a cama, inclusive, nos lençóis, fronhas, edredons e cobertas.
  • Piso de madeira – passe o aspirador de pó em tapetes, embaixo deles e nos cantos do piso.

Como acabar com traças: evitando seu aparecimento

Agora que você sabe como acabar com traças, você precisa saber como evitar futuras infestações dessa praga doméstica. Para isso, basta seguir as seguintes dicas:

  • Mantenha a casa arejada – como as traças gostam de lugares escuros, deixe que a luz do sol circule pelo ambiente.
  • Acabe com a umidade – a umidade também é um ótimo atrativo para as traças. Portanto, conserte vazamentos, impermeabilize paredes e tetos. Dessa forma, além de evitar mofos, também evita o aparecimento de traças.
  • Limpeza – limpe frequentemente guarda-roupas, livros e armários. E mantenha a casa limpa e sem poeira. Portanto, use o espanador nos livros e estantes. Quanto a alimentos contaminados, eles devem ser descartados.
  • Guarde bem os alimentos – coloque os alimentos dentro de potes bem vedados. Isso vai impedir que traças invadam a despensa a procura de alimentos.

Por fim, evite usar naftalina, pois ela é tóxica tanto para pessoas, quanto para animais. Além disso, ela causa dores de cabeça, irritação nos olhos e na pele. Podendo até causar lesões no fígado e nos rins. Portanto, para evitar futuras infestações, monitore constantemente sua casa. Além de manter em dia a limpeza e a higienização.

Então, se você gostou dessas dicas de como acabar com traças. Saiba mais em: O que são traças e como se livrar delas?

Fontes: A Gazeta, Dr. Lava Tudo, Tua Casa

Imagens: GreenMe, Casa Abril, Revista Seleções, Globo, Veja, Dicas de Mulher

Próxima página »

Escolhidas para você