Em primeiro lugar, para aprender como baixar a glicose precisa-se entender mais sobre essa substância no organismo. Nesse sentido, a glicose consiste em um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos. Ademais, é um dos principais nutrientes da célula, e ainda participa da formação de carboidratos mais complexos, como o amido.
No geral, obtém-se a glicose por meio da alimentação. Porém, a regulação da quantidade no sangue parte da ação de dois hormônios que agem de formas opostas, sendo eles a insulina e o glucagon. Apesar disso, nomeia-se os níveis de glicose no sangue de glicemia, e a partir dessa nomenclatura pode-se caracterizar se há excesso ou falta.
Por um lado, tem-se a insulina como o hormônio responsável por garantir que a glicose presente no sangue entre nas células. Desse modo, é responsável pela redução de glicose no sangue. Em contrapartida, o glucagon apresenta a ação contrária, fazendo com que a reserva de glicose se quebre e os níveis no sangue aumentem.
Como consequência, surge a glicose alta, ou a hiperglicemia. Sobretudo, caracteriza-se esse estado a partir dos níveis de glicose elevados no sangue. Comumente, as consequências envolvem sintomas como aumento da sede, da fome e da micção. Porém, a persistência desse quadro gera problemas a longo prazo, como cegueira e insuficiência renal.
Sendo assim, para baixar a glicose precisa-se de uma alimentação adequada e práticas regulares de exercícios físicos. Contudo, precisa-se entender a origem da glicose alta, porque pode partir de uma incapacidade do corpo de utilizar adequadamente a insulina que produz. Ou então, pode surgir em decorrência de complicações como a diabetes.
Curiosamente, existem técnicas para manter essa taxa baixa, ou baixar a glicose caso necessário. Por fim, são práticas que podem ser feitas em casa, confira a seguir:
Como baixar a glicose?
1) Corte o volume de carboidratos
No geral, esse é o principal nutriente que causa o aumento da glicose ou açúcar no sangue. Porém, ainda consiste na principal fonte de energia do corpo, de modo que não possa ser eliminado completamente. Portanto, a principal recomendação é escolher carboidratos de qualidade, sem grãos refinados ou alimentos adocicados.
2) Consuma mais vegetais para baixar a glicose
Curiosamente, os vegetais proporcionam alto valor nutritivo e baixa caloria. Ademais, para baixar a glicose precisa-se buscar aqueles que não possuem amido. Sendo assim, opte por alimentos como pepino, vagem, ervilha, abobrinha, folhas verdes, cebola, alho e outros semelhantes.
3) Conte com a ajuda da medicina alternativa para baixar a glicose
A princípio, os medicamentos tradicionais são certeiros quando se trata de baixar a glicose. Entretanto, existem práticas alternativas que ajudam nesse processo. Como exemplo, pode-se citar a acupuntura, auriculoterapia, florais de Bach e fitoterapia, que utiliza de substâncias naturais para ajudar o organismo.
4) Fuja do estresse
Comumente, pesquisas apontam que o estresse aumenta os níveis de açúcar no sangue, assim como a pressão arterial e a frequência cardíaca. Sendo assim, a principal recomendação é gerir os níveis de glicose evitando situações estressantes. Portanto, pode-se optar por técnicas como meditação, alongamentos diários e pausas durante a rotina para evitar conflitos.
5) Tenha horários consistentes
Acima de tudo, a rotina surge como aliada da saúde e dos níveis de glicose. Em especial, realizar refeições em horários consistentes e seguindo uma dieta balanceada para evitar flutuações nos níveis de açúcar no sangue.
6) Pratique exercícios físicos para baixar a glicose
Sobretudo, a Associação Americana de Diabetes recomenda 30 minutos de atividade aeróbica diariamente, além de atividades de resistência duas ou três vezes por semana. No geral, essa rotina ajuda a baixar a glicose no sangue porque a prática reduz os níveis de açúcar no sangue, além de tornar o corpo mais sensível à insulina.
7) Tome água
Antes de mais nada, a água é uma substância fundamental nas funções orgânicas, de modo que ajude a baixar a glicose naturalmente. Nesse sentido, o alto teor de glicose no sangue causa micção excessiva e tomar muita água também previne na desidratação.
8) Durma bem e por tempo adequado
Basicamente, dormir pouco ou ter um sono de má qualidade cria perturbação no equilíbrio dos hormônios, principalmente na produção de insulina. Além disso, a falta de sono aumenta o apetite, o que como consequência gera uma dieta desbalanceada.
Curiosamente, pesquisadores da Holanda descobriram que uma única noite sem sono pode diminuir a sensibilidade à insulina em quase 25%. Portanto, crie uma rotina de sono que funcione para você.
9) Evite o excesso de bebidas alcóolicas
Apesar do álcool reduzir a glicose no sangue, esse processo acontece de forma irregular. Além disso, ainda interfere na capacidade do fígado de aumentar a glicose no sangue e pode causar hipoglicemia. Sendo assim, a principal recomendação médica é um consumo equilibrado, sem excessos.
10) Não pule ou substitua refeições
Em resumo, a reposição de uma refeição completa por doces ou frutas gera déficit nutricional no organismo. Desse modo, o corpo compensa a falta de vitaminas e minerais por meio do aumento ou queda excessiva da glicose. Sendo assim, cria-se um desequilíbrio perigoso a curto e longo prazo.
Chás para baixar a glicose
No geral, as plantas e extratos são ricos em substâncias hipoglicemiantes, que atuam na redução dos níveis de glicose no sangue. Ademais, algumas ervas medicinais atuam como a insulina, retirando o excesso de glicose da corrente sanguínea. Sobretudo, deve-se consumir com regularidade, tanto durante o dia quanto durante a semana.
- Canela: ajuda o organismo a aproveitar o açúcar no organismo, reduzindo a concentração no sangue
- Carqueja: atua como antidiabético, controlando os níveis de glicemia
- Pata-de-vaca: essa planta medicinal atua como a insulina no corpo, ou seja, retirando a glicose do sangue e inserindo nas células
- Sálvia: contribui para ao controle da glicemia no sangue, principalmente no controle da diabetes
- Melão-de-são-caetano: também tem ação hipoglicemiante, o que baixa a glicose naturalmente
- Quebra-pedra: curiosamente, possui extratos aquosos que auxiliam na manutenção da glicemia constante no sangue
- Insulina vegetal: a planta anil trepador tem ação hipoglicemiante que ajuda no controle de diabetes
- Chá verde: é uma ótima maneira e reduzir a ingestão de calorias, além de ser rico em polifenóis que reduzem a glicose.
E aí, aprendeu como baixar a glicose? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.