Como sair bem na foto 3×4: 15 dicas para transformar a foto do RG

Quem nunca se achou horrível em uma foto de documento, com certeza, é o maior narcisista do mundo. Isso porque sair bem em foto 3×4 é uma missão quase impossível, já que são cliques feitos muito próximos ao rosto, de forma frontal e, normalmente, com a feição séria.

Mas, calma, da próxima vez que você for fazer uma foto oficial para documentação você vai mudar isso. Como você vai ver na matéria de hoje, existem formas simples de se posicionar e se vestir que podem garantir que você vai se sair bem na foto 3×4.

Uma das estratégias mais básicas nessa “batalha”, com certeza, é manter uma boa postura, com a coluna reta e os ombros abertos e encaixados. Só isso já vai mudar a atitude na qual seu rosto vai ser eternizado nos documentos, mostrando você como uma pessoa muito mais confiante.

A escolha da roupa, dos acessórios e, claro, da maquiagem e do penteado, no caso das mulheres, também conta muito na hora da foto e fazem toda a diferença entre se sair mal e se sair bem da foto 3×4.

Como você vai perceber, depois dessas ficas pode ser que você ainda não tenha coragem de usar sua foto de documento como perfil nas redes sociais, mas você nunca mais vai ter vergonha de mostrar seu RG novamente!

Descubra como sair bem na foto 3×4:

1. Não use qualquer tipo de acessório que atrapalhe a identificação do seu rosto, como óculos de sol, chapéu, máscaras (óbvio), dentro outros. No caso das mulheres, é preciso pegar leve até mesmo nas bijuterias, na maquiagem e no estampado das roupas.

2. Manter a postura é fundamental. Isso vai fazer você se enquadrar melhor na foto e a vai transparecer mais confiança.

3. Sorria, isso faz diferença. Isso mesmo, um leve sorriso deixa a foto mais bonita e é permitido, como você já viu nessa outra matéria aqui.

4. Tente esquecer se tiver outras pessoas ao seu redor. Isso ajuda a combater a timidez.

5. Você nunca pode deixar de conferir os cabelos antes do clique. Se possível, dê aquela última penteada, já que eles vão estar em evidência na foto 3×4.

6. Homens devem evitar usar boné ou chapéu antes da foto. Como já dissemos, eles vão precisar ser tirados para o clique e os cabelos podem ficar marcados.

7. Mulheres devem sempre fazer foto 3×4 com o cabelo solto. Isso emoldura o rosto e ajuda a fazer sombras nos ângulos, deixando os traços mais finos. Essa é uma boa técnica já que fotos 3×4 são feitas muito próximas e deixam o rosto mais largo.

8. Mantenha a cabeça reta, olhando para a lente da câmera.

9. Dê preferência às roupas escuras. Isso porque roupa muito claras, como na cor branca, não oferecem o contraste com o fundo branco do painel.

10. Não fique de lado, com pose artística, muito menos faça biquinhos ou careta.

11. Maquiagem ajuda, se não tiver excesso. Dá um ar de leveza e tranquilidade e transmite uma imagem de que a pessoa está bem.

12. O cabelo nunca deve cobrir o rosto, mesmo que seja só uma partezinha. Isso também não é permitido quando o assunto são as fotos 3×4, para documentos oficiais.

13. Não utilize enfeites, brincos, laços muito grandes nos cabelos ou faixas que encubram parte do rosto ou do pescoço.

14. Cabelo muito volumoso às vezes pode não caber no espaço da foto. Fique atenta e leve em consideração aquela outra dica de dar uma olhadinha no visual antes do clique.

15. Óculos sem lentes antirreflexo pode atrapalhar a foto, escondendo os olhos e atrapalhando na identificação.

E, falando em forma de comprovar sua identidade, você precisa conferir ainda essa outra matéria: Descubra o que sua impressão digital revela sobre você.

Fonte: Exame