30 curiosidades sobre o TikTok que você não conhecia

Você sabe algumas das maiores curiosidades sobre o TikTok? A gente separou uma lista especialmente para você. Clique e saiba mais!

Você sabe sobre as principais curiosidades do TikTok? Esse é um aplicativo que é uma verdadeira febre entre o público mais jovem, e maioria entre os homens quando a gente pensa em gênero. Através desse recurso é possível viralizar ao produzir conteúdo como dancinhas, por exemplo, com as músicas que estão bombando no momento. E, também, é um meio de ganhar um dinheirinho. Nada mal, né?

No entanto, a plataforma não é só isso. Vamos ver algumas curiosidades do Tik Tok que talvez você não conheça? Boa leitura!

30 curiosidades sobre o TikTok que você não conhecia

1. Possui muitos usuários ativos

Acredite, segundo a Science and Technology Innovation Board Daily, a partir de relatórios, o TikTok já chegou a marca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente no aplicativo.

Ainda de acordo com os relatórios, a plataforma já chegou a apresentar dificuldades com tantos acessos simultâneos, o que já causou uma certa instabilidade para acessar o aplicativo.

Uma última curiosidade é sobre a participação dos usuários, que é bem impressionante. Isso porque cerca de 80% dos usuários já postaram vídeos nos seus perfis.

2. Está em vários países

Sim, o TikTok é um dos aplicativos com mais alcance em todo o mundo. De acordo com a empresa controladora, a plataforma está em 155 países e foi traduzido em 75 idiomas diferentes. Incrível, né?

3. Nem sempre o seu nome foi o TikTok

Antes de chegar ao ocidente, a plataforma era conhecida como Douyin, na China. Foi lançada pela empresa ByteDance em setembro de 2016.

Em 2017, a ByteDance adquiriu o aplicativo Musical.ly e o uniu com o Douyin, criando o TikTok que conhecemos hoje. A fusão permitiu a expansão da plataforma para o mercado internacional, tornando-se uma das redes sociais mais populares do mundo.

4. Tem nomes diferentes

Parece estranho, né? Na China, o TikTok ainda é conhecido como Douyin. Apesar do nome diferente, as funcionalidades e objetivos são iguais.

5. É possível lucrar com o TikTok

Tem interesse em ganhar dinheiro pela plataforma? Você terá, necessariamente, 3 opções para isso.

As duas primeiras são os desafios e o sistema de pontuação, que são trocados por dinheiro.

Outra alternativa é por meio de parcerias com as marcas que podem te contratar para realizar a divulgação de uma ideia ou produto.

E tem também a própria monetização do Tiktok, que oferece muitas possibilidades de lucrar com a criação de vídeos na plataforma, seja com a exibição de anúncios ou com os presentes da live.

6. Público do TikTok

O público do TikTok é bastante diversificado em termos de idade, mas a plataforma é especialmente popular entre adolescentes e jovens adultos. Muitos usuários estão na faixa dos 16 aos 24 anos, mas também há uma presença significativa de pessoas mais velhas e até mesmo crianças.

O aplicativo atrai pessoas interessadas em entretenimento rápido, vídeos engraçados, tutoriais de dança, desafios virais e conteúdo criativo em geral.

Em termos de gênero ele é mais popular entre o público masculino, com cerca de 56% desses usuários.

7. Os usuário de Android são maioria

O TikTok alcançou uma base de usuários massiva, com a maioria deles utilizando a versão Android. A acessibilidade do Android e a ampla variedade de dispositivos compatíveis contribuem para essa predominância.

8. Criador do TikTok

O TikTok foi criado por Zhang Yiming, um empresário chinês e engenheiro de software. Ele é o fundador da ByteDance, a empresa por trás do TikTok, que se tornou uma das startups mais valiosas do mundo. Zhang Yiming começou sua carreira como desenvolvedor de software antes de fundar a ByteDance em 2012.

9. É um meio de aprender coisas novas

Não sei se você sabe, mas o TikTok já chegou a lançar a campanha “Quem tem TikTok tem tudo”. Sabe por quê? Segundo os responsáveis por esse aplicativo, além de ser uma forma de gerar entretenimento, o TikTok serve também como um meio de democratização do conhecimento. Ou seja: é bem versátil!

10. É possível ver quem visitou o seu perfil

Sim, é possível acompanhar quem visitou o seu perfil. Caso tenha interesse nessa informação, siga os seguintes passos:

  • Antes de tudo, é importante que você faça o login na sua conta.
  • Depois, no menu inferior selecione a opção “Caixa de Entrada”. Em seguida, selecione a opção “Todas as atividades” e clique na opção “Visualizacao de perfil”.
  • Pronto! Ao fazer isso você consegue acompanhar quem visitou o seu perfil nos últimos 30 dias.

11. Quando o TikTok se tornou um dos queridinhos

O TikTok começou a ganhar destaque por volta de 2018, principalmente entre os jovens. Sua popularidade explodiu devido à sua abordagem única de compartilhamento de vídeos curtos, permitindo aos usuários criar e compartilhar conteúdo de forma rápida e criativa.

Mais precisamente, tudo começou quando o rapper Lis Nas X compartilhou a sua música intitulada “Old Town Road”. A partir dessa ação, os jovens começaram a movimentar a plataforma compartilhando coreografias virais com a música.

12. Como funciona o pagamento

O TikTok oferece várias formas de pagamento, principalmente para criadores de conteúdo. Os criadores podem ganhar dinheiro através do TikTok Creator Fund, de presentes virtuais de espectadores durante transmissões ao vivo, parcerias de marca e através do programa de afiliados.

O TikTok também permite que os usuários comprem moedas virtuais, que podem ser usadas para comprar presentes para criadores durante transmissões ao vivo. Os criadores podem então converter essas moedas em dinheiro real.

Para isso, você precisa preencher alguns pré-requisitos:

  • Ter acima de 19 anos;
  • Morar em um país em que a conversão esteja disponível;
  • Atingir um número de seguidores;
  • Respeitar as diretrizes da plataforma ;
  • Contas corporativas não entram nesse recurso;
  • Importante estar com a conta ativa e ter realizado publicações nos últimos 30 dias;

13. Chegada no Brasil

A chegada do TikTok no Brasil foi marcada por uma rápida popularização entre os jovens e uma explosão de conteúdo criativo. Lançado em 2016, o TikTok começou a ganhar destaque no Brasil por volta de 2019, principalmente entre adolescentes e jovens adultos, devido à sua interface mais intuitiva, algoritmo de recomendação eficaz e diversidade de formatos de conteúdo, como danças, desafios, comédia e tutoriais.

14. Qual TikTok baixar e onde

Existe uma versão alternativa e mais leve do aplicativo, o TikTok lite. Essa versão possibilita uma publicação mais rápida e ocupa menos espaço de armazenamento.

15. É um aplicativo gratuito

O TikTok é um aplicativo de mídia social gratuito que permite aos usuários criar, compartilhar e descobrir vídeos curtos. Ele é conhecido por sua variedade de conteúdo, que vai desde danças e desafios até comédia e tutoriais.

16. Ele vicia

Você deve estar se perguntando o porquê dele viciar né? A gente te responde: é um aplicativo de fácil acesso e com uma diversidade de conteúdo que se renova todos os dias. Por isso, essa característica viciante: acompanhar o que tem viralizado dentro da plataforma.

17. Onde editar

Além das opções de edição disponíveis no próprio aplicativo do TikTok, o usuário também pode recorrer ao seguintes aplicativos, todos disponíveis para iOS e Android:

  • InShot
  • Vizmato
  • Zoomerang
  • Lomotif
  • CapCut

18. Qual influenciar tiktoker ganha mais dinheiro

Dentre os influencers dessa plataforma, os que mais ganham dinheiro são:

  • Charli D’Amelio
  • Avani Gregg
  • Dixie D’Amelio
  • Kris Collins
  • Josh Richards
  • Addison Era

Você consegue chutar um valor que eles conseguiram juntos dentro da plataforma? Não? Acredite: U$ 55,5 milhões. Muito dinheiro, né?

19. É um aplicativo perigoso?

O TikTok já foi criticado por conta de preocupações de privacidade e segurança, especialmente devido à sua coleta de dados extensiva, potencial exposição a conteúdo inapropriado e riscos de privacidade para os usuários mais jovens.

Além disso, houve preocupações sobre o controle exercido pelo governo chinês sobre a empresa matriz do TikTok, a ByteDance. Essas situações já levantaram preocupações sobre o uso seguro do aplicativo.

20. É seguro para as crianças?

O TikTok possui medidas de segurança, como controles parentais e restrições de idade, mas sempre há riscos associados ao uso de qualquer plataforma online. Concorda?

Por isso, é importante que os pais estejam envolvidos e monitorem o uso, ensinando sobre segurança na internet.

21. Já foi censurado em alguns países

Sim, acredite, o TikTok enfrentou questões de censura em alguns países devido a preocupações com conteúdo inapropriado, questões de privacidade de dados e controle governamental sobre a plataforma. Em alguns casos, isso levou à proibição total ou restrições severas de seu uso. Parece coisa de filme, né? Mas é verdade.

Seu uso foi barrado na Índia e na Indonésia justamente por esses motivos. No entanto, hoje aparentemente a situação está resolvida e as pessoas desses países conseguem ter acesso à plataforma.

22. A IA é uma aliada

A Inteligência Artificial tem revolucionado a forma como compreendemos o mundo. Com o TikTok, então, não seria diferente.

A IA atua identificando quais são os conteúdos com o potencial de viralizar. Isso é importante para questões que envolvem pagamento e visibilidade dentro da plataforma.

Sim, o TikTok tem uma presença muito forte em países asiáticos, a exemplo da Tailândia. Ele também é muito popular na Indonésia, Malásia e Camboja.

24. A conta mais seguida no TikTok

Khaby Lame é a pessoa mais seguida no TikTok , com impressionantes 161,4 milhões de seguidores.

24. Receita do TikTok no ano de 2023

Em 2023, o TikTok se tornou o primeiro aplicativo (que não é um jogo) a ultrapassar US$ 10 bilhões em receita bruta. Foi um crescimento de 61% em comparação com o começo do ano, o que é bem impressionante. Nesse caso, a principal fonte de receita foram as moedas virtuais do aplicativo.

25. Tempo para finalizar a versão original do aplicativo

A equipe chinesa, responsável pelo aplicativo, demorou mais ou menos 200 dias para consolidar a versão final do aplicativo.

26. O 6° aplicativo mais baixado no mundo

Esse é um número realmente bem impressionante. Imagine você desenvolver um aplicativo e chegar nesse top 10 mundial entre aplicativos mais baixados no mundo todo? Não é para qualquer um. Concorda?

27. 1,5 bilhões de usuários ativos por mês

Uma das curiosidades do TikTok mais impressionantes é a de que ele alcançou um marco impressionante ao ultrapassar 1,5 bilhões de usuários ativos por mês, consolidando sua posição como uma das plataformas de mídia social mais influentes e populares do mundo.

Com sua abordagem inovadora de vídeos curtos e uma comunidade diversificada e engajada, o TikTok se tornou um fenômeno global, proporcionando aos usuários uma plataforma para expressar criatividade, compartilhar talento e se conectar com uma audiência global de maneiras únicas e envolventes.

28. O Brasil está em 2° lugar entre os países que mais usam o TikTok

Sim, uma outra curiosidade interessante sobre o TikTok é a de que o Brasil está em segundo lugar quando a gente fala sobre os usuários que mais usam o TikTok. Em primeiro lugar está a China.

29. Quem é o brasileiro com mais seguidores no TikTok

Com mais de 37 milhões de seguidores, a Virgínia Fonseca é a brasileira mais seguida no TikTok. No seu perfil, ela costuma compartilhar várias dancinhas de famosos, principalmente quando se trata das músicas do seu marido, José Felipe. Como é de se esperar, pela sua grande influência na plataforma, rapidamente as danças viralizam.

30. Tem a maior taxa de engajamento

Essa é uma outra curiosidade sobre o TikTok que é bem interessante. Segundo relatórios, a plataforma conta com uma interação bem expressiva dos usuários ativos no aplicativo. Ou seja: além de interagir muito com as publicações, há também um outro ponto positivo, que é justamente a maioria esmagadora dos usuários ativos publicarem em seus perfis pessoais. Bem legal, né? Isso demostra que as pessoas gostam e muito do formato do aplicativo.

E aí, gostou de acompanhar algumas curiosidades sobre o TikTok? Aproveite e leia também: Contas mais seguidas do Instagram: os perfis mais seguidos

Fontes: Metrópoles, Tech Tudo, Canal Tech, Athon, Fatos Desconhecidos, Pink Fire

Outras postagens