20 fatos históricos e curiosos sobre o espiritismo

O espiritismo é uma doutrina filosófico e religiosa que acredita na comunicação com espíritos e na reencarnação. Clique e saiba mais!

O espiritismo é uma filosofia e uma prática que busca estabelecer comunicação com os espíritos, ou seja, com entidades que existem além da vida física. Essa doutrina foi fundada por Allan Kardec no século XIX, e se baseia nos princípios da justiça, da caridade e da solidariedade, buscando entender melhor a natureza da vida e a morte.

Além disso, o espiritismo oferece uma perspectiva mais ampla sobre a vida, permitindo que as pessoas compreendam melhor a natureza da morte e a continuidade da vida após a morte. Sua presença no Brasil é tão marcante que é o local com o maior número de espiritas.

E aí, vamos saber um pouco mais sobre essa doutrina? Boa leitura!

20 fatos históricos e curiosos sobre o espiritismo

1- Onde surgiu

A história da doutrina espiritista começa na França em 1857, com a publicação do Livro dos Espíritos, com a participação fundamental de Allan Kardec, o qual era conhecido pelo pseudônimo de Hyppolite Leon Denizard Rivail.

2- Espiritismo e a visão moderna do mundo

A visão moderna do espiritismo é baseada na ideia de que o saber não tem fronteiras e não segue regras, permitindo que as pessoas compreendam melhor a vida após a morte e a continuidade da vida espiritual. Isso traz a ideia de que o espiritismo é uma religião mais aberta, que tem um grande interesse entre a linha tênue entre vida e morte.

3- Relação do espiritismo com a ciência

A relação entre ciência e espiritismo tem se estabelecido, sobretudo, quando a ideia de união entre essas duas vertentes buscam um só caminho: ajudar o ser humano. Como existem muitos conflitos emocionais, e problemas de depressão, por exemplo, cada vez mais líderes espíritas têm buscado respostas na ciência para melhor atender essas demandas em suas casas espirituais.

4- O princípio do espiritismo

O princípio fundamental que orienta o espiritismo é a existência de Deus como causa primária de todas as coisas. Sendo assim, de acordo com a doutrina, Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, e também é o criador do universo que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais.

Diante disso, o espiritismo acredita na imortalidade da alma, na pluralidade das existências, que conhecemos como reencarnação e na comunicabilidade entre o mundo espiritual e o mundo físico.

5- Como enxerga o corpo humano

Segundo a doutrina espírita, mesmo sabendo que o corpo físico tem grande influência sobre o ser humano, é o espírito que o comanda. Dessa forma, para ela, a doença não é vista como uma proteção, mas sim como uma oportunidade de aprendizado e evolução espiritual.

Os médicos espíritas, por exemplo, consideram não apenas o corpo físico do paciente, mas também seu espírito e suas vivências anteriores, em vidas passadas, para chegar a um diagnóstico e tratamento.

6- Dicionário Larousse

O Dicionário Larousse, uma referência importante em linguagem e cultura, inclui Allan Kardec como um sujeito que difunde o que eles chamam de uma epidemia de espiritismo. Isso foi mencionado na edição de 1876 do dicionário, o que demonstra a influência significativa de Kardec na cultura e a sociedade da época.

7- O Brasil tem o maior número de espiritas

Embora tenha se consolidado na França, o Brasil representa uma parcela superior de seguidores quando a gente pensa na doutrina espírita. Em número, a gente chega a quase 10 milhões de pessoas. Um número bem considerável, não é?

8- Críticas de Machados de Assis aos espíritas

O grande escritor brasileiro, Machado de Assis, não ficou de fora das críticas ao espiritismo. Embora ele tenha considerado a doutrina em suas obras, suas críticas foram veementes e irônicas, o que acabou refletindo a sua desconfiança em relação às práticas espiritistas. Isso porque ele considerava o espiritismo uma forma de charlatanismo e uma ameaça à razão e à ciência.

9- Crenças espiritas

Os espíritas acreditam que os espíritos evoluem progressivamente, passando por diversas encarnações, com o objetivo de se aperfeiçoarem moral e intelectualmente. Além disso, eles também acreditam que os espíritos podem se comunicar com os seres humanos através dos meios, a exemplo das cartas psicografadas, que servem como intermediários entre os dois planos de existência.

10- Relação dos espiritismo com as mortes na guerra

Uma das justificativas para isso era o grande número de pessoas mortas. Seus familiares ficaram desamparados, e então viram no espiritismo uma maneira de buscar evidências sobre a vida após a morte, e também encontrar uma espécie de conforto.

11- Espiritismo e a reação de ectoplasma

A reação de ectoplasma surge a partir da discussão que o espíritas não estariam interessados somente na comunicação com os espíritos, mas também em sua manifestação a partir desse contato. Ou seja, pode ser compreendido como a energia que os médiuns são capazes de externar. No entanto, isso nunca foi comprovado.

12- O inventor da lâmpada queria se comunicar com os mortos

Nem mesmo Thomas Edison, o inventor da lâmpada, deixou de lado a sua curiosidade e interesse de se comunicar com os mortos. Com o seu grande apreço e reconhecimento pela doutrina, ele iniciou um projeto, a partir de preceitos científicos, para atingir tal objetivo.

13- O Código Penal Brasileiro de 1890 chegou a considerar o espiritismo crime

O Código Penal Brasileiro de 1890 criminalizou o espiritismo, especialmente quando a gente pensa nas suas práticas relacionadas ao que eles entendiam como cura. Logo, os espíritas ficaram vulneráveis ​​à proteção nos artigos 156, 157 e 158 da legislação criminal, que tratavam de crimes contra a saúde pública.

14- No estado de Goiás existe uma cidade fundada pelos espíritas

A cidade de Palmelo, em Goiás, é a única cidade no mundo fundada em torno de um centro espírita. Essa cidade foi construída com base nos princípios do espiritismo, com a intenção de criar uma comunidade que vivesse de acordo com os ensinamentos de Allan Kardec.

15- Chico Xavier é um grande autor espírita conhecido no mundo

Impossível falar de espiritismo sem mencionar a importância de Chico Xavier. Ele se tornou uma figura bastante conhecida em todo o mundo por suas habilidades como médium e psicógrafo. Inclusive, ele é considerado o maior de todos os tempos, tendo psicografado mais de 450 livros e desenvolvido um amplo trabalho de caridade.

16- Relação entre o espiritismo e o umbandismo

Essas duas práticas religiosas compartilham muitas semelhanças, incluindo a crença na imortalidade da alma e reencarnação, a existência de um mundo espiritual e a comunicação com espíritos por meio de médiuns. Embora tenham filosofias e práticas diferentes, ambas acreditam na vida após a morte e na evolução espiritual.

Além disso, vale dizer que a umbanda surgiu no Brasil no início do século XX, influenciada pelo espiritismo kardecista, e incorporou rituais africanos e de origem indígena. A mediunidade é uma parte central tanto no espiritismo quanto na umbanda, e a forma de comunicação com os espíritos é também é semelhante nas duas práticas.

17- A Sociedade de Pesquisa Psíquica e o interesse por fenômenos sobrenaturais

Esse grupo, formado por cientistas, estabeleceu um movimento em resposta à doutrina. Sendo assim, buscaram entender fenômenos, a exemplo da telepatia e aparições, a partir da ciência.

18- Marco inicial do espiritismo moderno

O marco inicial do espiritismo moderno é dia 31 de março de 1848, quando as irmãs Catherine e Margaretta Fox notaram algumas situações estranhas em sua casa, em Nova York. Entre elas, batidas e movimentos de móveis, e foram interpretadas como manifestações de espíritos e marcaram o início do movimento espiritualista moderno.

19- Cartas psicografadas já foram usadas em tribunais

Sim, você leu direito: algumas cartas que foram psicografadas por Chico Xavier já foram usadas como provas documentais em circunstância de julgamento, aqui no Brasil.

20- Um dos maiores divulgadores da doutrina

Para finalizar a nossa lista, eis um dos maiores divulgadores: Bezerra de Menezes. Ele foi um médico, político e escritor que se tornou um defensor e divulgador da doutrina espírita, especialmente após a leitura do Livro dos Espíritos, em 1875.

E aí, o que achou de saber um pouco mais sobre a doutrina espírita? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Seita: o que é, quais são as características, exemplos

Outras postagens