Curiosidades

15 curiosidades sobre o filme Ataque dos Cães, indicado ao Oscar 2022

O drama de faroeste de Jane Campion baseado em um romance de 1967 de Thomas Savage, está atualmente sendo transmitido na Netflix.

Ataque dos Cães – The Power of the Dog em sua versão original – é um drama de faroeste dirigido e escrito pela cineasta neozelandesa Jane Campion (O Piano). A trama é baseada no livro homônimo, lançado em 1967 por Thomas Savage.

“Um fazendeiro durão faz uma guerra de ameaças contra a nova esposa e filho adolescente de seu irmão – até que velhos segredos venham à tona”, diz a sinopse oficial do filme, divulgada pela Netflix. Vamos conferir alguns fatos interessantes sobre ele.

15 curiosidades sobre o filme Ataque dos Cães

1. Ataque dos Cães é um filme de drama de faroeste de 2021, escrito e dirigido por Jane Campion e baseado no romance homônimo de 1967 de Thomas Savage.

2. O filme é estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee.

Continua após a publicidade

3. O filme é uma coprodução internacional entre Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

4. Ataque dos Cães teve sua estreia mundial no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2 de setembro de 2021. Em Veneza, Campion ganhou o Leão de Prata de Melhor Direção. Além disso, o longa teve um lançamento limitado nos cinemas na Austrália e Nova Zelândia em novembro de 2021.

5. O filme chegou a Netflix em 1º de dezembro e recebeu muitos elogios da crítica. Em suma, os críticos elogiaram a direção de Campion, a pontuação e as performances do elenco.

Mais fatos sobre o filme

6. A imprensa anunciou em maio de 2019 que Jane Campion iria escrever e dirigir o filme de faroeste com Benedict Cumberbatch e Elisabeth Moss no elenco. Em fevereiro de 2020, Thomasin McKenzie, Kodi Smit-McPhee, Frances Conroy, Keith Carradine, Peter Carroll e Adam Beach foram confirmados no elenco do filme.

Continua após a publicidade

7. As filmagens começaram na Nova Zelândia em 10 de janeiro de 2020 no Maniototo, localizado no centro de Otago, e também ocorreram na cidade costeira de Dunedin, em Otago.

8. A produção do filme ficou algum tempo em pausa por causa da pandemia de Covid-19; contudo Cumberbatch, Dunst e Plemons permaneceram na Nova Zelândia durante o bloqueio do país.

Continua após a publicidade

9. Ataque dos Cães teve sua estreia mundial no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2 de setembro de 2021, e teve exibições de apresentações especiais no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2021 e no Festival de Cinema de Telluride no mesmo mês No final de sua exibição, o filme foi exibido em festivais de cinema em Charlottesville, Londres, Middleburg, Mill Valley, Montclair, Nova York, San Diego, San Sebastian, Savannah e Zurique.

10. O filme também foi exibido no 52º Festival Internacional de Cinema da Índia em novembro de 2021.

Continua após a publicidade

Outras curiosidades sobre ‘Ataque dos Cães’

11. No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme tem um índice de aprovação de 95%, com base em 201 comentários e com uma classificação média de 8,40/10.

12. O consenso dos críticos do site diz: “Trazido à vida por um conjunto estelar liderado por Benedict Cumberbatch, Ataque dos Cães reafirma a escritora e diretora Jane Campion como uma das melhores cineastas de sua geração”.

13. Ataque dos Cães segue um fazendeiro carismático e abrasivo chamado Phil Burbank (Cumberbatch) e seu irmão George (Jesse Plemons). Rose Gordon (Dunst) se casa com George e se muda para o rancho junto com seu filho, Peter (Kodi Smit-McPhee).

A história explora o romance aberto e uma conexão mais inesperada entre Phil e Peter. O relacionamento deles lembra Phil de um amor profundo e significativo que ele já teve.

Continua após a publicidade

14. A diretora confirmou que o nome do drama de faroeste vem do Salmo 22:20, que diz: Livra minha alma da espada, minha querida, do poder do cão. Aliás, este versículo aparece no filme, no momento do funeral de Phil.

15. Por fim, o filme termina de uma maneira que deixou alguns espectadores confusos. No entanto, segundo Campion, esta história não pretende ter nenhum grande final enigmático. Em vez disso, a cineasta pretende que o público mergulhe na atmosfera de Ataque dos Cães, bem como em seu caráter e construção de mundo.

Então, se gostou de saber mais sobre este filme, não deixe de ler: Histórias de terror pra deixar qualquer pessoa sem dormir

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você