Causado por vários fatores emocionais, todos nós já sentimos o famoso frio na barriga. A exemplo quando vemos a pessoa que amamos. Termo esse que define a sensação de quando passamos por situações de ansiedade, medo, vergonha e felicidade. Assim como pode nos fazer chorar ou rir sem parar.
Portanto o frio na barriga, que também é conhecido com borboletas no estômago surge quando surge uma revolução dos sentimentos e emoções. Bem como ocorrem principalmente em momentos de grande estresse bem como de ansiedade. Sendo que a palavra emoção tem origem do latim emovere, que significa “movimento para fora”.
Desta forma o nosso corpo reage antes mesmo de processarmos o que está acontecendo, assim externalizando as manifestações internas. O que pode nos causar grandes constrangimentos, ou muita risada, pois normalmente ele pode vir acompanhado de outros sintomas. A exemplo temos o rosto vermelho e o suor (a famosa expressão suando frio).
Porque sentimos frio na barriga?
O famoso frio na barriga, como dito anteriormente está diretamente relacionado as emoções. Portanto referente as alterações nas sensibilidades das vísceras, bem como da perfusão sanguínea e liberação de hormônios e secreções digestivas. Sendo assim efeito de episódios de estresse e ansiedade.
Desta forma o sistema nervoso central se conecta de forma bidirecional com o trato digestório. Sendo uma linha de mão dupla, ou seja, um influencia bem como é influenciado pelo outro. Ou seja, nossos pensamentos, sensações tal como os estímulos que sofremos podem afetar o trato intestinal.
Além de poder também influenciar a produção de hormônios, atuar no sistema imunológico, assim alterando o estado inflamatório dos órgãos. Sendo que tudo isso ocorre porque no trato digestório existe o sistema nervoso entérico, que apresenta cerca de 100 milhões de neurônios.
Assim, esse “segundo cérebro” troca informações como nosso cérebro por várias vias. Como por exemplo os sistemas nervoso simpático e parassimpático, por meio do nervo vago. Sendo que esse nervo é responsável por 90% das informações sobre o trato digestório que chegam ao nosso cérebro.
E você, já sentiu frio na barriga? Creio que sim, não é mesmo?
E se gostou do nosso post confira também: Neurônio, o que é? Definição, estrutura, função e os principais tipos
Fontes: Dicionário Popular, Minha Vida e Terra
Imagem destacada: Tri Curioso