Curiosidades

Grávida de Taubaté: o caso da mulher que enganou todo o Brasil

Lembra da grávida de Taubaté, que enganou o Brasil inteiro com sua falsa gravidez de quadrigêmeos? Saiba como ela está atualmente.

Há exatamente dez anos, o Brasil se comovia com a história da suposta mãe de quadrigêmeos Maria Verônica Aparecida César Santos, a famosa ‘grávida de Taubaté’. Com uma barriga gigantesca, fazendo pedido de doações e participando de diversos programas de TV, ela foi autora de uma das maiores farsas do Brasil. Relembre toda a história a seguir.

Para quem tem memória curta, o caso que virou meme aconteceu em 2012, quando a professora Maria Verônica, residente na cidade de Taubaté, afirmou estar grávida de quadrigêmeos.

Mas, o que chamou atenção na história da educadora foi a sua barriga bizarramente grande. Ela ficou tão famosa que emissoras como Bandeirantes e Record convidaram Maria Verônica para fazer matérias e contar a história da sua gravidez.

Ao programa Hoje em Dia, da Record, Maria Verônica e sua família apareceram, dizendo estar felizes com a chegada dos bebês – quatro meninas. No entanto, a grávida de Taubaté, como passou a ser chamada, afirmava que sua gravidez era de risco, e que estava passando por necessidades.

Continua após a publicidade

Assim, ela recebeu diversas doações como móveis, roupas, fraldas, além de outros itens paras as supostas crianças. Mas, tudo isso tomou um desfecho inesperado.

O surgimento da Grávida de Taubaté

Como está a grávida de Taubaté anos depois de sua falsa gravidez

Maria Verônica Aparecida César Santos ficou famosa como a “Grávida de Taubataté” após criar uma barriga gigante falsa e falar que estava esperando quadrigêmeas.

Com efeito, a mulher, que tinha 25 anos, na época, até deu nome as supostas bebês que se chamariam Maria Clara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória.

Continua após a publicidade

Desse modo, o caso da grávida de Taubaté ficou conhecido nacionalmente após a pedagoga dar entrevista ao programa Hoje em Dia, da Record.

Na ocasião, o apresentador Edu Guedes se emocionou com as doações de fraldas e outros itens que foram presenteados a mulher. Mas, foi a sua colega de trabalho que descobriu a farsa de Verônica.

Chris Flores, na época apresentadora do programa, desconfiou da gravidez e disse a Verônica que não acreditava na veracidade, e encorajou seus colegas jornalistas a buscarem provas da farsa.

Chris Flores conta como descobriu a farsa

10 anos da Grávida de Taubaté: relembre a história que trolou o Brasil

Continua após a publicidade

“A gente estava em dúvida porque era esdrúxula aquela barriga”, revelou Chris para o apresentador Danilo Gentili, durante o programa “The Noite“.

A apresentadora, falou que o comportamento de Verônica era muito suspeito: “Gente, quem está grávida sabe, você tem dor nas costas, tem o peso”.

Chris ainda confessou que pensou na possibilidade de Verônica estar realmente grávida: “Aí eu comecei a inventar história na minha cabeça… ‘será que ela engravidou de outro, escondeu do marido?’ Vai saber…”.

Após a participação de Verônica no programa matinal, Chris pediu para que um repórter da Record, descobrisse a verdade sobre o caso:

Continua após a publicidade

“Eu falei: vai pra Taubaté e descubra, porque essa mulher não está grávida e eu quero desmascarar ela.

Caso de polícia

Uma dessas provas apareceu durante uma entrevista com o obstetra Wilson Vieira de Souza. Ele mostrou que o resultado de um exame ultrassom feito por Verônica em 30 de agosto de 2011 apontava que ela não estava grávida.

Portanto, não havia nenhum bebê, mas sim fotos de ultrassonografia roubada da internet. Ademais, no programa de TV, Verônica afirmou que teria engordado em trinta quilos com sua gravidez, e sua barriga media 1,82 metros.

Continua após a publicidade

No entanto, imagens de câmeras de segurança do prédio onde ela morava, mostraram que a barriga de Verônica “cresceu misteriosamente” em um curto período, de forma atípica ao que ocorre numa gravidez normal.

Nove dias depois do caso aparecer na Record, em 20 de janeiro de 2012, o advogado de Verônica confirmou a farsa. Ele expôs que a pedagoga usava uma barriga feita de silicone com enchimentos. Segundo Enilson de Castro, a cliente não teria desmentido a farsa antes por conta da grande repercussão da “gravidez”.

Com a verdade vindo à tona, o assunto virou caso de polícia e a golpista desapareu. Além disso, a mãe verdadeira, dona do ultrassom ultilizado por Verônica, processou a golpista, que teve que indenizá-la.

A grávida de Taubaté virou meme nas redes sociais e é assunto até hoje em diversos programas de televisão e internet.

Continua após a publicidade

O que aconteceu com a grávida de Taubaté?

Verônica e o marido foram processados por estelionato. Ela teve que pagar indenização de R$ 4.000 à verdadeira dona do ultrassom. Ademais, depois de todo o acontecimento, Verônica chegou a procurar tratamento psiquiátrico.

Em julho de 2021, a jornalista Chris Flores, já no SBT, e o cinegrafista, foram a Taubaté atrás de Verônica para fazer uma matéria, mas foram agredidos pelo marido dela.

Por fim, recentemente a ‘Grávida de Taubaté’ virou tema de vários blocos e escolas de sambas de carnaval. Além disso, até o nome da cidade se tornou sinônimo de algo falso, em vários cantos do país, quando alguém se refere a algo inverídico.

Memes do caso que bombaram na internet

10 anos da Grávida de Taubaté: relembre a história que trolou o Brasil

Continua após a publicidade

10 anos da Grávida de Taubaté: relembre a história que trolou o Brasil

10 anos da Grávida de Taubaté: relembre a história que trolou o Brasil

Continua após a publicidade

10 anos da descoberta da falsa gravidez

Ao G1, no último dia 11 de janeiro de 2022, dia em que a farsa completou 10 anos, o advogado afirmou que a mulher recebeu diagnóstico de pseudologia fantástica ou mitomania, uma transtorno que leva o indivíduo a falar coisas que não têm um fundamento real.

O processo de estelionato contra Verônica e o marido, Kléber Eduardo Monteiro, foi encerrado pela Justiça em 2015, após um acordo. Os dois agora vivem discretamente em Taubaté.

Fonte: Fatos Desconhecidos, Aventuras na História, Correio 24 horas

Continua após a publicidade

Leia também:

Raiz ou Nutella? Como surgiu e melhores memes da internet

ET Bilu – Origem e repercussão do personagem + outros memes da época

30 melhores memes de Bolsonaro depois de sabatina no Jornal Nacional

Continua após a publicidade

Como começou a cultura de memes no Brasil?

Quem são as pessoas dos mais famosos memes da internet?

Quem é o Cremosinho e como se tornou um sucesso na internet?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você