Curiosidades

Jotunheim, o mundo dos gigantes na Mitologia Nórdica

Os gigantes eram criaturas que viviam em Jotunheim, um dos nove mundos da mitologia nórdica que ficava a leste de Midgard.

Na mitologia nórdica, Jotunheim é um dos nove mundos e o reino dos jotunns, a raça dos gigantes. Encontra-se abaixo da segunda das três raízes de Yggdrasil. Sob esta raiz encontra-se também o Mímisbrunnr.

Jötunheimr ou Jotunheim é separado de Midgard, o mundo dos humanos, por vários rios, como o rio Ífingr, e um bosque chamado Járnviðr. Outro rio que atravessa Jotunheim é o Vimur.

Vamos conhecer mais sobre esse reino da mitologia nórdica.

Localização

Dependendo de qual poema mitológico nórdico se lê, o mundo dos gigantes fica no norte, nordeste ou leste. Tem campos com gado, regiões onde se pratica a caça e a pesca e enormes salões onde moram os jotunns.

Na fronteira de Jotunheim, em uma colina, está Eggther, guardião dos gigantes, e o galo Fjalar, cujo canto os acorda para alertar sobre o Ragnarok, a batalha dos deuses.

No final do céu, provavelmente perto de Jotunheim , o gigante Hrasvelg, “comedor de cadáveres”, senta-se em forma de águia e faz os ventos com suas asas. Sua colina tem vista para Hel.

Continua após a publicidade

Jotunheim era uma região montanhosa, e isso, juntamente com o tato de que na tradição posterior as montanhas são o lar de gigantes, explica os nomes Bergbui, Bergrisi, traduzidos como “gigante da montanha”. Contudo, qualquer região distante podia ser chamada de lar de gigantes e monstros.

Os gigantes de Jotunheim

Os gigantes tinham habitações separadas em Jötunheim, como a morada de Gymir, diante de cuja casa cães ferozes estavam presos. Thrym é chamado de senhor dos gigantes, e tem muitos gigantes sob seu comando, e Utgard-Loki é o senhor de Utgard.

Svipdagsmal também fala da sede da raça gigante. Portanto, os gigantes viviam em algum tipo de comunidade. Além disso, eles raramente se aventuravam a deixar o Mundo dos Gigantes, a não ser à noite, quando sua influência predominava.

Relação entre deuses e gigantes

Os gigantes acreditavam que tinham o primeiro direito à soberania do universo, então quando os Aesir os baniram para Jotunheim, eles começaram a ver os deuses como usurpadores e, portanto, tinham um ódio mortal a eles e à sua criação.

Embora houvesse alguns casos de casamentos mistos entre os habitantes de Asgard e de Utgard, essas uniões nunca causaram uma longa suspensão de hostilidade.

Jotuns eram hostis a deuses e homens, e Thor era seu grande oponente, seu martelo a grande detenção dos deuses contra os gigantes de gelo. Os deuses temiam que os gigantes da colina pudessem cruzar a ponte Bifrost (o arco-íris) em Asgard. Portanto, o que havia de vermelho nele era fogo ardente, e Heimdall era seu guardião.

Todavia, um gigante reconstruiu sua cidadela para os deuses para que pudesse ser forte contra os gigantes. A quebra das promessas dos deuses a este gigante, no entanto, leva ao ataque deles no Ragnarok, quando os jotunns de gelo saem com Loki e Hrym contra os Aesir.

Os gigantes às vezes enganavam os deuses, como na história de Skrymnir, mas geralmente os deuses, especialmente Odin, eram mais espertos que os gigantes e os enganavam, assim como Thor os superou pela força.

No entanto, o nascimento de Odin foi traçado a partir de jotunns, e no funeral de Balder, Gigantes da Colina e Geada estavam presentes.

Fontes: Wikipédia, Universo Cinematográfico Marvel

Veja histórias de da mitologia nórdica que podem interessar:

Valquírias: origem e curiosidades sobre as guerreiras da mitologia nórdica
Sif, a deusa nórdica da fertilidade da colheita e esposa de Thor
Ragnarok, o que é? Origem e simbologia na mitologia nórdica
Conheça Freya, a deusa mais bela da mitologia nórdica
Forseti, o deus da justiça da mitologia nórdica
Frigga, a deusa-mãe da Mitologia Nórdica
Vidar, um dos deuses mais fortes da mitologia nórdica
Njord, um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica
Loki, o deus da trapaça na Mitologia Nórdica
Tyr, o deus da guerra e o mais corajoso da mitologia nórdica

Próxima página »

Escolhidas para você