Curiosidades

Mês de setembro – Datas comemorativas do nono mês do ano

O mês de setembro tem diversas datas comemorativas. Confira todas em ordem cronológica neste post e se programe!

Atualizado em 03/09/2020

O mês de setembro chegou e com ele um calendário recheado de datas comemorativas. Além do clássico dia da independência, há diversos dias importantes a serem lembrados neste mês, como por exemplo, o Dia da Amazônia e várias datas relacionadas à educação, democracia e meio ambiente. Vamos lá!

Datas comemorativas e sazonais do mês de Setembro

Dia do Profissional de Educação Física- 1° de setembro

Fonte: Pixabay

Primeiramente, essa data foi criada para relembrar a importância do Profissional de Educação Física. Além do mais, é uma boa oportunidade dos profissionais da área explicarem sua importância e serem mais valorizados.

Descoberta de destroços do Titanic- 1° de setembro

Fonte: Segredos do Mundo

O primeiro dia do mês de setembro também é relembrado pela descoberta de destroços do Titanic. Apesar do acidente com o navio ter acontecido em 1912, um grupo de oceanógrafos conseguiu descobrir os primeiros destroços da embarcação somente em 1985.

Essa descoberta foi importante para marcar o avanço da tecnologia que possibilitou as buscas. Além disso, os destroços revelaram muitas informações acerca do acidente e também sobre os passageiros que perderam a vida no ocorrido. Isso porque, muitos objetos pessoais foram encontrados, mesmo após tantos anos e 3.800 metros adentro do oceano.

O material coletado, bem como fotos e vídeos feitos pelos oceanógrafos, auxiliaram a desvendar mais detalhes sobre o acidente e seus envolvidos. Sendo assim, o dia foi marcante não somente para as famílias das vítimas do Titanic, mas também para as descobertas oceanográficas em geral.

Dia do Biólogo- 3 de setembro

Fonte: Pixabay

O mês de setembro também tem um dia reservado para lembrar a atuação e a importância do biólogo. Esse dia foi escolhido, porque a profissão foi regulamentada no dia 3 de setembro de 1979, marco importante para todos os profissionais da área.

Dia das Organizações Populares- 3 de setembro

Além disso, o terceiro dia do mês de setembro também é reservado para reconhecer a importância das organizações populares. De modo geral, essas organizações são formadas por um grupo de pessoas com interesse comum, que têm o objetivo de defender uma ideia o ideal.

Sendo assim, as organizações populares são extremamente importantes para o funcionamento da democracia. Isso porque, representam o poder e a força da articulação social, bem como a necessidade da sociedade civil organizada.

Dia da Amazônia- 5 de setembro

Fonte: Segredos do Mundo

Certamente, o Dia da Amazônia é uma das datas mais importantes do mês de setembro, sobretudo para países que possuem parte da Floresta Amazônica. Inicialmente, esse dia foi escolhido porque no dia 5 de setembro de 1850, D. Pedro II criou o território que corresponde ao atual estado do Amazonas.

De modo geral, o objetivo desta data é criar uma conscientização social acerca da Floresta Amazônica, bem como ressaltar a importância de preservar esse bioma. Atualmente, a Amazônia enfrenta o desmatamento e o avanço da exploração agrícola. Consequentemente, isso afeta diretamente a fauna e a flora da região. Além disso, leva ao desequilíbrio e crises ambientais em todo o mundo.

Dia da oficialização do Hino Nacional- 6 de setembro

Certamente, você conhece o Hino Nacional Brasil e, provavelmente, sabe cantá-lo de cor. Mas, você sabia que há um dia dedicado à oficialização dessa canção de cunho nacional? Isso aconteceu porque, o hino foi composto em 1906 e escolhido por meio de um sorteio.

No entanto, a letra composta pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada, passou por alterações no ano de 1916. Sendo assim, em 1922 o Poder Executivo passou a ser responsável pela propriedade dos versos. Por isso, o dia 6 de setembro foi escolhido para celebrar a oficialização deste símbolo nacional.

Dia da Independência do Brasil- 7 de setembro

Fonte: Segredos do Mundo

O mês de setembro aparece frequentemente associado à essa data. Neste mesmo dia, mas em 1822, Dom Pedro I declarou que o Brasil estava independente de Portugal. Sendo assim, o monarca pediu que todos os soldados da coroa tirassem seus uniformes e se livrassem de todos os símbolos lusitanos.

O dia 7 de setembro marca a Independência do Brasil. A data, aliás, é lembrada sempre pelo “brado retumbante” de  Pedro I: “Independência ou Morte!”, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.

Mas, nem tudo o que aconteceu naquele dia é relatado nos livros de história. Por exemplo, mesmo com a declaração em 1822, Portugal só considerou o Brasil independente em 1825, depois de receber uma indenização.

Dia Mundial da Alfabetização- 8 de setembro

Fonte: Pixabay

Inicialmente, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a fim de destacar a importância da alfabetização. Além disso, esse dia ressalta a alfabetização como um direito de todos e que deve ser garantido pelos governos a todos os cidadãos.

De modo geral, cada ano possui um tema relacionado à alfabetização, com o objetivo de promover discussões e reflexão acerca de como anda esse processo pelo mundo. Sendo assim, as pessoas são convidadas a refletir sobre a alfabetização como uma forma de acesso ao conhecimento e de acesso à democracia.

Aniversário de São Luís- 8 de setembro

Fonte: Viagens e destinos

O mês de setembro é também aniversário de cidades importantes do Brasil, como é o caso de São Luís, no Maranhão. O local foi fundado nesse mesmo dia em 1612, quando os franceses que colonizaram a região celebraram uma cerimônia onde hoje é a cidade.

Primeiramente, a cidade foi nomeada em homenagem aos reis franceses Luís XIII e Luís IX.

Aniversário de Vitória- 8 de setembro

Fonte: Capixaba da Gema

Já no Espírito Santo, o mês de setembro é a data de aniversário da capital do estado. Em 1551 a cidade foi fundada por portugueses, que se estabeleceram no local a fim de se proteger de ataques de indígenas, holandeses e franceses, que brigavam pelo território.

Dia do administrador- 9 de setembro

Outra profissão lembrada no mês de setembro é a do administrador. A priori, a data foi escolhida para relembrar o dia em que a profissão foi regulamentada, 9 de setembro de 1965.

De modo geral, administradores trabalham em órgãos e empresas, no intuito de fazer com que todos os processos sejam resolvidos de maneira mais organizada e eficiente possível.

Dia do médico veterinário- 9 de setembro

Fonte: Pixabay

No dia 9 de setembro de 1933, uma profissão muito importante regulamentada no Brasil, a de médico veterinário. Além de cuidar dos animais de estimação, esses profissionais também podem trabalhar em fazendas, zoológicos, ONG’s e empresas e órgãos públicos.

Além de regulamentar a profissão, a data estabeleceu também as regras para o ensino da veterinária nas universidades.

Dia da recreação- 12 de setembro

Mesmo sem haver uma regulamentação, a atividade de recreação gera empregos e, por isso, é relembrada nesta data. Inclusive, existe uma Associação Brasileira de Recreadores. O objetivo deste dia é ressaltar no que consiste e a importância dessa práticas.

Dia do agrônomo- 13 de setembro

Assim como nos demais casos, essa data foi escolhida em referência ao dia em que foi regulamentada a profissão de engenheiro agrônomo. No geral, os agrônomos trabalham com agropecuária, cultivo e manejo e gerenciar produtos de origem animal e vegetal.

Dia do Frevo- 14 de setembro

Fonte: Toda Matéria

O frevo é uma dança tradicional brasileira, que surgiu no estado de Pernambuco e é caracterizada por movimentos típicos, música animada e roupas e sombrinhas multicoloridas. Já a data foi escolhida em homenagem ao jornalista Osvaldo Oliveira, criador da palavra “frevo”.

No geral, esse termo vem de “fervo”, ou seja do verbo ferver, em alusão à animação e aos saltos que os dançarinos executam.

Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio- 16 de setembro

Mais uma data do mês de setembro relacionado ao meio ambiente. Esse dia foi escolhido, porque, em 1987,a Assembleia Geral das Nações Unidas assinou o Protocolo de Montreal. Assim, esse acordo definiu a necessidade e o comprometimento de diversas países em preservar a camada de ozônio.

Desde 1977, há evidências de que poluentes emitidos pelos seres humanos em carros, máquinas e fábricas estão atuando na degradação da camada de ozônio. Desse modo, a incidência de raios ultravioletas se torna maior, o que pode causar danos irreversíveis ao ambiente e à saúde humana.

Dia dos símbolos nacionais- 18 de setembro

Além do hino, outros símbolos nacionais são celebrados no mês de setembro. Isso porque, no dia 18 de setembro de 1971, uma lei estabeleceu a importância de alguns símbolos, bem como a padronização de cores e tamanhos que deve ser adotada ao se referir aos mesmos.

A bandeira, as armas, o selo e o hino são celebrados nesta data. Sendo assim, lembra-se a importância desses símbolos para a nação e a construção da identidade brasileira.

Dia Nacional do teatro- 19 de setembro

Mesmo sendo uma das sete artes, o teatro ganhou um dia específico em sua homenagem no Brasil. Desde a chegada da família real no Brasil, peças têm sido encenadas no nosso território.

Contudo, apenas no século XIX os artistas brasileiros ganharam os palcos de forma oficial. Desse modo, o objetivo dessa data é ressaltar a importância do teatro e também, buscar a valorização dessa arte e de seus profissionais no país.

Dia do gaúcho- 20 de setembro

Fonte: Conhecimento científico

A data não significa apenas o dia do gaúcho, mas marca também a Revolução Farroupilha, importante revolta popular conduzida pelos brasileiros do Sul, que desejavam ver sua região independente do império.

Por causa do marco dessa revolta, a data ficou também conhecida como dia do gaúcho e representa fonte de orgulho para a população sulista.

Dia do engenheiro químico- 20 de setembro

No dia 20 de setembro de 1966, os engenheiros químicos tiveram sua profissão reconhecida e regulamentada. Desse modo, os profissionais passaram executar oficialmente as funções de controle e análise de processos químicos em empresas e indústrias.

Dia da Árvore- 21 de setembro

Fonte: Segredos do Mundo

Já esta data tem o objetivo de ressaltar a importância das árvores e de sua contribuição para o meio ambiente e, consequentemente, para a população. Além disso, lembra-se a necessidade de conservação ambiental das árvores que são:

  • Fonte de sombra;
  • Fornecem alimentos e flores;
  • São abrigo para animais e insetos;
  • Produzem oxigênio e, consequentemente, ar mais puro e fresco

Esse dia foi escolhido, pois representa o início aproximado da primavera no Hemisfério Sul, que ocorre no dia 23 de setembro.

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência- 21 de setembro

Certamente, as pessoas com deficiência possuem diversas dificuldades de mobilidade e adaptação, bem como às vezes sofrem com preconceito e falta de oportunidades. A fim de mobilizar a luta dessas pessoas e conscientizar a sociedade sobre as demandas dessa população, foi criada esta data.

Apesar de ser comemorada desde 1982, a data foi oficializada em 2005 por meio de uma lei. O dia foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação marcada pelo aparecimento das flores. Essa simbologia relembra a importância da luta e a necessidade de mobilização em torno da mesma.

Equinócio de primavera- Entre 21 e 23 de setembro

Fonte: Segredos do Mundo

Solstício e equinócio, como você já deve saber, se tratam de fenômenos astronômicos. Ambos, aliás, falam sobre a posição do Sol em relação ao planeta. Inclusive, ambos marcam a passagem das estações do ano.

Basicamente, esse fenômeno ocorre durante dois dias do ano. Nesses dias específicos, o dia e a noite contam com a mesma duração. Ou seja, exatamente 12 horas de claridade e 12 horas de escuridão. No mês de setembro, o equinócio marca o início da primavera.

A priori, o equinócio de primavera é também conhecido como Ponto Vernal. Ele consiste no momento em que o sol atravessa o Equador do Sul para Norte. Sobretudo, esse fenômeno pode ocorrer no Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, nos dias 22 ou 23 de setembro.

Dia do Contador- 22 de setembro

Os contadores são profissionais cuja função rondam em torno de administrar a parte financeira, econômica e patrimonial de uma empresa. Desse modo, a data para homenagear a profissão foi escolhida no dia que que a mesma se tornou regulamentada, no ano de 1945.

Dia Mundial sem Carro- 22 de setembro

Apesar de ser um meio de transporte eficiente, os carros são altamente poluentes. Por isso, em 2001, foi criada a data para conscientizar a população para a redução do uso de veículos individuais, a fim de promover transporte público acessível e sustentabilidade.

Desse modo, diversas empresas e instituições promovem ações para reduzir o uso de veículos automotivos. Além disso, nesses dia as pessoas são convidadas a deixarem seus carros na garagem, para pensar na prática a questão da mobilidade de forma mais sustentável.

Dia dos Filhos- 23 de setembro

Fonte: Pixabay

Certamente, você está acostumado a comemorar o dia dos pais e das mães. Mas, você sabia que os filhos também têm um dia inteiramente deles? O objetivo é promover a reflexão acerca da relação entre pais e filhos, bem como a criação saudável.

Sendo assim, muitos órgãos incentivam que pais e filhos passem mais tempos juntos e desenvolvam laços emocionais consistentes.

Dia dos coração- 24 de setembro

O coração é um órgão vital e muito delicado, cujo bom funcionamento pode influenciar nossa saúde. Por isso, essa data foi criada com o intuito de prevenir doenças cardiovasculares e incentivar bons hábitos de saúde.

Dia Nacional do Trânsito- 25 de setembro

O Código de Trânsito Brasileiro foi criado no dia 25 de setembro de 1997. Por isso, a data lembra a importância da atuação de todos para a construção de um trânsito seguro. Além disso, este dia ressalta os perigos de acidentes de trânsito e as ações necessárias para evitá-los.

Dia Nacional do farmacêutico- 25 de setembro

No mês de setembro também é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico, data instituída pelo conselho da profissão para valorização dos trabalhadores da área. O farmacêutico gerencia farmácias e oferece ajuda a quem precisa de medicamentos, mas também pode atuar em hospitais e indústrias.

Dia Nacional dos surdos- 26 de setembro

Já essa data, foi escolhida por ter sido a data de abertura da primeira escola de surdos do Brasil, em 26 de setembro de 1857. Sendo assim, o objetivo deste dia é relembrar a luta de pessoas surdas e ressaltar a necessidade de ações de inclusão social.

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos- 27 de setembro

O mês de setembro também é a época de relembrar a importância da doação de órgãos e tecidos, ação que pode salvar a vida de pessoas que necessitam de transplante. No brasil, a doação só pode ser realizada após autorização de familiares, o que também é motivo de conscientização.

Dia Mundial do Petróleo- 29 de setembro

Fonte: SunoResearch

Além de um óleo fóssil, o petróleo também é matéria prima de inúmeros produtos utilizados atualmente. Nesta data, empresas e trabalhadores da área lembrar a importância da substância e a necessidade o uso consciente dessa substância.

Dia da Secretária- 30 de setembro

A priori, este dia foi escolhido por ser o aniversário de Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever. Sendo assim, celebra-se a importância das secretárias e ressalta-se a busca das profissionais por melhores condições de trabalho.

Saiba mais sobre uma das principais datas comemorativas deste mês: Independência do Brasil – 5 segredos sobre o 7 de setembro

Fonte: Toda Matéria, Mundo Educação

Imagens: Viagens e Destinos, Capixaba da gema, Toda Matéria, Suno Research

 

 

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada