O cientista Jim Garvin, da NASA, comparou a erupção do vulcão em Tonga a 500 bombas de Hiroshima, no Japão, na Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, o fenômeno na Oceania liberou entre 5 a 30 milhões de toneladas de explosivos. Já no caso do Japão em 1945, foi equivalente a 15 mil toneladas de TNT.
De acordo com o professor emérito de ciências atmosféricas na Universidade do Havaí, Kevin Hamilton, após a explosão gerou uma desordem na pressão atmosférica que passou diversos minutos sobre a América do Norte, Europa, uma parte da Índia e entre outros países do mundo.
Além disso, o impacto na atmosfera foi tão intenso que fez com que soasse como um sino quase imperceptível. O especialista ressalta também que o vulcão tem 1,8 km até o fundo do mar. Ademais, tem 20 km de diâmetro e uma caldeira submarina de 5 km.
Por isso, ele acredita que após a erupção do vulcão em Tonga, um estudo apontou que a ilha aumentou de tamanho em 60% se compararmos com a versão anterior à explosão.
A erupção do vulcão em Tonga
A erupção do vulcão da ilha de Tonga, que aconteceu há duas semanas, afetou de forma negativa mais de 80 mil pessoas. Ou seja, mais da metade da população que é um total de 105 mil. A informação é das sociedades da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).
Sendo assim, erupção de vulcão da ilha de Tonga no Pacífico causou ondas de tsunami, uma imensa nuvem de cinzas e um blecaute na energia elétrica. Apesar do incidente, não houve registro de mortos. A Nova Zelândia e a Austrália enviaram voos de reconhecimento para fazer uma varredura na área e mensurar os estragos.
De acordo com a integrante da IFRC em Fiji, Katie Greenwood, como o lugar é remoto, os moradores locais ficaram bastante surpresos com a situação repentina. Vale lembrar que o vulcão estava em erupção desde dezembro do último ano. No entanto, só esse mês ele provocou uma intensa explosão.
Comparação com outros fenômenos
É possível comparar a erupção do vulcão em Tonga com um caso semelhante no Monte Santa Helena, nos Estados Unidos da América (EUA), em 1980. A explosão foi tão forte que proporcional a 24 milhões de toneladas de explosivos.
Outro caso similar ocorreu em Krakatoa, na Indonésia, em 1883. Sendo assim, foi um dos maiores casos. A erupção do vulcão foi tão intensa que correspondia a 200 milhões de toneladas de TNT.
Leia também sobre Pesquisadores que encontraram 60 milhões de ninhos de peixes do gelo!