Curiosidades

O que é nurdles e por que eles são um problema?

Nurdles ou "lágrimas de sereia" são microplásticos que podem parecer fofos, mas representam um grande risco para o ambiente marinho.

Também conhecidos como “lágrimas de sereia”, os nurdles são um tipo de microplásticos primários (1 mm a 5 mm de tamanho) e estão cada vez mais presentes nos oceanos.

Nurdles são um dos principais contribuintes para o lixo marinho. Durante um estudo de três meses nas praias, pesquisadores descobriram que elas são o contaminante mais comum desse ambiente.

Aliás, os nurdles encontrados em praias de banho em East Lothian, na Escócia, estavam cobertos com E. coli – uma das bactérias responsáveis ​​pela intoxicação alimentar.

Nurdles à base de água podem ser uma matéria-prima da produção de plástico ou de pedaços maiores de plástico. Uma grande concentração de plástico pode ser a mancha de lixo do Grande Pacífico, uma coleção crescente de detritos marinhos conhecida por suas altas concentrações de lixo plástico. Saiba mais sobre esse material ofensivo a seguir.

Continua após a publicidade

O que é nurdles?

Nurdles ou “pelotas de plástico de pré-produção“, são as bases de praticamente todos os produtos plásticos, e podem ser feitas de:

  • Polietileno;
  • Polipropileno;
  • Poliestireno;
  • Cloreto de polivinila;
  • Outros plásticos.

Como essas pelotas chegam aos oceanos?

Nurdles que escapam do processo de produção de plástico para cursos de água ou oceanos tornaram-se uma fonte significativa de poluição plástica nos oceanos e nas praias.

Continua após a publicidade

Usados ​​como matéria-prima primária para a maioria dos produtos plásticos que consumimos, eles são pequenos e facilmente transportáveis ​​na jornada desde a criação até a fabricação final.

Isso também significa que eles podem entrar facilmente no meio ambiente através de tubulações defeituosas, sendo levados pelo vento para fora da terra ou, em alguns casos, derramando em massa. Uma vez no meio ambiente ou no oceano, eles podem causar uma infinidade de perigos para a vida selvagem e para as pessoas.

A poluição pelas ‘lágrimas de sereia’ que foi monitorada em estudos é encontrada principalmente nos sedimentos e nas áreas de praia e geralmente é polietileno ou polipropileno, os dois principais polímeros plásticos encontrados na poluição microplástica.

Qual o seu impacto ambiental?

O que são nurdles e por que eles são um problema?

Continua após a publicidade

A vida marinha está severamente ameaçada por esses pequenos pedaços de plástico; ademais, as criaturas que compõem a base da cadeia alimentar marinha estão morrendo prematuramente por engasgos com nurdles.

Nurdles têm sido frequentemente vistos no trato digestivo de várias criaturas marinhas, causando danos fisiológicos por lixiviação de plastificantes como os ftalatos.

Além disso, esses microplásticos podem transportar dois tipos de micropoluentes no ambiente marinho: aditivos plásticos nativos e poluentes hidrofóbicos absorvidos da água do mar. Ademais, microesferas plásticas usadas em produtos cosméticos esfoliantes também são encontradas na água.

Por fim, nurdles também podem ser colonizados por micróbios que são perigosos para os seres humanos.

Continua após a publicidade

Como minimizar os problemas causados pelos nurdles?

Felizmente, existem organizações que aumentam a conscientização sobre nurdles e sua prevalência na poluição marinha. Além disso, a coleta de dados ajuda a identificar as principais fontes dessa poluição da indústria do plástico, que pode usar as informações para melhorar o gerenciamento do problema.

Como existem tantos nurdles presentes no ambiente, é preciso um exército de pessoas para reunir informações sobre eles. Desse modo, cientistas cidadãos registram suas descobertas nurdles em um mapa global que mostra a extensão da poluição nurdles em todo o mundo e como ela mudou ao longo do tempo.

Desde 2012, o número de praias pesquisadas chegou a 1610 em seis continentes, 18 países e com mais de 60 organizações envolvidas. Durante esse tempo,  os pesquisadores identificaram uma média de 139,8 nurdles por m². Aliás, isso é cerca de 140.000 nurdles em 1 km de linha de maré alta.

Continua após a publicidade

Como fazer parte da caça aos nurdles?

O que são nurdles e por que eles são um problema?

Se você gostaria de se tornar um cientista cidadão e coletar dados nurdles em sua praia local, existem algumas dicas úteis:

1. Dê uma olhada em um dos guias on-line de identificação de nurdles on-line para que você não confunda uma bola de poliestireno; chumbinho ou fóssil antigo com um nurdle;

2. Certifique-se de verificar algas e outros detritos marinhos quando estiver na praia, pois eles agem como grandes redes de microplástico;

Continua após a publicidade

3. Depois de coletar os dados, não se esqueça de enviar suas descobertas para uma organização certificada para que possam ser usadas no combate ao problema da poluição;

4. E se você não mora perto de praias, não se preocupe, pois nurdles foram encontrados na maioria dos ambientes, incluindo rios, lagos e até mesmo longe do interior e longe da água.

5. Sempre use luvas para manusear qualquer material que possa conter nurdles.

Então, achou este artigo interessante? Pois, leia a seguir: 10 símbolos dos lluminati que você não conhecia

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você