Curiosidades

Olhos violeta: os 5 tipos de cor de olhos mais raros do mundo

Apesar de todo mundo cair o queixo diante os olhos azuis ou verdes, você já viu olhos violeta? Listamos os tipos mais raros do mundo.

Você já viu olhos violeta? Provavelmente não, uma vez que faz parte do limitado grupo de cor de olhos mais raros do mundo. Pois, o que muitos não sabem é, que os seres humanos podem apresentar variedades incríveis na cor dos olhos.

Ademais, em contraste com os olhos verdes e azuis, por exemplo. Que são considerados muito difíceis de se encontrar, existem cores muito mais raras. Além disso, elas também são espetacularmente lindas.

Quer um grande exemplo? Você se lembra da grande atriz de Hollywood Elizabeth Taylor? Enfim,  a profissional estrelou clássicos como Cleópatra (1963) e Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1963).

Entretanto, além dos olhos violetas, existem outras cores consideradas raras.

Continua após a publicidade

Confira olhos violeta, os 5 tipos de cor de olhos mais raros do mundo

1 – Olhos vermelhos ou rosa

Inicialmente, uma das cores de olhos mais raras que existem são as vermelhas ou rosas. Elas se manifestam, principalmente, em pessoas albinas. Isso acontece devido a baixa pigmentação.

Continua após a publicidade

Logo, quando a luz bate, o que ela acaba refletindo é a a cor vermelha dos vasos sanguíneos que está na parte de trás dos olhos. É mais ou menos o mesmo efeito quando tiram foto com flash e nossos olhos saem vermelhos.

2 – Olhos violetas

Continua após a publicidade

Da mesma forma que os olhos vermelhos e rosas, essa tonalidade também é muito comum em pessoas albinas. Além disso, ela também é comum em pessoas muito brancas.

Enfim, a atriz Elizabeth Taylor era uma das seletas pessoas que possuem essa tonalidade, que no total, engloba 1% das pessoas no mundo.

3 – Olhos de Âmbar

Olhos violeta, os 5 tipos de cor de olhos mais raros do mundo

Finalmente os olhos com cor de âmbar. Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado “liprocomo”. Além disso, a cor rara ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil.

Continua após a publicidade

4 – Olhos verdes

Olhos violeta, os 5 tipos de cor de olhos mais raros do mundo

Os olhos verdes alcançam apenas 2% da população mundial. Ela é mais encontrada entre os habitantes da Europa do norte e central. Além disso o olho verde tem pouca melanina e bastante “lipocromo”, o que faz a falta de melanina dar a Íris um tom azulado misturado com o “lipocromo”.

5 – Olhos pretos

Olhos pretos são consequência de uma grande quantidade de melanina localizada na íris. Consequentemente, deixando os olhos extremamente escuros, a ponto de ser preto. Da mesma forma, essa cor também é rara. Pois, apenas 1% da população apresenta essa coloração. Sendo que, é mais comum entre os indivíduos que vem da África, Ásia ou descendentes de índios americanos.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria? Então, você também vai gostar dessa: Entenda porque os olhos castanhos são considerados os mais especiais pela Ciência.

Fonte: L’Officiel

Imagem: Fame; Focus; Essas e Outras; O Globo; Fatos Desconhecidos;

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você