Ciência & Tecnologia

Planeta Marshmallow: conheça esse curioso corpo celeste

Os cientistas por trás do estudo esperam usar o Telescópio Espacial James Webb para esclarecer como o Planeta Marshmallow foi originado.

Um planeta semelhante a Júpiter, mas com menos densidade e que pode ser o corpo celeste gasoso “mais esponjoso” encontrado até hoje, ficou conhecido como Planeta Marshmallow. A descoberta ocorreu graças ao Observatório Nacional de Kitt Peak, nos Estados Unidos.

Nomeado TOI-3757 b, ele orbita uma estrela anã vermelha fria a aproximadamente 580 anos-luz da Terra, na constelação de Auriga, o Cocheiro. Sua baixa densidade faz com que tenha uma textura semelhante à de um marshmallow.

Essa descoberta surpreendeu os astrônomos, já que as condições em seu Sistema Solar não seriam adequadas para um corpo celeste tão curioso. Saiba mais sobre ele abaixo.

Características do planeta Marshmallow

As estimativas atuais colocam a densidade do planeta em uma média de 0,27 gramas por centímetro cúbico, que é menos da metade da densidade de Saturno, ou, de fato, semelhante em densidade a um marshmallow. Além disso, os cientistas se mostraram bastante surpresos com suas características e formação.

Continua após a publicidade

Localização

O objeto está localizado a cerca de 580 anos-luz da Terra, na constelação de Auriga e é o planeta com menor densidade detectado em torno de uma estrela anã vermelha.

As estrelas anãs vermelhas são os membros menores e mais fracos das chamadas “estrelas da sequência principal”; estrelas que convertem hidrogênio em hélio a uma taxa constante em seus núcleos.

Embora sejam frias em comparação com estrelas como o nosso Sol, as estrelas anãs vermelhas podem ser extremamente ativas e podem produzir explosões poderosas capazes de retirar um planeta de sua atmosfera e torná-lo inóspito.

Características astronômicas

De acordo com os dados coletados, esse gigante gasoso leva apenas 3,5 dias para completar sua órbita em torno de sua estrela hospedeira, 25 vezes menos que o planeta mais próximo do Sol em nosso Sistema Solar, Mercúrio, que leva 88 dias para completar um período orbital.

Continua após a publicidade

Além disso, a densidade média de TOI-3757b foi de 0,27 gramas por centímetro cúbico, o que seria menos da metade da densidade de Saturno (o planeta com a menor densidade do Sistema Solar).

Isso corresponde a um quarto da densidade da água, o que significa que ela poderia flutuar perfeitamente em uma banheira grande o suficiente para comportá-lo.

Hipóteses sobre o planeta Marshmallow

Diante dessa descoberta impressionante, os cientistas ainda não encontraram uma resposta sobre como TOI-3757 b conseguiu se formar nessas condições e como chegou a ter essa densidade.

O estudo levanta 2 teorias. A primeira diz que sua baixa metalicidade pode ter desempenhado um papel na formação tardia de um núcleo sólido massivo o suficiente para iniciar um aumento de sua massa.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a segunda hipótese afirma que o excesso de calor produzido por sua estrela inflaria sua atmosfera causando sua densidade esponjosa.

Entretanto, ainda existem mistérios inexplicáveis ​​em torno do TOI-3757 b, que estão sendo investigados pelos astronômos.

Descoberta do planeta Marshmallow

O planeta foi inicialmente detectado pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA , segundo o Laboratório Nacional de Pesquisa Astronómica de Infravermelho Óptico (NOIRLab).

A equipe de Kanodia então fez observações de acompanhamento usando instrumentos terrestres, incluindo NEID e NESSI (NN-EXPLORE Exoplanet Stellar Speckle Imager).

Continua após a publicidade

Por fim, os pesquisadores planejam fazer mais observações do planeta usando o Telescópio Espacial James Webb, observando sua atmosfera em particular. E eles planejam procurar outros planetas semelhantes.

Fontes: Uol, Yahoo, Olhar Digital, Inovação Tecnológica

Leia também:

Quais são os planetas mais perigosos do Universo?

Continua após a publicidade

Quais são os 9 limites que mantém o equilíbrio do planeta Terra?

Quantos planetas existem no Sistema Solar?

Planeta X, o que é? Origem e curiosidades sobre o corpo celeste

Planeta Nibiru: origem, histórias e teorias sobre o Planeta X

Continua após a publicidade

Planetas que brilham – Causas e diferenças para com as estrela

Próxima página »

Escolhidas para você