Curiosidades

Por que futebol nos EUA é ‘soccer’ e não ‘football’?

Leia e descubra o motivo pelo qual o futebol, um dos esportes mais amados do mundo, tem um nome diferente no país norte-americano.

Você já se perguntou por que nos Estados Unidos (EUA) se chama ‘soccer’ e não ‘football’? Para entender esse terminologia é preciso voltar aos primórdios do futebol para saber como nasceu o termo.

Enquanto a maior parte do mundo se refere ao esporte como futebol, o nome soccer, que os americanos usam, veio diretamente da Grã-Bretanha há cerca de 200 anos.

Surpreendentemente, ainda era usado de forma intercambiável com o futebol até o século XX. Só começou a mudar exclusivamente para o futebol por volta de 1980, e pensa-se que os ingleses só pararam realmente de usar “soccer” devido ao seu contexto americano.

Por que nos EUA é ‘soccer’?

Antigamente, vários jogos envolvendo uma bola eram frequentemente referidos como diferentes formas de “futebol” nos anos 1800. O futebol como o conhecemos hoje se tornou um esporte oficial em 1863, quando várias escolas e clubes ingleses se uniram e formaram a Football Association para estabelecer um conjunto padrão de regras.

O rugby era então famoso como “futebol de rugby”, por isso era necessário distinguir os dois. Assim, ficou passou a ser chamado de “Association Football” na Inglaterra.

No entanto, Futebol de Associação era uma palavra longa e difícil de pronunciar. Assim, os jogadores britânicos começaram a chamá-lo de “assoc”, que se transformou em “assoccer” e, finalmente, “soccer” ou “soccer football”.

Continua após a publicidade

Football, soccer, rugby: qual é a diferença?

Confira a diferença entre esses esportes a seguir.

Football ou Futebol Americano

Tanto o futebol quanto o futebol americano têm dois times de 11 jogadores, e há apenas uma diferença entre eles: no futebol americano os jogadores formam uma única unidade, enquanto no futebol eles dividem as posições.

Ambos os campos são retangulares com quase as mesmas dimensões. No futebol, o campo é marcado para diferenciar o círculo inicial, a linha do meio-campo e as duas áreas de pênalti. No football, o campo tem hash marks a cada 10 jardas (9 metros).

Soccer ou Futebol

O jogo de futebol, ou soccer nos EUA, possui tempo total de 90 minutos, 45 minutos para cada tempo, separados por um intervalo de 15 minutos. O futebol americano tem intervalos de 40 segundos entre os tempos, tem duração total de 60 minutos e é dividido em quatro tempos de 15 minutos.

Num jogo de futebol, apenas os goleiros podem tocar na bola com as mãos desde que estejam dentro da sua área, o resto do jogo é jogado com os pés, cabeça e tronco.

No futebol americano, a substituição de jogadores não tem limites e pode ser feita a cada interrupção do jogo; ao contrário do futebol, cujo número se limita a 3 por jogo. Os tackles (ato de contestar a posse de bola usando a força) são totalmente legais no futebol americano, mas são estritamente proibidos no futebol.

Há também uma diferença na aparência, os jogadores de futebol usam camisetas, shorts e chuteiras, enquanto os jogadores de futebol americano usam uniformes completos, capacetes e ombreiras.

Rugby

Apesar do rugby ter nascido do futebol, os dois são muito diferentes. O rugby é muito mais semelhante ao futebol do que o futebol americano, porque é um jogo contínuo, mas se diferencia deles pelas seguintes características:

  • A bola de rugby tem formato esférico, enquanto a bola de futebol é redonda;
  • No rugby, uma equipe tem de 13 a 15 jogadores;
  • Neste esporte, o gol é feito ao chutar a bola por cima da barra. Por outro lado, no futebol o gol ocorre ao colocar a bola na rede;
  • No rugby, deve-se usar força absoluta para conduzir a bola pelo lado do adversário, enquanto no futebol não se permite o uso excessivo de força;
  • No futebol, você não pode se mover na frente do jogador que carrega a bola, enquanto no rugby é possível;
  • O futebol requer alguns jogadores mais habilidosos em algumas situações, enquanto no rugby cada jogador tem um conjunto semelhante de habilidades.

Origem do futebol

A origem do futebol remonta ao século III a.C. na China. Naquela época, os soldados da Dinastia Han gostavam muito de um ritual de nome ts’uh Kúh ou TsuTsu.

Consistia em lançar uma bola com os pés em direção a uma pequena rede, e havia uma variante em que os jogadores deveriam fazê-lo enquanto se defendiam do ataque físico de seus rivais.

Além disso, outra variedade anterior de jogos de bola era famosa na Grécia antiga. A bola era feita de pedaços de couro cobertos de pelos. Os primeiros documentos de bolas cheias de ar datam do século VII.

Na Roma antiga, os jogos de bola não eram incluídos na animação em grandes arenas, mas podiam ocorrer em exercícios militares. Foi a cultura romana que trouxe o futebol para a Ilha Britânica.

No entanto, não está claro até que ponto os britânicos foram influenciados por essa variabilidade e até que ponto desenvolveram suas próprias variantes.

Criação da FIFA

Por fim, o futebol como o conhecemos hoje surgiu no século XIX no Reino Unido. Em 1848, representantes de diferentes escolas de inglês se reuniram na Universidade de Cambridge para desenvolver o Código de Cambridge, uma série de regras do futebol. Então, em 1863, oficializou-se as primeiras regras desse esporte na cidade de Londres.

Foi em 1872 que foram decididas as características das bolas de futebol. Posteriormente, em 1886 foi fundada a IFAB (International Football Association Board) e em 1904 a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação).

A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930 no Uruguai. Um torneio internacional do qual participaram 13 seleções: Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Peru, Iugoslávia, França, Bélgica. Na final, o Uruguai venceu a Argentina.

Incluindo o Catar 2022, até hoje as seleções de países ao redor do mundo disputaram um total de 22 Copas do Mundo: 11 na Europa, 8 na América, 2 na Ásia e 1 na África.

Fontes: Uol, Megacurioso, Belive Idiomas, Super Abril

Leia também:

Pelé: 21 curiosidades que você deve saber sobre o rei do futebol

As 5 lesões mais comuns no futebol

80 expressões usadas no futebol e o que significam

30 curiosidades inusitadas sobre o futebol

Os 10 melhores jogadores de futebol do mundo em 2021

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro

Jogador de futebol mais rico do mundo, quem é e quanto é sua fortuna?

VAR: o que é e como funciona a assistência por vídeo?

Próxima página »

Escolhidas para você