A Apple é uma marca que guarda muitos segredos, e talvez seja por isso que ela continua tão relevante no mercado. Desde o lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, a empresa fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne ficou conhecida por sua cultura de sigilo e pelo seu compromisso com a inovação e a qualidade.
Neste texto, iremos listar alguns dos segredos mais surpreendentes da Apple, que podem te ajudar a entender por que a marca se tornou um ícone da tecnologia e um símbolo de status e prestígio.
Assim, entender como a Apple trabalha por trás dos bastidores pode nos ajudar a compreender melhor a sua estratégia de sucesso e a nos inspirar em nossos próprios negócios e projetos.
- Leia mais em: História e curiosidades da Apple, a marca da maçã
13 segredos da Apple que poucos clientes sabem
1. Condições de trabalho
A Apple foi criticada por utilizar mão de obra em condições desumanas e com jornadas excessivas em suas fábricas.
De acordo com a organização não governamental China Labor Watch, cerca de 10.000 funcionários foram forçados a trabalhar em jornadas ilegais, com relatos de trabalhadores fazendo até 100 horas extras por mês sem remuneração adequada.
2. Riscos à saúde
Há preocupações de que os processos de fabricação dos iPhones possam representar riscos à saúde, incluindo o desenvolvimento de câncer.
Assim, alguns fabricantes afirmam que a exposição a produtos químicos e outras substâncias utilizadas na produção dos dispositivos pode ser prejudicial à saúde dos trabalhadores.
3. Segredos da Apple: Privacidade
Quando a Apple migra dados de um dispositivo para outro, como durante a configuração de um novo iPhone, os funcionários da empresa têm acesso às fotos armazenadas no dispositivo anterior.
Isso pode incluir imagens pessoais e íntimas, o que pode ser uma preocupação para a privacidade dos usuários.
4. Defeitos de fabricação
Apesar da reputação de qualidade da Apple, seus produtos também podem apresentar defeitos de fabricação ou design. Isso pode incluir problemas com a duração da bateria ou com o design do dispositivo.
Então, caso você encontre algum problema em seu dispositivo, é possível contatar a empresa para solicitar assistência técnica.
5. Comunicação restrita
Os funcionários das lojas da Apple não estão autorizados a dizer “não” diretamente aos clientes. Em vez disso, eles devem encontrar maneiras de dizer que não há solução disponível para o problema do cliente.
Isso pode levar a conversas confusas e frustrantes para alguns clientes.
6. Segredos da Apple: Vendas
A Apple mantém discrição em relação ao número de dispositivos vendidos, especialmente nos Estados Unidos.
No entanto, durante um julgamento, a empresa foi forçada a divulgar informações sobre as vendas de seus produtos. Entre 2007 e o segundo trimestre de 2012, foram vendidos 85 milhões de iPhones nos Estados Unidos, gerando uma receita de 10,3 bilhões de dólares.
Além disso, 34 milhões de iPads e 46 milhões de iPods touch foram vendidos no país, gerando uma receita de 19 bilhões e pouco mais de 10 bilhões de dólares, respectivamente.
7. Conflitos com a Samsung
A Apple e a Samsung travam uma batalha judicial há anos por conta de violação de patentes. Dessa forma, o conflito já resultou em inúmeras ações judiciais em vários países e envolveu milhões de dólares em indenizações e multas.
Esses processos geralmente envolvem disputas sobre quem tem o direito de usar certos recursos e tecnologias em seus produtos.
8. Monopólio
A Apple é conhecida por controlar rigidamente seu ecossistema, desde o hardware até o software. Isso resulta em uma certa falta de flexibilidade para os usuários, que podem ficar limitados em termos de opções de personalização e escolha de aplicativos.
Sendo assim, alguns críticos argumentam que a empresa está agindo como um monopólio, limitando a concorrência e prejudicando a inovação.
9. Segredos da Apple: Exploração
A Apple é uma das maiores consumidoras de recursos naturais do planeta, o que pode levar a uma exploração excessiva e desrespeitosa do meio ambiente. Afinal, a produção requer uma grande quantidade de energia e materiais, como metais raros, que são extraídos de regiões sensíveis do mundo.
Alguns ativistas argumentam que a empresa precisa fazer mais para reduzir o impacto ambiental.
10. Poder de preço
Devido à marca forte e popularidade, a Apple tem uma grande vantagem competitiva em relação a outras empresas de tecnologia.
Logo, isso permite que a empresa cobre preços mais altos por seus produtos e serviços, o que pode prejudicar a concorrência e prejudicar os consumidores.
Alguns críticos argumentam que a empresa está abusando de seu poder de preço e deveria oferecer produtos mais acessíveis.
11. Problemas de privacidade
A Apple é conhecida por valorizar a privacidade dos usuários e tomar medidas para proteger seus dados.
No entanto, a empresa já teve alguns problemas de privacidade, como o escândalo envolvendo a coleta de dados de localização dos usuários.
Alguns críticos argumentam que a Apple precisa ser mais transparente em relação à coleta e uso de dados de seus usuários.
12. Segredos da Apple: Trabalho na China
Como muitas empresas de tecnologia, a Apple terceiriza a produção de seus produtos para fábricas na China.
Assim, há muito tempo há preocupações sobre as condições de trabalho nessas fábricas, incluindo horas excessivas, baixos salários e falta de segurança no trabalho.
Desse modo, a Apple toma medidas para melhorar as condições de trabalho em suas fábricas, mas ainda há muito para fazer.
13. Políticas de reciclagem
Por fim, a Apple tem um programa de reciclagem de produtos que permite aos usuários devolver seus dispositivos antigos para serem reciclados ou reutilizados.
No entanto, alguns críticos argumentam que as políticas de reciclagem da empresa não são suficientes e que a empresa precisa fazer mais para reduzir o desperdício e o impacto ambiental de seus produtos.
Ainda sobre questões polêmicas e segredos da Apple, leia também: Por que a Apple sempre usa o horário 9:41 em divulgações?