Curiosidades

Por que Senor Abravanel mudou o nome de Silvio Santos

Tiago Abravanel, em conversa no BBB 22, revelou o verdadeiro nome de Silvio Santos, que é Senor Abravanel, de história nobre.

Por meio de uma conversa no BBB 22 com Tiago Abravanel, Pedro Scooby descobriu que o nome de Silvio Santos, o apresentador e celebridade, é na verdade artístico. Contudo, isso não foi uma surpresa apenas para o surfista. Todo o público também ficou curioso para saber mais após a revelação de Tiago. Além disso, o alvoroço foi tão grande que o nome verdadeiro de Silvio Santos, Senor Abravanel, foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.

Ainda nos anos 80, o apresentador da Rede SBT chegou a explicar a origem do nome Senor. De acordo com ele, é descendente de Dom Isaac Abravanel, um judeu financista responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século 15. Ele era uma figura honrosa que ficou conhecida por seu bom trabalho em sua área de atuação.

“O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Consertou as finanças da Espanha, depois quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram ‘você fica e o povo judeu vai’. Ele disse, ‘não, o povo judeu vai e eu vou junto'”, dessa forma começou Silvio Santos ao explicar mais sobre a história de seu antepassado.

Senor Abravanel: tudo sobre o verdadeiro nome de Silvio Santos

Continua após a publicidade

Logo depois, Silvio falou sobre o motivo de seu nome ser Senor. “Aqui no Brasil não existe Dom. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1400 e quantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que ‘Dom é frescura’ e ele colocou Senor, Senor quer dizer ‘Dom Abravanel'”.

Seja como for, apesar da origem muito nobre de seu nome, o apresentador optou por um nome artístico quando ainda era jovem. Afinal, sua mãe já tinha dificuldade de pronunciar “Senor”, e lhe chamava de Silvio. Ao começar sua carreira na rádio, decidiu trocar seu sobrenome para poder participar de um programa de calouros. Afinal, se utilizasse “Abravanel”, saberiam que já tinha tentado anteriormente, e não lhe ouviriam. Assim, escolheu “Santos” e não mudou mais.

Próxima página »

Escolhidas para você