Ciência & Tecnologia

Quanto tempo demora a digestão dos alimentos? Descubra

Todos os alimentos precisam de um tempo para serem digeridos no corpo, e esse processo depende da idade, saúde, metabolismo e outros fatores.

Você já se perguntou quanto tempo leva para digerir os alimentos? E já sentiu o estômago roncar mesmo depois de ter acabado de comer? Ou já demorou muito tempo com sensação de saciedade?

Antes de mais nada, é importante saber que o tempo da digestão completa dos alimentos varia bastante. Vai depender da quantidade e do que você comeu.

Além disso, outros fatores que determinam o tempo da digestão completa são:

  • a saúde física;
  • o metabolismo;
  • a idade;
  • o sexo do indivíduo.

A seguir, vamos te mostrar o tempo de digestão de alguns alimentos comuns.

Quanto tempo leva para digerir os alimentos?

Sementes e nozes

Sementes muita gordura, como girassol, abóbora e gergelim levam cerca de 60 minutos para a digestão. Por outro lado, amêndoas, nozes e castanhas-do-pará e castanhas de caju, que são apresentam muitos benefícios, precisam do dobro de tempo para completar o processo.

Carne processada

Esse alimento é difícil de digerir, pois está repleto de gordura saturada, sódio e conservantes. Tudo isso causa problemas durante o processo digestivo. Sendo assim, a digestão desses itens leva 3-4 horas.

Smoothies

Já o smoothie, ou seja, o shake de frutas é uma mistura cremosa que leva de 20 a 30 minutos para concluir a digestão.

Legumes e vegetais

Para a digestão de legumes ricos em água, como alface, agrião, pepino, pimentão e rabanete, precisa-se de 30-40 minutos.

Por outro lado, verduras ou legumes cozidos com folhas e crucíferos, como couve, couve-de-bruxelas, brócolis e couve-flor são digeridos em cerca de 40-50 minutos.

Além disso, os vegetais de raiz, como a beterraba, a batata-doce e a cenoura, necessitam de 50-60 minutos.

E por fim, legumes com amido, como milho, abóbora e batata-inglesa, demandam 60 minutos.

Grãos e feijão

Arroz integral, trigo, aveia e fubá levam 90 minutos, enquanto lentilhas, grão de bico, ervilhas, feijão e soja levam 2-3 horas para serem digeridos.

Frutas

Leva-se 20-25 minutos para digerir uma melancia e o melão leva cerca de 30 minutos.

Já frutas como laranja, toranja e banana levam cerca de 30 minutos, enquanto maçã, pêra, cerejas e kiwi precisam de 40 minutos até a completa digestão.

Laticínios

O leite desnatado e o queijo desnatado levam uma 1 hora e meia para serem digeridos. Todavia, os laticínios gordurosos podem levar até 2 horas para concluírem o processo.

Sucos e caldos

Como os sucos ou caldos não contêm fibras, eles são digeridos facilmente em apenas 15 minutos.

Ovos

É preciso de 30 minutos para digerir a gema do ovo, por outro lado, o ovo inteiro leva 45 minutos para a completa digestão, inclusive, tem uma dieta em que é o protagonista do cardápio.

Comida rápida

Pizzas, hambúrgueres, hot dogs e outros fast foods possuem muitos carboidratos, molho e coberturas vegetais. Além disso, têm alto teor de gordura e proteína encontrado no queijo e nas carnes processadas.

Assim, quanto mais gordura, é necessário mais tempo para digerir. No caso desses alimentos, a digestão completa leva de 6 a 8 horas.

Processo de digestão

O processo de digestão começa com a ingestão. Quando você ingere o alimento, seus dentes os divide em pedaços menores por meio da mastigação. Com isso, as glândulas salivares são ativadas para ajudar a umedecer e lubrificar os alimentos.

Logo após, sua deglutição entra em ação e move o alimento da boca para o esôfago. Isso é feito por meio das contrações dos músculos, chamadas peristaltismo, que transportam o alimento para o estômago.

Tal órgão recebe a comida e a incorpora com os  produtos químicos que produzimos naturalmente. Posteriormente, os sucos gástricos, os fluidos ácidos e as enzimas decompõem os alimentos em nível molecular. Enfim, os transformam em uma pasta cremosa chamada quimo.

Na parte inferior do estômago, há um pequeno orifício que controla a entrada do quimo no intestino. No início do intestino delgado, os fluidos lubrificam o quimo e neutralizam sua acidez.

Além disso, as enzimas quebram ainda mais o quimo e digerem as proteínas, ácidos graxos e carboidratos. Então, o corpo absorve essas moléculas menores na corrente sanguínea.

Depois de separar as coisas úteis, como vitaminas, minerais e nutrientes dos componentes aquosos e indigestos da comida, o que resta vai direto para o intestino grosso.

Por fim, o intestino grosso extrai água e eletrólitos da matéria alimentar indigesta. E, em seguida, a envia mais adiante e, consequentemente, manda um comando para você ir ao banheiro eliminar o resto.

Piores alimentos para a digestão

Uma dieta pouco saudável deixa você desconfortável por algumas horas. Entretanto, comer alimentos difíceis de digerir, por um longo período de tempo, pode causar sérios problemas ao sistema digestivo.

Portanto, pessoas com sistema digestivo fraco precisam de ter cuidado extra com o que comem. Isso porque seus estômagos podem ser afetados facilmente por alimentos de difícil digestão.

Existem muitos alimentos que não são facilmente digeríveis devido aos seus componentes. Alguns deles são:

  • Frituras
  • Alimentos crus
  • Produtos lácteos
  • Alimentos picantes
  • Alimentos ácidos
  • Feijão
  • Chocolate
  • Sucos cítricos
  • Sorvete
  • Jaca
  • Repolho
  • Ovos cozidos
  • Purê de batata
  • Cebola
  • Refrigerante
  • Bebida alcoólica
  • Frutas secas
  • Alimentos com trigo
  • Alimentos processados

Como melhorar a digestão?

Certamente, manter uma boa saúde intestinal ajuda garantir que seu sistema digestivo funcione. Além disso, alguns sinais de que você pode ter problemas de saúde digestiva são inchaço, constipação e diarreia.

Felizmente, há várias práticas benéficas que você pode executar para melhorar o processo na hora de digerir os alimentos.

Dieta balanceada

Comer os alimentos certos e nas quantidades corretas, com toda certeza, melhorará sua saúde digestiva. Portanto, evite consumir muitos alimentos que são difíceis de digerir.

Mastigação correta ajuda na digestão

Mastigar a comida por um período de tempo adequado é uma ótima maneira de melhorar a digestão. Aliás, isso é especialmente importante se você tiver azia.

Suplementos

Um suplemento de saúde digestiva, como probióticos ou enzimas vegetais, aumentam a quantidade de bactérias boas e enzimas em seu intestino. Dessa forma, aumentarão componentes essenciais para quebrar os alimentos de forma eficiente.

Exercício físico melhora a digestão

Praticar atividades físicas diárias é muito importante e pode trazer grandes benefícios ao aparelho digestivo. Aliás, alguns estudos consideram uma caminhada diária de 30 minutos um excelente exercício capaz de auxiliar na redução do inchaço, gases e prisão de ventre.

Controlar o estresse

Por fim, o estresse também pode influenciar a digestão de uma pessoa e causar sintomas, que incluem inchaço, cólicas ou azia. Praticar meditação, bem como fazer yoga e exercícios de respiração profunda ajudam a reduzir os níveis de estresse.

Além disso, dormir por, pelo menos, 8 horas à noite também auxilia a digestão e reduz o estresse.

Então, agora, se você já encerrou esse assunto e quer ver outra coisa legal, não deixe de ler também: O que acontece em seu corpo quando você engole chiclete?

Por fim, as informações deste artigo foram embasadas nos sites: Eparema, Facebook Incrível, Clínica Romanholi, Cuidaí, Wikihow

Próxima página »

Escolhidas para você